Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Ciclistas do F C Porto VENCEDORES DE ETAPAS NA VOLTA A PORTUGAL


Voltando o ciclismo a fazer parte da casa, do ambiente azul e branco, e se antes aqui já de quando em vez iam sendo recordados nomes e factos dos antigos ases dos pedais que representaram as cores do clube Dragão, agora já se pode dar mais largas a evocar esses ídolos desportivos que fizeram história no mundo das bicicletas no F C Porto.

= Uma Equipa de Ciclismo do F C Porto com diversos vencedores de etapas nas Voltas a Portugal, no passado,  entre os nomes “da velha guarda”, como identifica a legenda respetiva. =

Porque no historial ciclista normalmente são mais focados os vencedores da Volta a Portugal, quanto aos primeiros da classificação geral individual, no final de cada edição dessa prova rainha, embora nas contas importe também as vitórias na classificação geral coletiva, lembramos desta feita os vencedores de etapas, dos que primeiro cortaram a meta e fizeram melhores tempos, em cada jornada dos percursos das sucessivas Voltas a Portugal em bicicleta, ao longo das participações portistas na Volta. Como forma de evocar mais nomes que merecem sempre ser lembrados.

= Equipa do F C Porto da Volta de 1964, que ganhou coletivamente mais essa Volta, além de ter ajudado naturalmente à vitória individual de Joaquim Leão, numa participação de elevado comportamento. =

Está pois em andamento o retorno do ciclismo ao F C Porto, clube e modalidade de impacto comum. Tanto que, apesar de já ter deixado de haver ciclismo no F C Porto há muito tempo, mais precisamente há cerca de 31 anos, a passar, o F C Porto ainda é o clube que mais ganhou louros na Volta a Portugal, sendo o F C Porto ainda recordista de vitórias individuais e coletivas no quadro de honra da Volta a Portugal em bicicleta. Além de ter igualmente muitos vencedores de outras classificações e em triunfos de etapas. O tema desta vez em apreço, aqui.

Nesse rol de vencedores de "tiradas", no pódio dos cinco primeiros, com vitórias em etapas à sua conta, figuram - em lista por números totais de vitórias:

Fernando Moreira –  com 23;
Manuel Gomes – 11;
Sousa Cardoso –  10;
Onofre Tavares – 10;
António Fernandes – 10.


Depois, seguem-se por ordem curricular e cronológica, de números e antiguidade:

Com 8: José Pacheco ;
Com 5: Artur Coelho  e Mário Sá;
Com 4: Dias Santos, Luciano Sá e Carlos Carvalho ;
Com 3: F. Moreira de Sá, Sousa Santos, Joaquim Leão, Azevedo Maia , Mário Silva e Manuel Zeferino ;
Com 2: Amândio Cardoso, Ernesto Coelho, Cosme Oliveira, Hubert Niel, Manuel Silva e Fernando Fernandes;
Com 1: Francisco Grauss, Jorge Valmitjana , Atílio Lambertini, Agostinho Brás, José Carvalho, José Jacinto, Custódio Gomes , Albano Costa e António Alves. 

Um bom pecúlio de grandes ciclistas, que honraram a camisola azul e branca e levaram o nome do F C Porto pelas estradas do país e estrangeiro!.

= Mário Silva, Sousa Cardoso e Joaquim Leão =


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Tudo ídolos que aplaudi e vi correr em muitas etapas da volta a Portugal. Fernando Moreira foi o maior, mas não esqueço Mário Silva e a primeira volta que venceu, ainda menino.

    Saúdo o regresso das camisolas azuis e brancas às estradas do nosso país, mesmo que o regresso esteja condicionado pelo patrocinador. Do mal, o menos.

    Abraço.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar