Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Uma das Recordações Portistas na Madeira…


Como em tudo na vida, mesmo quando se sabe ser superior, tem sempre de se ter algum receio do que possa ser inferior. Porque, como diz a sabedoria popular, cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. É assim que o F C Porto, na globalização do mundo portista, olha para o próximo encontro da equipa principal, diante do Marítimo, na Madeira. Por ser na ilha cujo clima parece influenciar pensamentos diversificados. Apesar da conhecida tradição de favoritismo em qualquer cenário das provas desportivas que a grandeza do F C Porto transporta.

Com efeito, o FC Porto desloca-se este sábado à ilha que futebolisticamente tem sido pouco atrativa, agora para defrontar o Marítimo na 2ª jornada da Liga NOS (de nome, mas mais DELES, dos sistemáticos...), com o campeonato português a fervilhar, como é do domínio público. Esperando-se que desta vez o vulcão que estará nas profundezas não largue lava negra, de arbitragem influenciadora de resultados, como de anteriores vezes.

Naturalmente que a superioridade teórica deve ser manifestada dentro do campo, contudo tem de se contar com a influência dos árbitros, quer o principal como dos seus auxiliares, atendendo ao que tem sido norma, por via do sistema que prefere as nomeações a dedo, em vez dum sorteio que retire dúvidas e convicções.

Posto isto, a equipa do F C Porto está avisada e já se sabe que terá de haver um predomínio no jogo portista que suplante a parte negativa. Tem de se marcar mais golos que os que possam ser invalidados, tem de se correr e jogar mais para a frente de modo a evitar que os adversários se deixem cair perto da área do F C Porto, deve haver redobrada atenção à perspetiva de amedrontamento, com postura de querer ganhar e fazer por isso, em suma.


Ora, trazemos aqui esta antevisão, perante os quadros que os adversários dos diversos quadrantes estão a procurar incutir. Diante do fator histórico, sabendo-se dos ainda recentes resultados pouco abonatórios por parte da equipa portista no recinto maritimista e de um saldo fraco também. Mas, apesar da comunicação social e certas mentes apenas estarem a recordar jogos em que o F C Porto não foi feliz no relvado do Marítimo, também tem havido jogos daqueles para recordar. Como, por isso, aqui relembramos, entre diversos, o caso duma dilatada vitória nos tempos de Gomes e André, quando os futebolistas do F C Porto iam à bola de língua cerrada entre os dentes e de corpo lançado à luta pela disputa da vitória.

Como noutras oportunidades recordamos algumas outras jornadas do F C Porto diante do Marítimo do Funchal, hoje retiramos do baú essa vitória, e logo por quatro golos do F C Porto contra um do Marítimo, que não costuma ser muito lembrada, mas aconteceu. Por sinal na época da primeira conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Eis aqui algumas imagens sugestivas, retratando a vitória por 1-4 do F C Porto em casa do Marítimo, ao correr da época de 1986/87, com 3 golos de Fernando Gomes e 1 de Futre, como fruto da exibição, além desses dois, também de Zé Beto, João Pinto, Celso, Eduardo Luís, Quim, Frasco, Jaime Pacheco, André, Madjer, Inácio e Sousa.

Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

3 comentários:

  1. Eu não quero crer que os atuais profissionais de futebol se deixem afetar por tradições ou resultados negativos acontecidos em épocas anteriores. Ou são melhores e estão motivados e então jogam bem e normalmente vencem ou não têm valor e são suplantados pela equipa que parte para o jogo com mais querer e motivação.

    O atual FC do Porto está mais forte do que na época passada mas não sei que tipo de adversário irá defrontar pois não vi qualquer jogo do Marítimo. Mas é de calcular que esteja longe do poderio do conjunto azul e branco pelo que não tenho quaisquer dúvidas de que traremos da Madeira os três preciosos pontos, salvo os imponderáveis que podem acontecer em qualquer jogo de futebol.


    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Vai correr tudo bem. Os dirigentes de ambos os clubes até vão jantar juntos ...
    Agora falando sério, o FCP vai ganhar porque somos muito melhores. Mesmo com os imponderáveis que sempre podem acontecer num jogo de futebol.

    ResponderEliminar
  3. Parece que já se estava a adivinhar... Empate no resultado e influência da arbitragem no resultado.
    Apesar de este ano ter sido somado um ponto, ao menos, quando na época passado houve uma derrota, o rescaldo final deixa muito a desejar.
    Contudo o principal da história, além da pálida exibição da equipa do F C Porto, é o que aconteceu:
    - Golo tirado ao F C Porto e dois pontos retirados... Então se a bola enviada à barra pelo Maxi cai dentro da linha de golo, porque não foi golo? Se fosse contra o F C Porto outra ladainha passaria… Por isso se vê como o sistema prefere as nomeações... E, porque seria que na transmissão televisiva em direto não mostraram o lance ao pormenor...?
    ...E no mesmo lance, antes do cabeceamento, houve penalti por empurrão...
    Enfim. Mau grado a fraca exibição, como o que conta são os pontos e obviamente o resultado, se tivesse havido justiça a exibição não seria tão lembrada.

    Armando Pinto

    ResponderEliminar