Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Presente e Futuro do F C Porto: Destino mais romântico que queremos para o nosso Clube!


Como a memória se faz a partir do presente, cujo dia de ontém já faz parte da história; e porque uma derrota a ultrapassar pode ser mãe de futuras vitórias, conforme dizia Pedroto por suas palavras em tom convincente, aqui estamos  pelo que o F C Porto nos diz  respeito.

Há um jornalista, por acaso dos poucos que nos parece se poder apreciar dum jornal lisboeta, e escreve normalmente bem com figuras literárias interessantes, que costuma dizer (numa metáfora, da qual passamos livremente para palavras nossas) que o futebol vistoso, atrativamente bem jogado, é como a Sara Sampaio aos olhos dos espetadores.

Há esse desejo entre os apoiantes portistas, embora conte sobremaneira os resultados. Mas bem se pode juntar tudo isso, se até a Sara Sampaio, a bela manequim de fama mundial, é do Porto, sendo a cidade Invicta a sua terrinha, como dizem os brasileiros (afirmando assim porque consideram que é uma forma carinhosa de tratar o país de origem de muitos deles).

Ora numa relativa proximidade ao dia de S. Valentim, que já faltou mais para chegar, sendo a também Portista Sara Sampaio “a musa absoluta da campanha de dia dos namorados” duma marca de renome, apetece mesmo que a sensualidade de palavras passe aos atos, para desatar os nós que têm andado a impedir um futebol jogado de forma capaz de nos voltar a entusiasmar. O que mais nos enche de esperanças num futuro melhor sob a batuta de Peseiro. E nos ficou nos sentidos das palavras e feições de confiança patentes na sua apresentação oficial. Por coincidência esperançosa, em dia de efeméride agradável, fazendo anos que no mesmo dia de calendário, há uns bons anos, também ocorreu a entrada em funções de Mourinho no Dragão.

Para melhor dispor as hostes, depois, à noite do mesmo dia, ouvimos Pinto da Costa a falar à nação azul e branca, à família Portista, finalmente, vendo-se no Porto Canal o Presidente do F C Porto a explicar situações e a reforçar a moral coletiva, inclusive mostrando que está aí para durar, confirmando que se vai recandidatar a mais um exercício da longa e frutuosa presidência que tem elevado bem o nosso clube.

Gostei sinceramente, como Portista, deste rejuvenescimento e inerente revitalização do semblante clubista, no sentido de união que pode e deve regressar ao nosso ambiente comum. Ficando deveras crente numa recuperação da mística que tem sido apanágio da grande coletividade que sentimos como parte integrante de nós.

Que este período resulte num bom enlace é algo que bem desejamos e pode ser possível, para mais em tempo propício, na tal aproximação à época celebrativa dos namorados. Quando se gosta, tem de se mostrar que se gosta mesmo, sem pensarmos em nós mas no bem de quem gostamos, neste caso o F C Porto.

Assim sendo, é assim que ansiamos seja o presente e futuro do F C do Porto, qual destino mais romântico, de modo arrebatado, entusiasmante e apaixonante, como queremos para o nosso Clube!


Armando Pinto

2 comentários:

  1. Foi um regalo para a alma portista e um consolo para as atribulações por que estamos ( o povo da Nação portista) neste momento, ver e ouvir o nosso grande Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, bem como certificarmo-nos da sua saúde mental e física que nos dá a esperança de o ter como timoneiro do nosso grande Clube ainda por muitos mais anos.
    Jorge Nuno foi claro e objetivo no seu discurso tendo abordado francamente e com clareza todos os aspetos da vida do FC do Porto nos últimos tempos, dando-nos uma imagem positiva e otimista quanto ao futuro.

    Uma enorme Figura do dirigismo desportivo português e um vulto de dimensão superior muito à frente de qualquer outro.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Jorge Nuno Pinto da Costa anunicou a intenção de se recandidatar a um novo mandato à presidência do FC Porto nas eleições que irão acontecer na primavera. Esta foi a principal notícia na entrevista ao Porto Canal, em que também disse ter vontade de construir um centro de formação, destinado às equipas jovens e que espera poder concretizar no novo mandato, caso seja eleito. Leia aqui a sintese do que disse o presidente.

    Admirável e esclarecedora entrevista, que mostrou um Pinto da Costa em grande forma, capaz de desmontar as incómodas perguntas de Juca Magalhães, que não teve problemas em abordar os temas mais delicados, no que foi também uma espécie de prova de maioridade do nosso canal. O Porto Canal é do FC Porto, mas tem massa crítica e uma perspetiva independente, o que é uma garantia de boa informação.

    José Peseiro falou pela primeira vez como treinador do FC Porto, na cerimónia de apresentação, e o que disse é importante e motivador. Depois de afirmar que chega para “vencer e para ajudar os jogadores a vencer”, prometeu mudanças na forma de jogar: “Venho com as minhas ideias. Tenho uma maneira de treinar diferente, de ver o jogo de forma diferente e esse é o caminho”. O treinador do FC Porto disse muito mais, leia aqui, porque no fim há uma mensagem para todos nós.

    Antes, José Peseiro orientou o primeiro treino, que coincidiu com o início da preparação para o jogo com o Marítimo, domingo, às 20h30. Alberto Bueno (tratamento e ginásio) e Evandro (tratamento) continuam sem trabalhar com os companheiros, em recuperação de lesões.


    Dragões Diário

    ResponderEliminar