Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 25 de outubro de 2015

“Máxima” Portista


« A massa associativa do FC Porto não é o 12.º jogador, como se diz por aí. É o 1.º jogador, porque sem ela o futebol não tinha razão de existir » – expressão lapidar dita (em Abril de 1979) por José Maria Pedroto, o carismático Mestre “Zé do Boné", a quem pertence inteirinha tal famosa frase que coloca o adepto apoiante portista à frente da equipa, em aspeto sintomático do Portismo que norteia este sentimento de que o F C Porto ama-se ou deixa-se e o Porto é mais que uma nação, é uma religião azul, da cor do céu.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as iamgens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Pedroto dizia bem, mas isso era mais no tempo do estádio das Antas, com o povo que gostava de bola e do Porto a não ligar a comodidades, e os dirigerntes a fazerem esforços por amor ao clube. Hoje é tudo com mordomias nos dirigentes, comodidades e adeptos pipoqueiros, dirigentes a ganhar dinheiro à grande, clube empresa, e jogadorews e treinadores que só vêm ganhar currículo mas a quem a mística do clube pouco diz. Quando não são pessoas pouco qualificadas para os lugares. Mete dó ver a equipa de futebol a perder oportunidades, com jogadores estrangeiros caros que em certos casos nada são superiores a portugueses. O F C Porto está a precisar de ser revitalizado e voltar a ser devolvido ao seu estatuto. Mas os homens passam e o clube fica. Assim sendo, temos de esperar melhores dias e entretanto continuar a apoiar as camisolas.

    ResponderEliminar