Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 15 de março de 2016

F C Porto continua vivo!



Com grande afluência, realizou-se mais uma Assembleia de sócios de F C Porto. Numa demonstração que a realidade é diferente da que tem sido difundida em certos meios.

Moral da história? - O F C Porto está vivo e bem vivo. Como se vê pelo receio que continua a causar aos invejosos adversários, a pontos de causar motivos de tentativas contrárias. Algo que seria desnecessário se estivesse tao mal como os inimigos procuram fazer crer. A ponto de mentirem descaradamente, na ideia de fazerem passar mensagens desestabilizadoras. A tal vã cobiça, firme em certas mentalidades, que não olham a meios para atingir fins, tentando enfraquecer os mais fortes .

Ora, como é possível as inventonas que andam pela comunicação social, sobre a mesma Assembleia Geral do F C Porto, que ontem, segunda-feira dia 14, clarificou melhor a situação dentro do F C Porto. Cujas descrições que circulam nos jornais e alguns canais televisivos, são completamente diferentes do que contam as pessoas que lá estiveram, associados portistas obviamente. Pois que os presentes só podiam ser sócios do F C Porto.

Segundo algumas opiniões de pessoas de confiança, ficou a convicção de «que o clube está vivo, e bem vivo, e que tem gente capaz de dar a cara pela nossa causa, e de enfrentar a guerra dos próximos anos, vencendo uma a uma cada batalha que se nos deparar...» Tendo ali «os sócios falado de livre vontade e ficado a saber o que se passa dentro do clube» Tanto que «usou da palavra quem quis e ao contrário do que muitos querem fazer passar, ninguém foi assobiado ou impedido de dizer o que pensa. Falaram sócios de todo o tipo, do mais velho ao mais novo, sócios com o dom da palavra como advogados a sócios com a 4ª classe, e, muito importante, nunca foram interrompidos pelo presidente da mesa. Tudo se passou dentro da maior normalidade em democracia como é apanágio do nosso clube, onde um sócio desde sempre vale um voto. »

Depois, como de costume, sugestionando continuidade das campanhas que durante a época foram engrossando e levaram na onda boa percentagem de adeptos, aparecem disparates de ambiente diverso. Levando a pensar que se futuramente houver alguma animosidade para com certos órgãos de comunicação, será por expressa culpa dos agentes escribas e repórteres desses mesmos meios da comunicação…

Os assuntos duma família são tratados em família. Os casos desta Assembleia do F C Porto naturalmente foram abordados entre os sócios portistas, no interior da família azul e branca. Se entre os associados houve quem tirasse fotos para serem enviadas aos adversários e depois procurasse ainda transmitir falsidades, só mostra como realmente há infiltrados dentro do clube. E mentirosos. Tanto como os não sócios que ficaram fora a relatar, com suas intenções.

Com isto se prova que não se pode dar ouvidos nem atenção demasiada a profetas de desgraças e adeptos encobertos.  O F C Porto é muito grande, por isso causa tanta cobiça.


Armando Pinto

5 comentários:

  1. Ninguém melhor retrataria esta Assembleia muito concorrida por cerca de... 300 associados.

    Tudo bem e em ordem para... MEMÓRIA FUTURA que não será muito longinqua (neste... MEMÓRIA PORTISTA!)

    Apreciamos o pedido de unidade do "macaco no jaguar" (como é conhecido o lider dos Super Dragões") que ainda reitrou confiança no presidente. Pudera...


    Ainda somos (e seremos) o saudoso leitor de "O Porto" que relatava as Assembleias imparcialmente...

    ResponderEliminar
  2. Segundo alguma imprensa a Assembleia no Dragão teria tido cerca de 350 sócios, a mim pareceu mais, sendo coisa assinalável por ultimamente não terem estado nem 100 noutras assembleias do clube. O que na verdade mostra mais interesse desta vez. Mas pelo que vi também a sala era pequena, portanto penso que numa próxima seria melhor no Dragão Caixa, como noutros tempos era no gimnodesportivo das Antas, que nos últimos anos teve o nome Américo Sá. Verificamos no geral que foi produtiva na forma de todos poderem dar opinião e puxar brasa à nossa sardinha. Agora que não caia no esquecimento o que lá se falou. Temos de estar unidos, porque o clube é que ganha ou perde com a maneira como os portistas se deixam ou não iludir pelos pasquineiros dos clubes de Lisboa e adeptos falsos do Porto.

    ResponderEliminar
  3. A bolha e o rascor mentiram com uma pseudo agressão, fora das instalações segundo esses mouros, coisa que ninguém viu, a um jornalista qualquer. Se fosse verdade, porque não mostram imagens disso, em filme, corridas ou paradas, ou por fotografia? Outros jornalecos seguiram essa mentira. Mas não conseguirão enganar pessoas inteligentes.
    Outras telvs mentiram noutros pontos. Eles espreitam por todos os meios.
    Assim sendo, já o F C Porto desmentiu a parte de dentro:

    COMUNICADO

    A Rádio e Televisão de Portugal, através dos seus canais RTP 1 e RTP 3, está a passar uma peça falsa sobre a Assembleia Geral do FC Porto de ontem à noite. Diz a peça que os associados que quiseram participar “encontraram uma sala pequena e quase cheia com funcionários do clube e elementos das claques”. Baseia-se a RTP na afirmação “segundo a imprensa desta manhã”.
    É falso que a sala estivesse quase cheia com funcionários e elementos das claques. Todas as pessoas que quiseram participar na Assembleia Geral tiveram de fazer prova da sua condição de associado no gozo dos seus direitos associativos e todos acabaram por poder participar, embora alguns o tivessem que fazer de pé.
    A RTP é um canal público, pago por todos nós, a quem se exige um especial cuidado no escrutínio da informação que emite. A boa informação é sempre a informação verdadeira. E só essa.

    ResponderEliminar
  4. Mais...

    COMUNICADO

    “O Sindicato dos Jornalistas emitiu ontem um comunicado por causa de uma alegada agressão a um repórter de imagem no exterior do Estádio do Dragão. O FC Porto estranha que o Sindicato dos Jornalistas se substitua a qualquer investigação das autoridades e identifique os autores do incidente como adeptos do nosso clube. Com que factos se suporta o Sindicato dos Jornalistas para assegurar que se tratam de adeptos do FC Porto? Já não seria a primeira vez que incidentes nas imediações do nosso estádio foram protagonizadas por adeptos de outros clubes, como aconteceu, por exemplo, antes de um FC Porto-Sporting em que um numeroso grupo de adeptos, que se veio posteriormente a averiguar serem do Sporting, protagonizou vários episódios de violência.

    O FC Porto condena todos os géneros de violência e este caso deve ser tratado na esfera das autoridades policiais, as únicas com competência para averiguar o que realmente aconteceu.

    Pior é o Sindicato dos Jornalistas cometer o erro primário de relatar factos que não viu, não confirmou e, ainda pior, sem ouvir uma das partes visadas – são regras elementares do jornalismo. Não é verdade que o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, ou qualquer outro dirigente, tenha tecido “duras críticas à imprensa”, como refere o comunicado do Sindicato dos Jornalistas. Mas mesmo que o tivesse feito, o que nunca aconteceu, o direito à crítica, mais ou menos dura, é uma base da democracia e era só o que mais nos faltava do que um sindicato dos jornalistas a defender um qualquer género de censura. Um destes dias ainda sai um comunicado a condenar o S. Pedro pelo mau tempo quando os jornalistas fazem a cobertura de tempestades.”

    ResponderEliminar
  5. Os galinholas andam tão preocupados em atacar que alguém informou um jornal espanhol dum jantar de Pinto da Costa com uma pessoa que... já morreu há anos atrás. Aquele pasquim de banda de lá da fronteira acreditou e publicou. Temos de estar atentos. Esta foi fácil de desmontar, mas quantas não são atiradas e pegam?

    ResponderEliminar