Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 19 de julho de 2015

Umas recordações e curiosidades, de vez em quando…


« Há 11 anos, na sequência da histórica época 2003/2004, Vítor Baía, Ricardo Carvalho e Deco integram a equipa do ano para a UEFA. O FC Porto tinha-se sagrado campeão europeu há menos de dois meses e os jogadores do FC Porto eram naturalmente destaque nos balanços da temporada » – conforme é relembrado em “ Dragões Diário”.


Vem a propósito, na mesma linha, recordar também: Vítor Baía, que é ainda o futebolista português mais titulado, com 33 títulos conquistados, foi considerado pela UEFA o melhor guarda-redes europeu do ano de 2004. E, ele mesmo, tem a honra de ter sido incluído na “capsula do tempo”, enterrada pela UEFA para memória futura, com um par de luvas com seu autógrafo; assim como na mesma, além disso, o F C Porto, como único clube português considerado digno dessa glória, está representado por uma bola autografada pelo plantel que venceu a Liga dos Campeões Europeus em 2004. Tal como Deco, o “Mágico”, foi considerado pela UEFA o melhor jogador no ano 2004. E Ricardo Carvalho, depois, protagonizou um record nos números de sua transferência, a nível de futebolistas portugueses de um clube nacional para o estrangeiro, sendo a sua ida para o Celsea de Inglaterra, por 30 milhões de Euros, no defeso de 2004, uma das maiores de sempre.


Algumas outras curiosidades de marca perene, em dados estatísticos de jogos de séniores: João Pinto, antigo defesa lateral direito pelos anos oitenta e noventa do século XX e um dos célebres números 2, entre a honrosa lista de famosos defesas que vestiram a camisola com esse número, tendo disputado 407 jogos oficiais, foi o futebolista com mais jogos feitos ao longo dos tempos ao serviço do F C Porto. Bem como Fernando Gomes, avançado portista dos anos setenta, oitenta e princípios de noventa, é ainda o melhor goleador de sempre ao serviço do F C Porto, com 318 golos, entre 1974 até 1991.


(Estatísticas constantes do livro " 300 FACTOS - F C PORTO - PARA OS MAIS APAIXONADOS ", publicado em 2012. Produto Oficial F C Porto.)

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário