Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 6 de dezembro de 2015

Ciclismo de Volta ao F C Porto !


Uma boa noticia, a rolar bem sobre rodas: o ciclismo, modalidade que tantos portistas conquistou ao longo dos tempos, como aqui neste nosso espaço tantas vezes foi lembrado, está de regresso ao seio do clube dragão.

Falando na primeira pessoa, em nome pessoal: Sempre gostei muito do ciclismo, não de andar de bicicleta mas por ser a modalidade que trazia os símbolos do F C Porto até à minha beira... E como gostava de ver as camisolas das duas listas azuis do F C Porto a andarem pelas estradas (embora posteriormente, devido à publicidade e confusões do nome do clube com as firmas patrocinadoras, entretanto as camisolas dos ciclistas do F C Porto tivessem passado a ser mais azuis e com uma barra horizontal branca à frente, com a palavra "Porto", nome que também aparecia nas mangas em sentido vertical). Assim, ao longo dos tempos, através do que pude ir escrevendo, sobretudo nos meus blogues (neste e no anterior), sempre procurei fazer com que o ciclismo não fosse esquecido como modalidade histórica no ecletismo portista. Sendo que o ciclismo conquistou para o clube muitos simpatizantes, como desporto que passa pelo país fora. Assim sendo esta notícia, que me chegou ao conhecimento quase ao final da tarde deste domingo, me encheu as medidas.

Uma feliz ocorrência que muito nos regozija e marca de forma mais vincada ainda a longa presidência portista de Nuno Pinto da Costa, o Presidente Dragão!

O site do Clube refere a novidade, recordando e dando alguns pormenores:

«DRAGÕES REGRESSAM AO CICLISMO, 31 ANOS DEPOIS
W 52-FC Porto-Porto Canal vai fazer parte do pelotão nacional em 2016

O FC Porto vai regressar ao ciclismo em 2016, através da equipa W52-FC Porto-Porto Canal. O acordo é válido para os próximos cinco anos e representa o regresso do clube à modalidade, suspensa em 1984, após décadas de muitas vitórias; aliás, o FC Porto tem um recorde de 13 títulos por equipas na Volta a Portugal.
“Numa conjugação de esforços com o senhor Adriano Quintanilha e com o Nuno Ribeiro, o director desportivo, conseguimos entre os três um entendimento perfeito e rápido, mas com os pés bem assentes no chão”, afirmou o presidente do FC Porto. O director desportivo Nuno Ribeiro garante que as metas são ambiciosas: “Vamos tentar vencer o maior número de provas possível, mas o principal objectivo será a revalidação da Volta a Portugal”.»


Em homenagem ao passado glorioso do ciclismo do F C Porto, e com a satisfação deste bom sprint que concretizou tal nova realidade, colocamos um pelotão de imagens (do arquivo pessoal) sobre alguns, entre muitos, dos ciclistas que ainda fazem parte da memória portista.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

5 comentários:

  1. Pinto da Costa está “esperançado” no “sucesso” desportivo da W 52-FC Porto-Porto Canal, que tem por base a equipa vencedora da Volta a Portugal nos três últimos anos. “A parceria é excelente, estamos muito satisfeitos e ainda mais por ter o Nuno Ribeiro como responsável, não só pela sua competência mas também porque tem um coração de Dragão”, sublinhou. Os portistas dos “sítios mais longínquos” que perguntavam ao líder azul e branco quando iria o FC Porto ter ciclismo, têm agora uma resposta: “É também a pensar neles, na sua vontade, e no que o ciclismo representa como propaganda do clube que fizemos este acordo válido por cinco anos”.

    Nuno Ribeiro confirmou o seu portismo e acrescentou que o acordo beneficia também a própria modalidade em Portugal. “A nível pessoal, era um sonho que tinha enquanto atleta, visto que sou portista. Enquanto director, é bom fazer parte disto e é um marco para o ciclismo, que o FC Porto já não tinha há alguns anos”, confessou. A responsabilidade será, por isso, “ainda maior”: “Vamos tentar vencer o maior número de provas possível, mas o principal objectivo será a revalidação da Volta a Portugal. A maior parte dos ciclistas vai manter-se, o que vai mudar é a cor dos equipamentos”.

    Adriano Quintanilha, da W52, principal patrocinador da equipa, frisou o valor da modalidade enquanto “veículo publicitário que leva as camisolas a todos os cantos do país”. “Gostaria que as três equipas grandes estivessem ligadas ao ciclismo. Era bom para que houvesse mais rivalidade e mais gente nas estradas, a valorizar o esforço que o ciclista faz durante a época. A única pessoa que apareceu e apresentou um projecto viável foi o senhor Pinto da Costa e o acordo tem viabilidade, no mínimo, para cinco anos”, declarou.

    ResponderEliminar
  2. "O FC Porto vai regressar ao ciclismo em 2016, através da equipa W52-FC Porto-Porto Canal. O acordo é válido para os próximos cinco anos e representa o regresso do clube à modalidade, suspensa em 1984, após décadas de muitas vitórias. Aliás, o FC Porto tem um recorde de 13 títulos por equipas na Volta a Portugal", lê-se no comunicado do FC Porto.

    Antes, já a W52, através da Associação Vintagepódio - Clube de Ciclismo, tinha anunciado que não chegou a ser concretizada a proposta final para se associar ao Sporting para a próxima temporada velocipédica.

    "No que se refere às negociações com o Sporting Clube de Portugal, decorreram através de um intermediário, tendo ficado o possível acordo pendente de uma proposta final que nunca chegou a ser concretizada", lê-se no comunicado da Associação Vintagepódio -- Clube de Ciclismo, que inscreve a W52.

    O regresso à estrada de uma formação 'azul e branca', ausente desde 1984, ocorre através de uma parceria com a W52, equipa que venceu as últimas três edições da Volta a Portugal em bicicleta e que na quinta-feira tinha anunciado um acordo semelhante com o Sporting.

    Na altura, à agência Lusa, o diretor da W52, Maximino Pereira, explicou que o acordo de parceria assinado com o Sporting era por dois anos e que a sede da formação se manteria em Sobrado, Valongo, mantendo-se o próprio como responsável pela equipa e Nuno Ribeiro como diretor desportivo.

    "É um projeto que será muito importante para a modalidade. Temos de defender a camisola do Sporting e entrar em todas as provas com o objetivo de ganhar. Será uma notícia que vai causar grande impacto. Na Volta a Portugal, também pelo facto de sermos a equipa que ganhou o ano passado, seremos o alvo a abater mas queremos vencer", disse, na altura, o diretor desportivo ao Jornal do Sporting…

    Fonte: Agência Lusa

    ResponderEliminar
  3. Pronto o gorducho já se virou para aqui,antes da nossa ida a alvalixo.É ou não é um atrasado mental?

    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/bruno-de-carvalho-que-a-boda-seja-apadrinhada-pela-doyen.html

    ResponderEliminar
  4. O que faz rir as fanfarronices e posteriores lamentações do atual presidente do Sporting. Esquece ele que de dopinjg o Sporting teve bem a sua conta com Joaquim Agostinho e alguns mais. Das desculpas do comunicado de domingo, é como a raposa da fábula, como não chegava às uvas disse que estavam verdes...!

    ResponderEliminar
  5. É bem verdade meu caro "PORTISTA",excelente exemplo esse das uvas.Se se preocupasse mais com o que vai dentro de casa em vez de andar sempre a afrontar tudo e todos em troca de nada fazia bem melhor.Mas isso é coisa para gente inteligente,coisa que a coisa não é....

    ResponderEliminar