Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Em missiva atual à equipa europeia do F C Porto… Recordações de momentos altos Portistas – A festa dos Campeões Europeus vitoriosos sobre o Bayern de Munique…!


O F C Porto está na alta roda do futebol europeu e mundial, metendo peito entre os poderosos clubes capitalistas do velho continente e marcando presença entre a elite do desporto rei, como se verifica agora com novo confronto oficial perante o Bayern.

Facto este deveras assinalado por todo o lado, mas havendo certa convicção quase fatalista do natural favoritismo do clube do país atualmente mandão da Europa. O que, quase como o então pequeno David conseguiu derrotar o gigante Golias, nos terrenos agrestes onde Cristo viveria depois, também pode muito bem acontecer que no país mais ocidental da Europa, neste Portugal martirizado pelas políticas governamentais seguidoras do mando duma tal senhora Merkel paradigmática, o F C Porto consiga ser voz representativa do agigantamento de um povo, nomeadamente dos Portistas que anseiam e têm esperanças de, mais uma vez, se poder fazer das tripas coração…

Para isso, os futebolistas que esta quarta-feira estiverem em campo com a camisola do F C Porto, têm de ter fé, não temerem, mas respirarem confiança, para poderem fazer história, novamente. 

Tal como em 1987, quando todo o mundo estava convencido da vitória alemã, foi possível o F C Porto vencer e convencer, também desta vez é bem possível. Pensando só num jogo de cada vez. Desta feita com a cabeça na 1ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, a disputar no Dragão. Onde, também tal como Madjer e Juary ficaram para a história enquanto goleadores do encontro de Viena, e todos os outros marcaram época, igualmente, eternizados nessa conquista, também agora os atuais homens do F C Porto podem fazer o mesmo. Estão a poucas horas de conseguirem esse feito. Em noventa minutos, desta vez. Mas com calma e convicção, ok. E depois logo se vê o resto...

Ora, com este cenário por retaguarda, toda esta envolvência faz recordar o que de tão épico aconteceu em 1987.

Como do jogo e momentos relacionados tem sido mais reavivada a memória, muito justamente, voltamos um foco das atenções para a cerimónia de homenagem que teve lugar dias depois, também pela mesma ocasião. Recordando-se assim a festa de gala que, por fim, assinalou esse grande acontecimento. Como se pode rever, tanto como recordar é viver, segundo algumas páginas de reportagem ao tempo publicadas na revista Dragões – como aqui e agora se revê.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens e páginas datilografadas, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Boa noite, venho por este meio pedir se podia adicionar o meu site "Planeta FC Porto" http://planetafcporto.com à sua lista de blogs.
    Muito obrigado. Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  2. Viva.
    Já está adicionado o seu site, na minha lista de blogues.
    Sempre ao dispor
    Saudações Portistas.
    Armando Pinto
    http://memoriaporto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar