Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Constelação no firmamento eterno portista...


Com o Natal no horizonte e na proximidade do cintilante encanto natalício, piscando luzes decorativas apropriadas à quadra, brilham no alto do firmamento constelações de pessoas que nos são queridas, no relacionamento afetivo. Algo que, no caso do apego ao que respeita ao F C Porto, reflete exaltação eterna nas estrelas que perduram no firmamento portista, quanto a glórias que permanecem para sempre perante o que representaram e são, por quanto dignificaram a paixão pelo F C Porto.


Quando, na atualidade, se tem os olhos nos atuais representantes do clube, e sabendo que o futebol é força motriz do fenómeno desportivo, são os futebolistas que no presente vestem a camisola azul e branca os que têm hipóteses dessa popularidade, se forem capazes de por em campo a mística que tem sido forte atributo do Dragão. Devendo saber que outrora, quando havia menos possibilidades, houve muitos futebolistas que honraram a camisola do F C Porto, a pontos de ainda hoje estarem no Olimpo das simpatias da família portista, quer os que foram campeões, como outros que não tiveram essa possibilidade por motivos externos, como se sabe pelo conhecimento das regras do sistema federativo luso, mas sempre deram tudo e fizeram das tripas coração.


Nessa reluzente vista, é tempo de lembrar o espírito apoiante aos futebolistas do F C Porto que ao longo das épocas comeram pó e relva, conforme os tempos, jogando em campos pelados ou relvados. Aos quais é tempo de fazer uma homenagem, de reconhecimento e gratidão, que aqui, tomando o todo pela parte, consiste numa condizente galeria de caras e nomes de diferentes gerações. Colocando, como exemplo, alguns ídolos do passado, através de bocados de arquivo pessoal, feito por um portista em tempos de infância e seguinte adolescência. Como simples fragmentos, entre outros, a mostrar aos futebolistas dos dias de hoje que se derem o melhor de si e assim forem dignos da chama que aquece os corações portistas, também um dia constarão como estrelas do encantamento que envolve o firmamento portista.

Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

3 comentários:

  1. Pois é, muitos destes atletas "comeram pó e relva", como diz.
    Hoje, alguns atletas do nosso clube, acham que a relva não está tão "fresquinha", quanto devia ...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Grandes jogadores que ajudaram a escrever a história do FCPorto . um abraço. H.Rocha Açores.

    ResponderEliminar
  3. Não sei se é saudosismo ou outra forma de ver as coisas a que a idade nos submete, mas estes homens, que foram os nossos ídolos, sentiam a camisola azul e branco tanto ou até mais ainda do que os próprios adeptos. Hoje, seguramente , já não é tanto assim...


    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar