quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Sebastião Ferreira Mendes – Um Histórico Presidente do F C Porto


Em maré de efemérides, já que outras marés passam período mais calmo, não faz mal agora, como de quando em vez, avivar algumas ocorrências em datas correspondentes a factos marcantes na vida da grande coletividade em que se transformou o F C Porto. Calhando, neste caso, relembrar que, corria o ano de 1927 quase a findar o verão, quando, em Assembleia Geral de 2 de Setembro, foi eleito Presidente do F C Porto o Sr. Sebastião Ferreira Mendes, um dos timoneiros do F C Porto de maior aura carismática nos anais da história portista. Que mais tarde voltou ao mesmo desempenho presidencial e antes e depois desempenhou ainda outros cargos.

Na pertinência desta passagem cronológica evocamos sua figura, através duma foto da galeria de presidentes, como de pequena referência contida no livro “FCPorto figuras & factos 1893-2005” de J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias, numa edição do "Comércio do Porto" e produção oficial FCP.


Por fim, referente à colaboração de Sebastião Ferreira Mendes pelos anos fora, encerramos com uma coluna do álbum “O Homem-A Obra”, publicado em 1971 pela tipografia Marca, de Homenagem à Gerência de Pinto de Magalhães – relembrando uma jornada inesquecível de 1968.


Armando Pinto.

((( Clicar sobre as imagens e recorte, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário