Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 15 de novembro de 2015

Bela Andrasik – um lendário e misterioso guarda-redes


Vivem-se tempos agitados da vida pública mundial, nos dias que correm, como aliás nunca deixou de acontecer no mapa mundi, embora de vez em quando com maior impacto. Tanto que sempre existiram pessoas especializadas nos meandros da luta tendente a procurar descobrir focos de jogadas de bastidores do mundo bélico. Isto dito assim num modo descritivo  suscinto dessas realidades, quanto é do conhecimento público.

Vem a propósito, então, recordar a passagem pelo desporto português, entre outros casos, de um personagem que ficou ligado ao futebol do F C Porto, na sua fixação temporária em território português, como foi Bela Andrasik. Um guarda-redes valoroso e vistoso, cujo percurso, segundo ficou a constar, parece que estava  inserido nesse círculo de vida político-social.

Andrasik foi um nome que chamava a atenção no estudo da história do F C Porto, pela forma engraçada de ser Bela Andrasik. O que na sua nacionalidade deveria ter melhor explicação, mas por cá qualquer coisa que seja bela  cativa mais. Já no plano clubista interessa que serviu o F C Porto com galhardia, que é o que melhor fica.

Fez parte do grupo do F C Porto que obteve galões de campeão nacional de 1939/40, num naipe de grande futebolistas (como é o exemplo do conjunto de meia dúzia deles que posaram para uma fotografia desse tempo, em  1940: Seis jogadores do Futebol Clube do Porto, que venceram o Campeonato Nacional de Futebol de 1940. De pé da esquerda para a direita: Bela Andrasik, Kordnya e Gomes da Costa. Agachados pela mesma ordem: António Santos(cap.), Petrak e Artur de Sousa “Pinga”).

Logo à chegada foi surpreendente a possibilidade que se deparou, na surpresa da vinda dum valor tão considerado como era. E depois, pela curiosidade de com as alterações saídas do pós-guerra ter passado a estar naturalizado como checoslovaco. Até que resoveu dar outro rumo à sua vida. Tendo entretanto «o guarda-redes do FC Porto, Bela Andrasik, húngaro de nascimento, desaparecido misteriosamente. Veio a saber-se depois que era um espião antinazi e que fugira de Portugal com medo que tal se descobrisse pela polícia secreta do regime de Salazar».

Curiosamente esse facto contribuiu para o aparecimento de Barrigana. Pois, com a inesperada falta de guarda-redes, o F C Porto resolveu ir buscar Barrigana, que ao tempo era suplente no Sporting, “tapado” pelo posto que Azevedo mantinha. E Barrigana no F C Porto conseguiu mostrar o seu valor …

Para descrever a respetiva passagem de Andrasik pelo F C Porto juntamos dois recortes, dando a palavra (escrita) ao que ficou descrito na antiga revista "Stadium" e mais recentemente no livro  “F C Porto figuras & factos/1893-2005”.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Obs.: As imagens sem a marca AP, acima, são dos blogues "dragãodoporto" e "Memória Azul".
A.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário