Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 6 de setembro de 2015

Portista Casillas: Internacional e Capitão Centenário de Espanha


O F C Porto, ao longo dos tempos, além de naturalmente contribuir com futebolistas “nossos” para as seleções representativas de Portugal, tem colaborado também com outros "dos nossos" para seleções dos diversos países de onde são oriundos esses futebolistas que têm estado e jogam no clube. E, assim sendo, se já tinha internacionais por nações como Brasil, Argentina, Colômbia, México, Perú, Uruguai, Chile, Paraguai, Trinidade e Tobago, Argélia, Angola, África do Sul, Camarões, Senegal, Gana, Zâmbia, Marrocos, República da Irlanda, Checoslováquia, Bulgária, Polónia, Jugoslávia, Croácia, Roménia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Grécia, Suécia, Rússia, Lituânia, Áustria, Bélgica, Holanda e França, passou honrosamente agora a ter um internacional espanhol e logo o capitão da famosa "seleção roja", Iker Casillas.

Pois Casillas, o atual guarda-redes titular do F C Porto, continua a ser o guarda-redes efetivo da seleção espanhola. Ou seja o guarda-redes nº 1 de Espanha é do F C Porto, nos dias que correm. Algo que ainda há pouco tempo seria quase impensável, mas é realidade presente, tendo Casillas, ex-guardião do Real Madrid querido jogar no F C Porto, onde é feliz, como até o próprio presidente do Real Madrid reconhece.

Ora Iker Casillas, que faz parte da história mais brilhante do futebol espanhol como integrante das seleções vencedoras de títulos europeu e mundial entretanto conquistados, perfez agora em Espanha, como elemento do F C Porto, de Portugal, a sua 163.ª internacionalização pela «roja». E no jogo deste sábado, selado com importante vitória por 2-0, fez o 100º jogo como capitão da seleção espanhola.

Com efeito, o agora guarda-redes do FC Porto foi titular na receção à Eslováquia, a contar para o Grupo C do apuramento para o Euro 2016, havendo assim somado a centésima vez que jogou com a braçadeira de capitão da seleção espanhola. Um caso que honra o Mundo Portista, com este agora também centenário guardião azul e branco.

Armando Pinto

2 comentários:

  1. A contratação de Iker Casillas constitui um acontecimento de grande relevo para o FC do Porto, pela repercussão mundial que provocou e pelos benefícios que concorrem para um aumento do prestígio da equipa, para além do seu valor desportivo.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. “Foi uma vitória muito importante que nos deixou aliviados, pois procurávamos este triunfo e conseguimo-lo. Jogámos bem muito bem, criando inúmeras oportunidades de golo”, começou por dizer.

    Perguntado pelo seu momento atual no FC Porto, Iker Casillas respondeu:

    “Estou muito bem no FC Porto e sinto-me feliz”.

    ResponderEliminar