Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Confiança na perspicácia e amor clubista do Presidente do F C Porto


Alguém disse que nunca as maiorias deram bom resultado... tal as opiniões maioritárias por influência, etc. e tal... como se verificou com apoios em massa a lideres políticos que fizeram fraca figura e mais tarde ficaram mal vistos, etc. etc.
E eu concordo.

Assim, não costumo ir na onda do arrastamento de opiniões em massa. Não me importando muito com o que os outros possam pensar. No caso do F C Porto recordo-me que quando se deu o chamado “verão quente das Antas” eu fiquei “lixado” com o afastamento de Nuno Pinto da Costa e sempre o apoiei, a pontos de então até ter deixado de colaborar no jornal O Porto (onde era um simples colaborador-correspondente, à distância física dumas dezenas de quilómetros, em distância de Invicta)…

Por isso, nessa altura, uma grande parte dos adeptos e simpatizantes portistas, que seguiam o clube pela imprensa e comunicação social em geral, ficaram do lado dos diretores desse tempo, apoiando a direção do Dr. Américo Sá. Tendo eu inclusive tido discussões com amigos e conhecidos que não compreendiam a situação, nem  se reviam no que eu pensava e antevia, além de tentar perceber, em suma. Enquanto, dentro do que podia, e embora entre a massa anónima, por assim dizer, manifestei a Pinto da Costa que o apoiava. Até que a evolução dos acontecimentos foi mudando pensamentos e depois… foi o que se sabe. Acontecendo que, mais uma vez, a ideia da maioria, dos que iam com o correr da situação, se foi alterando e, por fim, tudo mudou. Tendo o clube e nós, portistas, podido viver tudo o quer foi intensamente sentido nestes anos passados.

Ora, na atualidade, como noutras situações, agora que o F C Porto passa por momento delicado, iniciado em campanhas orquestradas por adeptos e jornaleiros de clubes do sul e a que uma franja de adeptos portistas se foi juntando, culminando no presente já com razões, é certo, derivado a diversos erros de percurso… eu continuo a confiar no “feeling”, qual sentimento de perceção, na perspicácia e amor clubista do Presidente do F C Porto, para resolver o assunto da melhor forma possível, conforme ele vir que deve servir melhor os interesses do F C Porto!

Armando Pinto

7 comentários:

  1. De acordo com o seu último parágrafo. Mas já agora diga-nos uma coisa. Com este Treinador ou com outro!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente artigo que aconcelho a ler a todos os Portistas e os que apenas se dizem Portistas nas horas boas quer dizer nas vitórias,a esses deixo uma sugestão quando não quer dizer bem não devem dar trufo aos adversários e alguma comunicação social sempre prontos a dizer mal dos nossos.

    ResponderEliminar
  3. Quanto à questão com este treinador ou com outro: Para mim o treinador do F C Porto, em funções, é sempre o treinador que apoio e desejo que triunfe.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  4. Gostaria que o Sr. Armando Pinto se pronunciasse sobre o maior ou menor portismo de comentadores em caixas de blogues. Uns, os verdadeiros e puros , dizem que se devia andar 19 anos sem ganhar nada para expurgar os Portistas exigentes. Muitos desses exigentes, têm mais de 43 anos de sócio, como é o meu caso, e terei de ser expurgado por ter a opinião que Lopetegui é o pior treinador que o Porto teve desde Tommy Doc ( e incluo Quinito, Fernando Santos e Octavio Machado)?

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo: Abro uma excepção, pelo tema, agora. Publico o comentário e apenos quero frisar que aqui todos são portistas. Senão, caso eu me aperceba que não, não merecem qualquer espaço. Contudo não costumo responder a anónimos, unicamente respeito e como tal publico, como nos casos presentes. Desde que as opiniões sejam bem educadas e intencionadas. Embora ache que a opinião que dá sobre o treinador atual deixe dúvidas, porque no artigo acima não é referido nada do género. Entretanto, terei todo o gosto em pronunciar-me, quanto ao caso acima referido, se o amigo se identificar. Caso contrário, obviamente não terá mais espaço aqui. Cumprimentos de apreço.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  6. Dou os parabéns ao autor do blog pela sua frontalidade e por não ter usado censura no comentário do comentador que se diz sócio do FCP. Se me permite, queria dizer que o ser sócio não faz ninguém simaptizante, porque o LFV orelhas também era sócio do Porto.

    ResponderEliminar
  7. Verdadeiros Portistas são os que estão com o Clube principalmente nas horas mais complicadas ; e não é estar no aeroporto à espera dos jogadores e treinador para vaia los e se calhar ser os mesmos a dar lhe palmadinhas nas costas na hora das vitórias. Hernani Rocha Açores

    ResponderEliminar