Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Mudança de treinador da equipa principal de futebol do F C Porto?!


Depois de tudo o que se tem passado, Julen Lopetegui deixou de ser o responsável pela orientação da equipa principal do F C Porto. Resultando, enfim, toda a máquina montada de desestabilização por parte dos adversários, através de autêntica campanha oleada pela comunicação social afeta aos clubes de Lisboa, numa onda em que parte significativa de adeptos portistas se deixaram levar, mais uma vez.  Como de exemplos anteriores, em que a mudança não teve resultados práticos. 

Quem dera que desta feita tudo dê certo e resulte melhor. 

Com toda a contestação que, como bola de neve, foi crescendo e levou a que os futebolistas jogassem com medo subtil de escorregar em piso deslizante, já não havia tranquilidade. E assim teve mesmo de haver mudança de treinador, pois não é possível mudar muitos jogadores e outros intervenientes. 

Fica contudo algum alívio, na esperança que possa advir acalmia ou pelo menos deixe de haver tanto ruído. Mas, de futuro, vai-se ver se não aparecem outras campanhas que possam dar jeito a alguém...?!

Agora (escrevendo-se ao virar do dia, de quinta para sexta-feira, sem confirmação da variedade das notícias, ainda... enquanto o Porto Canal tem estado alheio, mudo e quedo, deixando as outras estações televisivas darem as novidades...), para já sabe-se que o treino desta sexta será com Rui Barros, que até venceu entretanto uma Supertaça em passagem episódica pelo comando da equipa senior portista. E assim, como também ele era membro da estrutura que acompanhou o espanhol durante um ano e meio, comandará o treino e poderá fazer a transição para o novo timoneiro que vier.


A partir daqui tem de acabar, de uma vez por todas, entre os verdadeiros Portistas, quem esteja à espera de uma ou outra situação. Não que haja melhores portistas que outros, tudo o que é portista é bom e todos os Portistas gostam do F C Porto, quer os que podem acompanhar as equipas, os que acompanham mais toda a realidade, como os que conhecem a história, os que vibram com as vitórias e sofrem com as derrotas, mas sempre firmes se mantêm. O F C Porto ama-se ou deixa-se. E o que os outros dizem ou pensam não nos interessa para nada, nem deve afetar. Acabem-se lamúrias de casos internos, se devia jogar este ou aquele, etc. e tal. Importa só e unicamente que o F C Porto vença e esteja acima de tudo. Os nomes e as pessoas passam e o clube fica. Quando órgãos de informação, jornais, rádios e televisões, leia-se jornalistas, com nítida tendência benfiquista e sportinguista, criticam alguém do F C Porto ou qualquer realidade portista, é porque lhes convém minar o ambiente. Sempre aconteceu isso e assim sucederá. O país está inclinado, tudo corre para baixo, para sul… em Portugal continental e arredores. Como até em Espanha agora melhor ficaram a saber com o que chamaram e fizeram ao Lopetegui, que era e é Basco, com honra para quem tem posição e carácter, mas também humano, obviamente. Treinador que triunfou em competições importantes à frente da seleção espanhola de esperanças e em Portugal, no Porto, não foi feliz.

Agora… O PRÓXIMO TREINADOR DO F C DO PORTO, seja qual for o que possa ser escolhido, SERÁ O MEU TREINADOR, a partir do momento em que assuma funções à frente do F C Porto. 

Armando Pinto

N. B. : Nesta época, em que perfez 31 anos, desde o desaparecimento de Pedroto deste mundo, a 7 de Janeiro, atente-se numa curiosidade interessante e que explica muita coisa:

Pedroto (tal como recordamos no anterior artigo, de evocação do próprio dia) está no mausoléu do F C Porto. Onde repousam Glórias do F C Porto. Algo a que a comunicação social não dá realce, porque os outros, quer do Benfica como do Sporting, não têm nada do género, para poderem ter sepultados lado a lado os seus melhores... Admira assim os demais clubes portugueses de nomeada, sobretudo, não terem um mausoleu para guardar os restos mortais dos seus grandes nomes, e ninguém se referir ao caso. Talvez porque o F C Porto tem – o mausoléu no cemitério de Agramonte, na cidade do Porto, onde repousam Históricos do F C Porto como Pinga, Acácio Mesquita, João Augusto Silva, Siska, Lopes Martins, Pavão, Lopinhos, Pedroto, etc. etc.

Se fosse ao contrário, como seria badalado o caso, virando até do avesso fantasmas do imaginário?!

A.P.

7 comentários:

  1. Com a devida vénia, faço minhas as suas palavras. Acrescento apenas, a tristeza que é para um portista que o seu clube tenha um canal de TV e o mesmo, que eu saiba, não abordar a situação não só do resultado final (esperado), mas ao longo dos últimos tempos.

    ResponderEliminar
  2. Análise correta e bem dirigida. Que não se vê desta forma noutros sítios e sabe-se porquê. Noto que o Rui Vitória do Benfica perdeu sempre que jogou contra Sporting e Porto, vai a 4 pontos do 1º lugar do campeonato igualmente, já não pode ganhar a Taça de Portugal, a sua equipa tanto faz grandes jogos como se estende ao comprido e ele não é criticado, e o Jesus teve vergonhosos deslizes nas provas europeias no Benfica e depois já no Sporting onde nem chegou a conseguir entrar na Champions, também está fora da Taça e é mais do mesmo. Triste que no Porto haja muito quem não saiba separar as coisas. Pinto da Costa segurou o Lopetegui enquanto conseguiu e de futuro vamos a ver o que vai vir. Estou como aqui diz a torcer para que ao menos com isto possam vir melhores dias.

    ResponderEliminar
  3. Com agradecimento aos leitores amigos que comentaram este artigo com educação e bom senso, quero referir que apenas houve mais um comentário desta vez, entretanto. Isto para dizer que nem foi preciso apagar assim tantos. E esse que foi para o lixo curiosamente criticava um lapso escrito, daqueles que acontecem ao teclar numa letra ao lado, como se sabe, mas criticando com uma mensagem (a dele) na qual apareciam alguns erros, esses de quem não sabe mesmo escrever português escorreito. Enfim.
    Quanto a críticas contraditórias, está o caso encerrado.
    Quanto ao resto, continuo a dizer que agora o importante é o sucesso do F C Porto!
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  4. Totalmente de acordo. E os verdadeiros Portistas vêm-se é nestes momentos.Claro que o próximo treinador do FCPorto será um alvo a abater pela imprensa lá de baixo; só estão à espera do nome para a máquina começar a funcionar.Para finalizar desejar boa sorte ao Sr Lopetegui onde quer que ele vá. Abraços Portistas . Hernani Rocha Açores

    ResponderEliminar
  5. Bem dizia aqui que outras campanhas viriam. Anda agora uma notícia pela internet e parece andar nos jornais que Casillas teme o seu futuro após saída de Lopetegui....
    Iker Casillas acredita (...) que a sua vinda para o FC Porto esteja relacionada com uma forte aposta de Lopetegui, daí temer o seu futuro, uma vez que o técnico basco já não pertence aos quadros portistas...
    Já estão a virar a direção dos ataques?

    ResponderEliminar
  6. Depois de consumada a saída de Lopetegui e este estar a teimar querer receber prémios de possíveis vitórias, que ainda possam ser alcançadas posteriormente, e a querer receber a totalidade do contráto, já poucos portistas devem estar a gostar dele, mesmo os que o defenderam e bem, antes. Mas lamentavelmente agora a comunicação sulistas já o defende e dizem na bolha, rascor, correio da manha, etc. que devia ter sido mais apoiado no Porto.

    ResponderEliminar