Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

F C Porto mantém o apetite com doçura vitoriosa // Liga, 24ª Jornada: Belenenses-FC Porto: 1-2 !


Nesta altura do campeonato o que mais importa é ir vencendo, continuando a vencer cada jogo e mantendo posição que possibilite a chegada mais acima. Como aconteceu este domingo na vitória diante do Belenenses, em pleno estádio do Restelo, onde se venceu o velho teimoso que facilitou a vida aos adversários compinchas de Lisboa e, como sempre, fez vida difícil ao F C Porto.

Assim sendo é ainda mais saborosa esta vitória, com sabor a pastéis de Belém que deixaram um bom sabor, desta vez.


Continua assim o sonho, não por sonhar ser fácil, como era o título dum filme à antiga portuguesa, mas porque deste modo segue acesa a chama do título cimeiro do futebol nacional.

Num campo tradicionalmente difícil, onde inclusivamente nos dois últimos anos a equipa do F C Porto averbara dois empates, agora sorriu um melhor resultado. Sem contudo se poder esquecer que no total dos jogos em casa do Belenenses o F C Porto tem melhor pecúlio, e melhor ainda também no atual estádio azul, que o clube do Restelo passou a ter a partir de 1956. Havendo alguns laços interessantes a reter, entretanto, sabendo que há velha tradição mútua entre os dois clubes das mesmas cores azuis e brancas, qual é de na visita ao Porto os homens de Lisboa entrarem em campo com toda a equipa a transportar em mãos o pano da bandeira do F C Porto, e o F C Porto nas idas a Lisboa depositar no estádio do Restelo (pelas mãos do capitão, mais dos subcapitães e com a presença de toda a equipa e seu dirigente delegado da ocasião) uma coroa de flores no monumento ao futebolista Pepe, emblemático do clube da Cruz de Cristo. Ocorrência que os representantes do F C Porto efetuaram agora, mais uma vez, aquando do encontro deste domingo no estádio do Belenenses, continuando a levar uma coroa de flores ao mausoléu de Pepe, como se verificou antes do início do jogo.

Virá a propósito recordar: «Em Setembro de 1932, menos de um ano depois da morte de Pepe, do Belenenses, em 1931, era inaugurado no antigo campo das Salésias um mausoléu para perpetuar a memória do mesmo jogador, monumento depois transferido para o Restelo, com a construção do estádio, onde ainda se encontra. Desde então, o FC Porto presta homenagem ao Belenenses através dessa reverência a Pepe, colocando uma coroa de flores junto à sua imagem, antes da entrada em campo». 


O pessoal afeto ao F C Porto merecia esta vitória e estão de parabéns os muitos portistas que, dos mais variados pontos do país, foram apoiar a nossa equipa ao recinto do Belenenses e ajudaram a compor o panorama das bancadas com tão numerosa assistência, no ambiente daquele estádio que quase nunca enche, melhor dizendo fica com grande parte dos lugares vazios, fazendo sentir o frio do cimento tão à vista.

Em suma, o F C Porto venceu e nesta segunda-feira acordamos mais bem dispostos.

Por mais que se olhe às exibições, conta sempre mais o resultado. E isso está à frente dos olhos e sentidos. Continuando o F C Porto a conseguir superar as dificuldades e oposições, permanecendo em boa posição, à espreita de melhor, se for possível. Com muito trabalho de consolidação pela frente e de mentalização, de permeio. No F C Porto tem de se ser bom em tudo e sempre, especialmente bem melhor que a concorrência.

Armando Pinto

2 comentários:

  1. Durante 3 anos não vencíamos 3 jogos seguidos em Lisboa, até agora. Ultimamente já foram 3 aviados: Estoril, Benfica e Belenenses. UUaauu!

    ResponderEliminar
  2. O primeiro objetivo era não perder e foi conseguido. O encontro acabou por não ser aquilo que inicialmente se poderia pensar pudesse vir a acontecer, dada a inesperada subida de produção da equipa de Belém na segunda parte.
    Apesar de tudo o Futebol Clube do Porto fez o bastante para merecer o triunfo e poderá agora encarar com mais otimismo o que vem a seguir, tanto o que acontecer em Alvalade como, a seguir, em Braga. José Peseiro tem, agora, alguma possibilidade de corrigir alguns dos aspetos menos bons do sistema tático e os jogadores (alguns deles) terão algum tempo para restabelecerem os níveis físicos adequados às exigências dos desafios que esperam a equipa para chegar ao primeiro lugar.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar