Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Uma efeméride: a prestigiada vitória no “Joan Gamper”


Nem sempre se pode andar a apontar datas de efemérides ou eventos, mas casos há que merecem uma atenção mais assinalável. Costumando-se dizer que todos os dias são dias… mas há sempre qualquer coisa a anotar e alguns dias foram e são mais que outros.

Tal o caso de há 28 anos o F C Porto ter ido a território espanhol da Catalunha sob auréola bem evidente da vitória na (ao tempo chamada) Taça dos Campeões Europeus; e de forma categórica então ter vencido um prestigiado torneio internacional, o tradicional do Barcelona com nome do seu fundador. E logo com mais ênfase por no jogo de apuramento a equipa azul e branca ter eliminado o clube organizador, e por fim, na final, ter derrotado o Bayern de Munique…


Ora, perfaz 28 anos nesta data de Agosto que o FC Porto disputou essa final do prestigiado Torneio Joan Gamper, em Barcelona. «Em Camp Nou, o adversário era o Bayern Munique, e a vitória voltou a ser nossa, numa reedição da final de Viena, realizada meses antes. Resultado: 2-0, golos de Semedo e de Madjer - novamente com o pé esquerdo, mas não com o calcanhar - que permitiram trazer o troféu para a cidade Invicta». Como também é recordado no “Dragões Diário”. Isso depois de no anterior jogo de apuramento o F C Porto ter ganho direito de disputar a final ao ter vencido o anfitrião Barcelona por 2-1, com golos de Madjer e Jorge Plácido.


Ficam aqui algumas imagens relativas do acontecimento: Ao cimo, visão sempre apreciada da taça ao alto; depois, aqui acima, um instantâneo da jornada de classificação; seguindo-se foto duma fase do prélio final, e encerrrando, abaixo, com o retrato de família, em apoteose de festa da consagração, como se pode ver.


.
Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Gloriosos tempos! O Torneio Joan Gamper era na NA ÉPOCA um dos mais requeridos torneios que se realizavam na europa e nele só participavam equipas de grande prestígio. O troféu conquistado é um dos mais valiosos obtidos pelo FC do Porto no plano desportivo.


    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Neses tempos os torneios de verão tinham muita fama, e em espanha havia muitos e bons, mesmo em Portugal também um ou outro. Este do Barcelona era jogado por quatro equipas e havia apuramento para os finalistas e depois jogo para o 3º lugar e por fim a final, coisa que hoje já é diferente com um só jogo e sem o antigo prestígio. É nisso e outras coisas que se vê que a parte comércal está a passar tudo, indo as equipas em digressões distantes para ganharem mais dinheiro.

    ResponderEliminar