Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Faleceu Gualter, um dos históricos números 2 do Futebol Clube do Porto


Faleceu Gualter, defesa direito de prestígio pelos idos finais dos anos sessentas, até meados dos anos da década de setenta.

Manuel Gualter Martins da Costa havia nascido a 6 de Agosto de 1945, em Oliveira-Guimarães.

A morte de Manuel Gualter deu-se ontem, quarta-feira, encerrando o seu fio de vida aos 69 anos de idade, vítima de doença prolongada. E logo correu nos meios informativos a triste notícia, da morte desse que foi um conhecido futebolista do F C Porto entre os anos de 1969 e 1974.

Depois de ter feito algumas épocas no Vitória de Guimarães, Gualter transferiu-se para o F C Porto no verão de 1969. Tendo então o clube das Antas conseguido desviar tal defesa das pretensões do Benfica e do Belenenses, havendo estado alguns dias hospedado em casa de Sebastião Ferreira Mendes, presidente honorário do F C Porto, até conclusão dos trâmites da sua transferência.


Internacional pelas seleções Militar e de Esperanças, jogou também pela seleção da Associação de Futebol do Porto. Entre o que era possível, à época, perante o estado do tempo de presidências federativas do sistema BSB... 

Segundo dados transmitidos em notas informativas publicadas através de diversos meios, nos cinco anos de azul e branco Gualter fez 105 jogos e marcou um golo. Durante essas cinco temporadas seguidas foi o dono do lado direito da defesa do F C Porto, jogando depois no F C Famalicão e no F C da Lixa.

Conforme informação da página informática do F C Porto, o funeral do antigo jogador dos Dragões realiza-se esta quinta-feira, pelas 10 h 30, na Igreja de São Mamede, em Guimarães.

Paz à sua alma. Mais uma estrela fica a brilhar no Infinito, no universo celeste azul.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. O céu está mais brilhante , ganhou uma nova estrela, descanse em paz da sua amiga francelina

    ResponderEliminar