Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 14 de março de 2015

Salvé Poeta Popular Portista: João Manuel!


O F C Porto, como grandioso baluarte do sentimento de muita gente, tem sido cantado por homens que conseguem exprimir de forma eloquente a grandiosidade que representa. Havendo na História do F C Porto alguns poemas épicos deveras expressivos, quer no histórico Hino, como na popular Marcha e outras composições heroicas, tal o que sempre temos presente das frases rimadas de Heitor Campos Monteiro, João Manuel, Pedro Homem de Melo, etc.

Desses, habituamo-nos, também, à companhia de lindas poesias publicadas no jornal O Porto por poetas de repentismo apurado, como o mesmo João Manuel, mais um Rutra Luar, entre alguns mais. Poetas que admiramos em seus versos ao correr de muitos anos, no lado de leitor e na distância do que ia vindo nas páginas que gostávamos de ler.

Ora, através duma crónica que lemos hoje, num jornal diário, ficamos a saber que João Manuel perfaz neste sábado noventa e tal anos. Segundo o que bem escreveu Helder Pacheco, na sua habitual caixa dos sábados no JN. Julgando (aqui o autor) tratar-se desse tão popular poeta, pois o cronista referido, historiador portuense com alguns trabalhos igualmente dedicados ao F C Porto, não refere no artigo pormenores biográficos sobre o personagem em apreço. Contudo o tema logo nos fez recordar esse poeta que, assim, recordamos aqui.

Por quanto João Manuel encantou em versos o que é o F C Porto, aproveitamos para lhe prestar justo tributo, com a recordação duma sua poesia ilustrativa.

Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário