Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Vitória relançadora, de recuperação valorosa! Campeonato da Liga Portuguesa de futebol: SL Benfica, 1 – F C Porto, 2


Vitória relançadora, de recuperação valorosa!

Campeonato da Liga Portuguesa de futebol: SL Benfica, 1 – F C Porto, 2

^^^^
O F C Porto venceu em Lisboa o Benfica, na própria casa do clube SLB do regime BSB antigo e do estado moderno da Liga e congénere Federação. Uma vitória acontecida em pleno estádio da Luz atual, que tem sido sistematicamente posto às escuras, como salão de festas de grandes vitórias portistas.


Quando lá por Carnide, e arredores da comunicação social difundida para muito lado, cantavam vitória antecipada, contando com benesses de arbitragens como na maioria das vezes tem ocorrido nestes tempos que correm, a equipa do F C Porto chegou lá e venceu, concludentemente, impondo uma derrota importante aos homens das camisolas encarnadas, do regime (termo usado antigamente e que se manteve, convém não esquecer nem deixar ser adulterado, provindo dos tempos do Estado Novo, regime protetor do clube, então para não se mencionar o nome vermelho, conotado com esquerda política). Políticas à parte agora, quando nestes tempos atuais nem dá gosto defender qualquer lado, mesmo que moderado ou simplesmente diferenciado em nomes, quer de esquerda quer à direita, serve de algum lenitivo outras evidências de atenções, como é o foco em que incide o desporto de alta competição. E o futebol, pese as artimanhas que persistem, ainda é uma válvula de escape para crises de outros valores.


Ora, esta vitória do F C Porto em Lisboa revelou-se, mais uma vez, num triunfo da virtude, tanto que, mesmo assim, ainda houve uma valente agressão benfiquista a um jogador do F C Porto, no caso ao Danilo, mas, contudo, desta feita acabou bem, pois ao não ter sido marcada a falta nem admoestado na hora o agressor, permitiu que no desenrolar da jogada o F C Porto tivesse marcado o seu e nosso primeiro golo do jogo, resultado assim num bom e exemplar castigo do bem contra o mal…  


Pois então, numa noite de brilho da estrela Casillas e bom desempenho dos restantes componentes da equipa portista, o F C Porto arrancou para uma vitória moralizadora, de recuperação do resultado, virando o marcador, à imagem do que acontecera no mesmo estádio anos antes com a equipa comandada por Vítor Pereira, além de algumas outras anteriores, obviamente.

Fica deste modo relançada a luta pelo campeonato, numa recuperação que torna tudo possível ainda. Caso não apareçam árbitros como o tal Rui Costa, que esta época já roubou cinco pontos ao F C Porto, enquanto os manda-chuvas da Liga e da Arbitragem esfregam as mãos. Algo que não pode continuar a suceder. E se Pinto da Costa é multado oficialmente por criticar, como dizem os senhores da Capital, quando até tem estado demasiado calado, então que lute mesmo por todos os meios, à maneira como se soube impor antes no mundo do futebol. Ficando os apoiantes à espera que apoie mais o treinador, colocando-se publicamente mais ao lado de Peseiro e de toda a estrutura, como fazia no tempo de Pedroto.


Estamos assim em tempo de todos os Portistas estarem com a equipa do F C Porto. Como bem fizeram todos os heróis que se deslocaram até à beira do (centro comercial) Colombo, para estarem com a nossa equipa, em apoio ao F C Porto; e, como o descobridor da colocação do ovo em pé e também da América, mostraram que o que é preciso é acreditar nas convicções. Assim como a nossa equipa, como mostrou nesta inesquecível noite de sexta-feira, deve continuar a cerrar os dentes e acreditar sempre, lutando e jogando, a pontos de poder dar a volta a tudo.

Como é normal, o F C Porto para vencer e ser campeão não pode ser igual só aos outros, tem de ser muitíssimo superior. E nós temos equipa assim!


Moral da história, em suma: 
 Foi uma grande alegria. Aqui para o autor destas letras, a maior alegria que tive este ano, para já. Tinha uma fé miudinha, mas estava com receio. Afinal aconteceu. E esta heemmm?! Já andavam a gabar-se, os jornaleiros sulistas e outros que tais, dizendo que o Porto não ganhava em Lisboa há muito, o que até nem era assim há tanto tempo, mas agora têm de voltar a fazer novas contas. Aliás o Benfica não foi campeão durante os cinco anos em que o F C Porto foi pentacampeão, só para dar um exemplo, e nada era referido quanto a abstnência... de sexta-feira quaresmal, como era o dia, realmente. O Sporting não é campeão há nem sei quantos anos, e agora por ir à frente da classificação da Liga até parece que é campeão crónico... Enfim. Mas, com esta grande vitória portista, voltam a ter que se preocupar com o F C Porto, que ainda vai receber o Sporting no Dragão, além de haver ainda muitos mais jogos e o campeonato se alongar.

Armando Pinto

4 comentários:

  1. Muita coisa estava em jogo nesta partida que o Futebol Clube do Porto não poderia perder. Pelo que já conheço (não vi o jogo pela tv) o triunfo é imaculado e a equipa (os jogadores) tiveram um comportamento exemplar em todos os aspetos mas notoriamente com toda a alma. Este
    e o FC do Porto que queremos (e conhecemos) independentemente dos resultados que obtenha, em todas as situações que tenha que os conquistar mesmo lutando contra forças obscuras que se movimentam "por fora" das quatro linhas.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Antes do nosso 1º golo houve agressão de Samaris ao Danilo perto do meio campo, mas o artolas do árbitro benfiquista não olhou, estava a ficar de lado. Só que o auxiliar viu mas deixou passar. Foi bem feito ter entrado golo na jogada !

    ResponderEliminar
  3. Para quem estava «morto», não foi nada mau.
    Agora, nos próximos jogos temos de continuar vivos...

    ResponderEliminar

  4. Poeta Azul

    BENFICA «« ( 1-2 ) »» PORTO !...
    Árbitro: Artur Soares Dias
    22ª. Jornada, jogo em 12/02/2016.

    Eu este jogo não vi, (tenho a NOS)
    Pois de casa não saí,
    E nem o relato ouvi ...
    Mas grande orgulho senti !
    Benfica cedo marcou, (18'-Mitroglou)
    E o Porto não se rendeu...
    No momento que empatou (28'-Herrera)
    O "MAIOR"" emudeceu !!!
    Um golo nada adornado,
    Criado ao primeiro toque ! (65'-Aboubakar)
    Triunfo estava alcançado...
    No jogo era o seu enfoque !
    Na Luz uma "remontada"...
    Não é para qualquer um !
    A Águia saiu consolada
    Por apanhar no bumbum !!!
    A Águia em campo entrou
    Toda inchada e emproada !
    Como o Dragão a queimou...
    No fim ficou depenada !
    Jogo de "favas contadas",
    Toda a gente isso dizia !
    As contas saíram furadas...
    E agora é só AZIA !!!
    No grande inferno da Luz,
    Fogo lançou o Dragão !!!
    Sua chama a cinzas reduz ...
    Peneiras de Bi-Campeão !
    Benfica foi superior,
    É coisa que ninguém nega,
    Mas o nosso Treinador...
    Mostrou ser grande estratega !
    O Casillas foi gigante,
    Pois na "banheira" show deu !
    Teve uma noite brilhante...
    Que a muitos surpreendeu !
    Todos os seus detractores,
    Ao vê-lo assim defender,
    Sendo da bola doutores...
    Vão dar o braço a torcer !
    Vicente del Bosque viu
    O Casillas a brilhar,
    E nisso prazer sentiu
    Por nele ainda confiar !
    Chidozie Nigeriano,
    Foi uma agradável surpresa !
    Eu penso que não me engano
    Em ver nele uma certeza ! (e não uma esperança)
    O Porto está diferente,
    O seu "chipe" já mudou !
    Hoje isso viu toda a gente...
    E a esperança voltou !
    Toda a Equipa à que louvar,
    Sem o Peseiro esquecer !
    Porto está a melhorar...
    Mais alegrias vamos ter !!!
    SUPER-DRAGÕES OBRIGADO !!!
    Vocês são mesmo incansáveis !
    Com o vosso apoio dado...
    Todas as vitórias são viáveis !
    O juiz Artur Soares Dias
    Usou de imparcialidade !
    E assim deu-nos alegrias...
    Dela tínhamos saudade !!!

    De:POETA AZUL.
    13/Fevereiro/2016.

    ResponderEliminar