Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Memória de Cândido de Oliveira, à data de posse da carta histórica do F C Porto


Como é conhecido, existe um documento precioso a atestar o ano da verdadeira data da fundação do F C Porto, como é uma carta da época. Missiva essa escrita em 1893 e inclusive chegada ao conhecimento de Rodrigues Teles, historiador pioneiro do F C Porto, conforme o mesmo faz referência logo no primeiro dos três volumes que publicou sobre a história do F C Porto, embora sem ter tentado interferir na corrente que ao tempo dava outra versão, como se sabe.  

Ora, essa preciosidade foi depois mesmo entregue para ficar na posse do clube, através de Cândido de Oliveira, quando esse famoso jornalista e treinador esteve no F C Porto.

= A histórica carta de 1893…!

Pois essa oferta deu-se no primeiro dia de Setembro, em 1952, fazendo assim agora 63 anos, nesta data, que Cândido de Oliveira, treinador do FC Porto precisamente nessa altura, «ofereceu ao clube a famosa carta de Nicolau d’Almeida, que em Outubro de 1893 desafia o Clube Lisbonense para um jogo, no que seria o primeiro jogo de futebol do F C Porto».

A propósito, tal efeméride interessante calha a preceito para recordarmos a passagem de Cândido de Oliveira pelo F C Porto, onde, ao treinar a equipa portista, sentiu e ficou a saber o que era já então o tratamento desigual do sistema desportivo para com o F C Porto, a pontos de não ter conseguido resultados classificativos de realce, comparativamente a outros de idênticas estadas na orientação técnica em clubes de Lisboa.

Recorde-se que Cândido de Oliveira (1897-1958) foi futebolista do Casa Pia, quando foi capitão de equipa da seleção considerada nacional que disputou o primeiro jogo internacional, e também pelo Benfica. Depois treinou nos Belenenses, Sporting, Flamengo do Brasil, F C Porto e Académica, como ainda foi selecionador nacional, tendo de permeio sido jornalista e um dos fundadores do jornal A Bola. Após ter falecido, em sua homenagem foi criada pela Federação Portuguesa de Futebol uma Taça com seu nome, ganha pelo F C Porto em disputa com o Belenenses; e já em finais do século XX o seu nome foi atribuído à Supertaça portuguesa, que já se disputara antes a nível particular e depois se foi desenrolando ainda sem nome associado, até que passou a ser Supertaça Candido de Oliveira, como vigora presentemente em sua honra.

Assim sendo, recordamos aqui, através de excerto do trabalho d’ A Bola sobre “Glória e Vida de Três Gigantes”, a parte mais memorável de seu Curriculum Vitae, quanto foi sua envolvência política na vida social desse tempo, a meio do século XX.


Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário