Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Mundo Azul e Branco


É sabido que tudo o que gira em torno do Futebol Clube do Porto – do que é o grande clube com símbolo encimado pelo flamejante Dragão e personifica o colosso desportivo que albergou valores desportivos como uns Pinga, Hernâni, Virgílio, Barrigana, Pedroto, Américo, Cubillas, Fernando Gomes, João Pinto, Madjer, Deco, Vítor Baía, etc. e agora conquistou a preferência dum Casillas super estrela mundial e do Maxi Pereira que trocou o vermelho do clube protegido do regime português, pelo azul portista de carácter invicto, tal como este nosso F C Porto é universo com muitos e bons apoiantes e tudo mais – é tido por mundo azul e branco. E todos sabemos que o céu é azul, como vemos e apreciamos a abóboda celeste. Mas há mesmo o próprio mundo, o globo terrestre, com a mesma tonalidade, como por estes dias foi confirmado pelos especialistas das viagens pelo espaço.

Com efeito, neste mês de Julho de 2015 (43 anos depois da captação da fotografia mais conhecida da Terra, tirada em 1972 durante a missão da NASA Apollo 17; e após mais recentes imagens feitas por naves japonesas), a agência espacial norte-americana voltou a mostrar ao mundo como ele é a uma distância de 1,6 milhões de quilómetros do solo terrestre. Captado numa só imagem por uma câmara localizada no satélite Deep Space Climate Observatory (DSCOVR), o nosso planeta volta a revelar os seus tons de azul como há quatro décadas.

Essa fotografia tecnológica de um satélite meteorológico foi alcançada no dia 6 de Julho e a Terra, vista a distância suficiente, surge aos olhos humanos bem linda, em tonalidade azul e branca .

Como não pôr os olhos nisso, perante tal amplitude, se tudo o que paira sobre nós é azul…?!


Armando Pinto

1 comentário:

  1. No Universo conhecido nada é mais belo do que o planeta Terra! E é azul e branca, as cores do nosso glorioso Clube!

    A imagem, inédita, é maravilhosa.

    DRAGÃO, SEMPRE!!

    ResponderEliminar