Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Em tempo de Defeso... Vislumbre atual, a propósito duma efeméride de há 95 anos.


Estamos nos finais de Junho de 2015, em pleno defeso entre épocas futebolísticas. Pois o futebol é um elo deveras importante da sociedade, no caso através do F C Porto que é um ser essencial para nós. Aliás se o F C Porto não existisse por certo que nem dávamos atenção a este fenómeno que é o desporto e se deixasse de existir obviamente que nos desinteressávamos disto e de tudo o que quer que fosse futebol e mais quaisquer modalidades desportivas.

Enquanto houver F C Porto cá estamos a viver intensamente o que for  F C Porto. Por mais camisolas alteradas (embora discordando com as mudanças, a partir de 2000/01 na histórica e mais tradicional, como é posição assumida há muito...), tal qual  quanto a jogadores que saiam ou entrem, contando sempre os que ficam.

Enquanto isso, aqui, não tem sido muito necessário um trabalho de reposição histórica como anteriormente, em virtude de nos tempos recentes já estar a haver alguns locais informáticos com tal apetência, felizmente. Dando para descansarmos um pouco …

A propósito, por hoje, na ampla divulgação internética, ter sido chamada a atenção para uma passagem cronológica de interesse portista, ampliamos o caso para um acrescento documental pertinente.


Assim, segundo o “Dragões Diário”: «Há 95 anos, o FC Porto tricampeão regional despedia-se da época com uma vitória por 2-0 sobre o Casa Pia, num jogo que ficou para a história pela estreia do jovem Artur Augusto, que meses mais tarde viria a tornar-se o primeiro futebolista internacional do clube com 17 anos. O jovem trocou o Benfica pelos Dragões e em boa hora o fez, já que se sagrou campeão nacional logo na época seguinte. Dono de uma rapidez assinalável, de uma enorme capacidade técnica e de uma invulgar adaptação a qualquer lugar na equipa, foi considerado por muitos o primeiro jogador polivalente do futebol português. Era tão polivalente que chegou a ser árbitro nas horas vagas.»

Eis então uma pequena nota biográfica sobre o 1º Internacional de futebol sénior do F C Porto, conforme trabalho de Rodrigues Teles aquando da colocação nas Antas da Galeria dos Internacionais A do F C Porto:


ARMANDO PINTO


((( CLICAR SOBRE AS IMAGENS, PARA AMPLIAR )))

2 comentários:

  1. É de saudar que a nivel oficial o Dragões Diário ainda vai lembrando antigas glórias do F.C. Porto e também vitórias antigas. Mas era melhor que fosse o site do clube a fazer esse trabalho e a dar a conhecer todos os jogadores que já vestiram a camisola do F.C. Porto, para toda a gente poder ver e não só quem subscreve o serviço de newsletter.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Já há 95 anos os jogadores do Bernfica preferiam vir para o FC Porto.

    ResponderEliminar