Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Reforço da abertura de inverno: Hernâni - de nome histórico!


Na reabertura do mercado de transferências, qual entreaberta de Inverno e, precisamente no último dia de inscrições, de surpresa (numa das admiradas surpresas e por causa das possíveis cócegas), o F C Porto assegurou a vinda para o Dragão de um novo futebolista, com vista a reforçar o plantel dirigido em campo por Lopetegui.

Eis então a novidade surgida ao princípio da noite de segunda-feira, dia 2 de Fevereiro, primeiro dia útil da semana e último do prazo de inscrições na Liga Portuguesa de Futebol, ainda em pleno dia de Nossa Senhora das Candeias. Com certa admiração, na dúvida do porquê de mais um extremo, nesta fase, mas com confiança, também. Sabendo-se que o F C Porto tem quem o saiba gerir e guiar, com clareza como as candeias alumiavam os caminhantes, em tempos.

Com efeito, segundo informação oficial constante na página informática do clube, Hernâni, extremo português, de 23 anos, foi contratado ao Vitória de Guimarães, sendo assim o mais recente reforço do FC Porto. Chegando ao Porto a título definitivo, tendo rubricado um contrato válido até Junho de 2019 com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Depois de ter atuado no Vitória de Guimarães nas últimas três épocas, Hernâni vai integrar o plantel azul e branco, como novo dono da camisola número 17 dos Dragões.

Este Hernâni Santos começou a sua formação no Cova da Piedade, mas foi lançado no futebol profissional pelo Atlético, tendo ainda passado pelo Mirandela, antes de ser contratado pelo Vitória de Guimarães, em 2012/13, onde começou a dar nas vistas na equipa B. Na época passada, marcou nove golos pela formação secundária, mas foi na atual que se destacou, já na equipa principal, pela qual realizou 18 jogos e apontou quatro golos, sendo considerado uma das revelações da Liga.

Bem vindo, Hernâni!

Hernâni, este, que é mais um Hernâni que esperamos passar a admirar com razão de ser, com fé que possa rubricar também um bom serviço em representação do F C Porto. Tal como dois outros do mesmo nome, anteriormente, pois Hernâni é nome com tradições dentro do F C Porto.

 Como foi o caso do Senhor Hernâni do futebol, o capitão-General da equipa de futebol da década de cinquenta e primeiros anos da década de sessenta, ao tempo da geração formosa que englobou também Pedroto, Virgílio, Arcanjo, Monteiro da Costa, Carlos Duarte, Perdigão, Acúrcio, etc. Hernâni Ferreira Da Silva, esse, por sinal com folha militar como capitão da seleção militar portuguesa que em 1958 venceu o Europeu Militar, e se tornou campeão nacional por duas vezes, tantas como foram as vitórias possíveis na Taça de Portugal, perante o panorama do antigo regime e proteção aos clubes do regime… 
Hernâni que foi um dos melhores futebolistas portugueses de sempre.

É esse nome assim um histórico ícone dentro da história do F C Porto. Mas não só no futebol, Pois... além desse, outro houve, numa modalidade de pergaminhos no país e no clube.

Efetivamente outro caso de relevo foi, também, o Hernâni do hóquei em patins: Fernando Hernâni Martins, componente da equipa portista vencedora do Metropolitano de hóquei patinado em 1969 e um elemento de real valor nos tempos de afirmação do hóquei sobre patins na Constituição e nas Antas. Colega de Cristiano, Magalhães, Leite, Brito, Ricardo e outros do tempo em que Nuno Pinto da Costa foi diretor na secção e nas modalidades amadoras.

Curiosidades, estas, em torno de um nome, assim. Desejando-se que continue na mesma linha, a bem do F C Porto.

Armando Pinto

4 comentários:

  1. Sinceramente não sei se vai conseguir entrar na equipa principal ou pelo menos ser suplente utilizado algumas vezes, ou seja se foi ou não boa aquisição. Desejando que seja. Até porque penso que o F C Porto tem que ter ao menos dois bons jogadores para cada lugar, porque nunca se sabe... E há que pensar no futuro,m atendendo à idade dele. Mas o que sei é que pelo menos já pôs os mouros invejosos, a criticar. O que diz muito. Lá diz o povo que quem desdenha quer (queria...) comprar!

    ResponderEliminar
  2. O Hernâni é um jogador idêntico ao Tello. A diferença entre eles está na "escola", um "formou-se" no FCB o outro na 3ª divisão portuguesa, e, por consequência, no estatuto, o Tello tem muito valor e o Hernâni tem pouco valor, de resto são iguais. Boa sorte para o Hernâni!

    ResponderEliminar
  3. O Hernâni deve ser boa aposta para o futuro. A pensar que o Tello para a próxima época pode regressar a Espanha, ou para fazer ver que pode ter substituto depressa, como forma de planeamento bem pensado. Engraçado como nem era muito falado e agora é, e provoca revolta nos adversários, o que mostra a grandeza do F C Porto.

    ResponderEliminar
  4. A RAPOSA E AS UVAS


    ​É fácil desprezar aquilo que não se pode obter, diz a moral da fábula “a raposa e as uvas”. Como não conseguia alcançar o convidativo cacho de uvas que pendia de uma videira a raposa preferiu diminuí-las, dizendo que estavam verdes, que não prestavam.

    Foi precisamente isso que fizeram o jornais “A Bola” e “Record”, que inflacionaram, o primeiro para 4,5 milhões, o segundo para 4 milhões, o valor de aquisição dos direitos desportivos e económicos do jogador Hernâni.

    Como a maior revelação da primeira metade da Liga não quis assinar pelos clubes predilectos destes dois jornais então diz-se que foi caro, muito caro.

    A transferência de Hernâni foi acordada entre atleta, FC Porto e Vitória Sport Clube e, como acontece em qualquer negociação que chega a bom porto, deixou as três partes satisfeitas. Em devido tempo, cumprindo com as obrigações para com o mercado, a FC Porto Futebol SAD divulgará os seus relatórios e contas e nessa altura veremos a dimensão destas mentiras.
    In página F C Porto On Line

    ResponderEliminar