Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 22 de novembro de 2015

Recordando Pinga, a propósito da efeméride da sua Estreia no F C Porto


Os grandes nomes não podem nem devem ser esquecidos. Contando, no caso em apreço, que o clube F C Porto esteja sempre acima de tudo. Como apoiantes que os simpatizantes portistas normalmente são do clube, e tendo os nomes dos desportistas valorosos como referências. Tal o caso de Pinga, um verdadeiro ícone da memória azul e branca. Que merece um lugar de honra no coração da História Portista.

Pinga! Artur de Sousa, mais conhecido por Pinga, apelido provindo de sua terra, desde a Madeira onde nasceu e tem nome numa rua, sendo assim honrado na toponímia de seu rincão natal. De onde rumou um dia ao F C Porto.


«Há 85 anos estreava-se com a camisola do FC Porto uma das maiores lendas do nosso clube. Regularizada a transferência do Marítimo, Pinga jogava pela primeira vez frente ao Boavista, numa vitória gorda por 10-2, tendo marcado um golo. Era o início de uma longa história de amor, que durou 15 épocas, em 314 jogos.»

Assim refere “ Dragões Diário”. Dando oportunidade de se recordar esse grande futebolista que em seu tempo era considerado o melhor e por muitos ainda é apontado como um dos melhores de sempre, pelo menos. O nome que em tempos idos mereceu dar nome ao galardão de reconhecimento portista, o "Troféu Pinga", antecessor do "Dragão de Ouro".


Pinga jogou num tempo em que os jogos oficiais eram em muito menor número que nos tempos que se lhe seguiram, quase sem comparação às épocas recentes de grande abundância de competições, mas mesmo assim ainda figura em muitas estatísticas e marcas entretanto perduráveis.

Em honra de seu valor e na ideia da estimação que deve merecer, juntamos alguns recortes de publicações que ilustram o seu percurso e a cotação que teve e ainda se mantém na verdadeira história do desporto nacional.


Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Se antigamente deram o nome do Pinga ao trofeu do Porto, e vendo como o Sporting está a promover lembrança do seu Peyroteu, etc, o Porto não deve continuar a não lembrar mais o grande Pinga.

    ResponderEliminar
  2. Conheço Artur de Sousa apenas por ser uma figura histórica do nosso Clube. Terminou a sua brilhante carreira quando eu comecei a conhecer e a amar do Futebol Clube do Porto. Foi meu ídolo, mesmo sem o ter visto jogar, porque muito ainda se falava dele em na década de quarenta e seguintes. Ouvia maravilhas dele dos mais idosos que se deslocavam ao Porto ou a Braga para verem jogar o FC do Porto.

    (PS. Uma cirurgia numa vista para remover uma catarata limitou por algum tempo o
    meu acesso aos meios audio visuais. Problema que já está ultrapassado com sucesso).

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar