Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 30 de janeiro de 2016

Estoril, 1 – F. C. Porto, 3: Bom teste… superação importante… o F C Porto está vivo e a equipa principal do futebol portista reanima!


Liga - 20ª Jornada:  Estoril Praia-FC Porto 1-3 – golos de Aboubakar, aos 18 minutos, Danilo Pereira aos 33 m e André André aos 82 m, em viranço de resultado, na resposta ao 1-0 do Estoril marcado aos 3 minutos e pouco de jogo….


Está vencida uma jornada importante do campeonato nacional, da atual Liga, com a vitória do F C Porto no campo do Estoril. Em momento deveras determinante no evoluir da situação e logo com uma recuperação, como foi no virar dum resultado desfavorável quase desde início para um desfecho categoricamente favorável. Algo que não acontecia fazia tempo, que até já parecia demasiado alongado para nosso gosto e boa habituação de anos ainda recentes. E num matar de borrego, ganhando à psicose das constantes referências a resultados do passado naquele recinto, nos arredores de Lisboa. Assim como superando as adversidades, além da arbitragem, pois desta vez apesar dum penalti que passou em claro, a equipa do F C Porto marcou golos que excederam o golo adversário e pelo menos um outro golo que o árbitro não permitiu, com o tal penalti escamoteado, desta vez. Além de ter sabido ultrapassar mais a habilidosa arbitragem com amostragem de cartões à moda do sistema sulista. Mas, acima de tudo, o que se passou em campo, em jogo jogado, mostra que o F C Porto está vivo, jogando de forma mais clara, não só em efeitos de vista, como foi desta feita com um equipamento mais alegre, mesmo que alternativo, de branco, mas também e sobretudo com mais acutilância e confiança. Pese algumas falhas que com o tempo poderão ser corrigidas. Nem tudo foi bom, nem podia ser, mas que desta vez isto foi melhor, foi.


Para a história, que faz a nossa memória, esta vitória merece uma referência especial, assim, porque efetivamente é de boa memória. E o futuro continua com boas perspetivas de tudo ainda ser possível. Haja fé e, mais que nunca, unidade e unicidade, total identidade e apoio à nossa equipa, ao F C Porto, ao que nos une e motiva. O que é feito com crença e querer tem muita força!



Armando Pinto

6 comentários:

  1. Jogo muito razoável, muito empenho, alegria na cara dos jogadores, muita pressão á saída dos jogadores adversários, menos posse de bola (e depois?), MUITO menos passes para o lado e para trás. Muita coisa diferente para um jogo só.
    Ainda vamos chegar a tempo, precisamos de ganhar os dois próximos jogos ou pelo menos ganhar um e empatar o outro (Benfica). Ainda vamos a tempo ...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, ter treinador faz toda a diferença.
    Os jogadores são muito, mas muito melhores do que o que o entrevistado do AS diz. Se houver confiança seremos campeões.

    ResponderEliminar
  3. Com um defesa central de categoria e um avançado que marque golos e não um cepo como o Abou ainda podiamos ganhar alguma coisa.

    ResponderEliminar
  4. Peço aos anónimos o favor de se identificarem sempre, nem que seja só com o nome no fim da mensagem, pois senão terei de deixar os comentários assim (anónimos) fora... Não é só os que dizem mal ou de modo incorreto que deixam de ser publicados, também quaisquer outros sem identificação costumam ser anulados. Hoje como estou muito bem disposto passa(m). Mas de futuro...
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  5. Já se vê futebol!! Pena o festival de golos falhados, mas só falha tantos quem cria muitos e gosto mais de ter o golo como objectivo do que ter a posse estéril.
    Era escusado a táctica sair em todos os jornais, o Estoril tentou aproveitar bem, mas temos laterais à Porto e quando assim é não vai lá quem quer.
    Pelo meio ainda muito macios a defender, o adversário chega muitas vezes à frente dos centrais sem ninguém meter o pé e o Marcano dá tudo o que tem mas não chega, sobretudo em inteligência. Acho inacreditável que não tenha vindo mais um central, mas esperemos que o Peseiro ainda consiga dar a volta a esse aspecto. Depois dos 10 minutos passámos a defender no meio campo, que é uma alternativa mas não dá para tudo. Sem rigor defensivo vamos passar um mau bocado contra lampiões, lagartos e dortmund. Mas ainda há tempo para evoluír.
    Força Porto!

    ResponderEliminar
  6. Houve uma nítida mudança na dinâmica de jogo da equipa com o novo posicionamento das pedras no relvado, sobretudo quando virada para o ataque e nos momentos de defender. Houve claramente mão de José Peseiro na melhoria o que é uma esperança para concretizar num futuro próximo.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar