Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 22 de março de 2015

Comando do campeonato já esteve mais longe... como de outras vezes inesquecíveis!


O momento atual do panorama do futebol português está a ficar em ponto de rebuçado, agora, com a aproximação do F C Porto ao primeiro lugar do campeonato da Liga. Contudo com alguma parcimónia, quer pela dificuldade em se lutar contra a proteção ao Benfica, que apenas cede em dias que a arbitragem não consegue fazer das suas (como agora com o Rio Ave, em que o golo da estucada final surge ao expirar do jogo), como pela inexperiência da equipa principal do F C Porto, pouco habituada ultimamente a ver seu adversário direto a ir às cordas...

Efetivamente, depois da derrota do Benfica em Vila do Conde, os homens do F C Porto não conseguiram aproveitar totalmente e ficaram-se por um empate no reduto do Nacional da Madeira. Um ponto conquistado, na redução da diferença ao primeiro lugar, como fica para a história, para já.

Porém, a equipa do F C Porto mostrou que não contava com a surpreeendente derrota do Benfica e não houve capacidade de superar a ansiedade. Nota-se que algo está a falhar nesse aspeto em jogos decisivos (como se viu nas substuituições pouco conseguidas, à excepção de Quaresma; mais algumas atuações aquém do esperado), pois poucas têm sido as ocasiões de superação nos jogos mais importantes. Um aspeto a rever e resolver, antes que seja tarde. Porque a nossa equipa é boa, mas falta ali mais concentração e confiança, sobretudo.

Apesar de tudo, o F C Porto agora já depende apenas de si. E está tudo dito... faltando unicamente concretizar, com estofo de campeão.

Isso transporta a outras similares situações anteriores, trazendo recordações de vezes em que o campeonato foi disputado a par e passo entre os mesmos dois contendores principais. De uma dessas, de quando o F C Porto obteve a conquista do famoso Bi-campeonato em 1979, é uma rememoração que fazemos, desta feita, através de recortes alusivos...


Armando Pinto

»»» Clicar sobre as digitalixações, para ampliar «««

7 comentários:

  1. Gostei do poste,assertivo e realista.
    Viva o Futebol Clube do Porto
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  2. Faltam ainda oito jornadas e numa delas estaremos frente a frente com o nosso rival. Está ao nosso alcance a liderança, mas devo confessar que o resultado inesperado de ontem, na Madeira, arrefeceu um tanto a minha crença. Receio que o confronto com o Bayern de Munique esteja já a afetar a maioria dos jogadores do FC do Porto e Julen Lopetegui não deve minimizar este pormenor, utilizando jogadores que estão ansiosos por se mostrar e, quando são, chamados à equipa principal dão tudo quanto sabem e podem.

    Se o FC do Porto não ganhar o campeonato nacional, muito terá que se culpar a si próprio. O nosso rival não é o papão que nos querem fazer crer com a encenação da "onda vermelha" (quem paga e em que condições se organizam esta avalancha de adeptos fora de casa, no norte, e porque se enche o estádio-mausoléu do Eusébio? Porque não se interessa o jornalismo por deslindar tal mistério, nunca visto en épocas anteriores, se não no tempo do fascismo?).

    Enfim, a esperança é a última coisa que resiste até ao fim.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  3. Ou eu não me recordo bem ou ao F.C.Porto bastava empatar, no último jogo com o BARREIRENSE para ser campeão. E nunca esteve longe a conquista do campeonato pq o F.C.Porto esteve sempre quase a par do Benfica. O Campeonato que chegou a estar perdido e foi arrancado a ferros foi o de 85-86, qd o Benfica perdeu os dois últimos jogos com SPORTING e BOAVISTA. Era treinador o REI
    ARTUR.

    ResponderEliminar
  4. Esse campeonato, até determinada altura, deu ideia que estava traçado para o Benfica e só pendeu para o lado do F C Porto na penúltima jornada, depois de muita expetativa, com um empate consentido pelo Benfica. E, então sim, na última jornada bastava empatar. Embora, com o Barreirense já despromovido, foi de tal forma o "autocarro" e a garra dos homens do Barreiro, com Carlos Manuel (que no ano seguinte foi para o Benfica) e seus colegas a darem tudo (na tentativa de Gomes não marcar e assim favorecerem Nené, que estava na disputa da bola de prata...), que mais parecia que estava em disputa a luta pelos primeiros lugares.

    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  5. Foi mesmo esse empate do SL Benfica que fez o FC Porto ir para o último jogo mais á vontade. As vitórias valiam 2 pontos e os empates 1, portanto o Porto tinha ganho e empatado com o Benfica, logo com o empate antes do último jogo a coisa se decidiu finalmente, porque esteve tremida e senão no último tudo poderia ser possível.

    ResponderEliminar
  6. Voltando ao presente e ao que conta:
    Os benfiquistas dizem que os resultados deste fim de semana os moralizaram mais? Qurem fazer crer que estão muito confiantes e os do F C Porto nem tanto? Ora... O importante é a equipa do F C Porto ter mentalidade ganhadora, se conseguir superar ocasiões com as da Madeira. Pois o facto dos benfiquistas andarem com esta conversa até pode ajudar. Deixá-los enganar-se e distraírem-se. Desde que a partir de agora não haja da parte dos nossos mais falhas de concentração. A prova europeia será o que fôr, mas tem de ser posta noutro prisma e acima de tudo deve pensar-se no campeonato nacional.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  7. Ainda faltam 8 jogos, são muitos pontos em jogo com partidas algumas difíceis, mas temos é que ganhar os nossos jogos porque se isso acontecer somos campeões de certeza.

    Abraço

    ResponderEliminar