Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Carlos Pereira – célebre médio da “Linha Maginot”, contemporâneo e conterrâneo de Pinga.


A 19 de Novembro de 1933, faz agora 82 anos, «estreava-se com a camisola do FC Porto Carlos Pereira, um médio descoberto no Marítimo após um jogo com o Sporting em que se exibiu em grande nível. Pereira depressa se tornou um dos grandes médios da história do FC Porto – e não são poucos, como sabemos – tornando-se o centro de comando do célebre trio de centrocampistas conhecidos como Linha Maginot (…), por onde nada passava e tudo se construía. Carlos Pereira fez 198 jogos pelo FC Porto, tendo-se sagrado tricampeão português, a que juntou o último campeonato de Portugal.»

Ora, Carlos Pereira, que junto com Anjos Pocas e Francisco Ferreira, formou a célebre linha média que separava a defesa do ataque conhecida por “Linha Maginot”, foi um internacional portista madeirense que deu cartas em Portugal continental, quando da sua Madeira para o continente era preciso comunicar mais por carta, em correio vindo a vapor, como se dizia, nos navios a vapor, de carreira.

Quanto a isso e muito mais, sobre a sua carreira desportiva, palmarés e quanto à tal celebrizada linha, deixamos à consideração alguns excertos documentais: primeiro do trabalho de Rodrigues Teles sobre os Internacionais do F C Porto (publicado em finais dos anos sessentas, aquando da colocação da galeria de retratos respetivos na antiga sede do F C Porto da baixa da cidade); e depois com respigos da rubrica Imortais (da interessante série com esse nome, iniciada na revista Dragões em Janeiro de 2014).



ARMANDO PINTO

((( CLICAR sobre as imagens para AMPLIAR )))



4 comentários:

  1. Tenho uma medalha de homenagem ao Carlos Pereira 1954

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava que me enviasse uma foto dessa medalha. Estou a fazer um trabalho sobre a carreira do madeirense Carlos Pereira. fernandesedmar1978@gmail.com

      Eliminar
    2. pode enviar uma foto dessa medalha?

      Eliminar
    3. estou a fazer trabalho sobre o futebolista madeirense. fernandesedmar1978@gmail.com
      obrigado

      Eliminar