Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

De volta o entusiasmo do Futebol Azul-branco… e reforço à grandiosidade Portista!


Após uma época desportiva de retiro, provocado pelo retorno das jogadas de bastidores dos agentes do futebol português afetos ao clube mais favorecido pelo regime, o Benfica, obviamente… aí está o futebol de novo, começando a bola a rolar nos campos onde se desenrolam as preparações para o próxima campanha, tal como nos órgãos de comunicação difusores do fenómeno desportivo e em palcos de promoção das imagens de marca relacionadas. Como se ouvia há anos nos relatos do Quadrante Norte, emitido por Ilídio Inácio, dos emissores do Norte Reunidos, e pela voz do Amaro: “salta a bola no gramado” –  para alegria do golo que nos dá mais ênfase à vida.


Naturalmente, enquanto isso, é certo que continuam algumas manobras mafiosas dos agentes sulistas e elitistas, como se vê no caso do manda-chuva da arbitragem e seus acólitos, na tentativa de manterem o atual estado de podridão das nomeações de árbitros, contra a vontade da maioria dos clubes que aprovaram em sede da Liga a retoma do sorteio anterior; mas há que confiar que pode haver ainda um assentar da razão. Havendo porém noção que tem de haver sempre um pé atrás, não vá a Direção do F C Porto, no que nos interessa e toca ao caso, deixar-se ir na onda silenciosa que levou à vergonha que foi o campeonato da época finda.


De permeio, retorna, para já, o entusiasmo do futebol portista, com as vindas de novas caras e sobretudo anseios. Casillas é um caso especial, a pontos que levou os detratores de sua aquisição a ficarem eufóricos com recentes notícias de possível recuo… e faz com que até camisolas de guarda-redes, que antes se não viam nos adeptos, agora passem a ter já grande atenção e procura, além de pôr meio mundo de olhos no Dragão. A par com o luto que vão ser obrigados a fazer os benfiquistas ao verem o Maxi Pereira de azul e branco vestido… mesmo sabendo que, a partir de agora, se vai ver que ele não terá proteção arbitrária como tinha com a camisola encarnada no corpo. Mas isso, ai "Jasus"... até o outro vai saber como é...! 


Aí temos então de novo o futebol portista a entusiasmar, dando esperanças aos portistas puros e criando nervos mal disfarçados aos infiltrados comentadores de redes sociais, tal qual azia a adeptos adversários e agentes futeboleiros de quadrantes variados.  Ainda estamos em período de defeso futebolístico, mas com a bola a correr por esse país e mundo fora, conhecendo as camisolas que vão tornar o ambiente mais apetitoso, etc. e tal. A pontos que julgamos que a apresentação oficial da equipa do F C Porto este ano merece ter um ponto especial, que seria uma receção efusiva ao Casillas, através duma homenagem pública, em pleno relvado e diante da massa apoiante, a antigos guarda-redes históricos do F C Porto, dos que já deixaram as balizas e ainda estão vivos (como Américo, Armando, Rui, Tibi, Fonseca, Mlynarczyk, Rui Correia e Vítor Baía), para mostrar como Casillas entra bem na galeria notável de históricos guardiões do F C Porto.


Entretanto, verificamos que o F C Porto cada vez se mostra mais forte, quão engrandecedora foi a festa pública da apresentação dos novos equipamentos. O que leva alguma gente a tremer e até intrometer histórias de ficção, como a inventona relacionada com Sara Carbonero, mesmo sabendo-se que ela, a companheira do famosíssimo guarda-redes, tem seu emprego no mundo televisivo espanhol. Entre peripécias caricatas, mas definidoras de mentalidades e estados de espírito.

Sinal que somos grandes, pois dos fracos não reza a história.

E corra a bola nos nossos sentimentos, como o sangue que percorre as veias azuis que ligam ao coração.


Armando Pinto

3 comentários:

  1. Lê-se e ouve-se agora de IKer Casilhas tantas bocas, porque é velho e blá, blá, blá ... mas quando veio o Belga para o SL Benfica era mais velho, quando veio o Dinamarquês para o Sorting CP também era mais velho, depois no ano passado veio o Brasileiro para a Luz e esse tem a mesma idade !!!! Como é? Só porque Casillas é melhor, mais considerado melhor do mundo muitas épocas e ninguém pensava ser possível vir para Portugal? Enfim!

    ResponderEliminar
  2. Quero reiterar a minha fidelidade para a nova época ao seu magnífico "Memória Portista" pelo prazer que a leitura com que nos brinda e fidelidade e rigor do que nos transmite.

    Abraço do amigo
    DRAGÃO, SEMPRE!

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar
  3. Já estamos a preparar a nova temporada que esperemos que seja bem diferente da anterior e tem tudo para assim ser, com um treinador mais experiente e já a contar com aquilo que vai enfrentar.

    Abraço

    ResponderEliminar