Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Primeiro título nacional de Jorge Nuno Pinto da Costa como Dirigente do F C Porto


O Presidente Dragão Nuno Pinto da Costa está a completar a bela soma de 34 anos na frente dos destinos do F C Porto, como Presidente da Direção do Futebol Clube do Porto. Ao assumir a continuidade, prestes a ser o único concorrente à eleição para novo mandato, visto não haver quem assuma oficial e publicamente um papel de oposição e se apresente a concorrer ao ato eleitoral de Abril próximo, no mundo azul e branco.

Efetivamente Pinto da Costa é um caso especial, sendo um Presidente vitorioso, com grande folha de serviço e um currículo de êxitos sem paralelo. Naturalmente sem poder vencer sempre, mas tendo vencido mais, em maior percentagem e na maioria das vezes, mesmo contra tudo o que é tradicionalmente adverso e muitos adversários, como se sabe.

Ora, desde que tomou posse em 1982, muitos foram os triunfos e sobretudo os títulos nacionais e internacionais alcançados pelo clube. Tendo o primeiro, como presidente, sido obtido pelo hóquei em patins sénior, mediante a conquista da internacional Taça das Taças da Europa.

Contudo a folha de serviços de Pinto da Costa vem de muito antes, desde os tempos de dirigente do clube, primeiro através das modalidades amadoras, quer como seccionista e também diretor responsável, quer depois como chefe da secção de futebol profissional. E, curiosamente, o primeiro título alcançado na era dirigente de Jorge Nuno Pinto da Costa foi também pelo hóquei em patins sénior, por via da conquista do Campeonato Metropolitano, em 1969. Prova que ao tempo era o título continental, ou seja de apuramento do Campeão de Portugal Continental (para de seguida disputar com os campeões das províncias ultramarinas, havendo concorrência dos representantes de Moçambique e Angola). Sendo esse Campeonato Metropolitano conquistado em 1969 a primeira vitória de relevo de Pinto da Costa enquanto dirigente do F C Porto.

Desse acontecimento juntamos imagens do repasto comemorativo, em plano mais centrado no diretor (imagem cimeira) e por fim (abaixo, numa seqência de duas fotos) em panorâmica alargada, estando Jorge Nuno Pinto da Costa ladeado pelo então Presidente da Associação de Patinagem do Porto, sr. Fernando A. Barbot, e por alguns colegas do dirigismo clubista, enquanto na mesa de honra estavam os hoquistas (a partir da esquerda) Hernâni Martins, Cristiano, Castro, Zé Fernandes, José Ricardo (e continuando na outra foto, depois do Ricardo), o capitão Alexandre Magalhães, mais Leite, João Brito, António Júlio, etc. Vendo-se ainda à direita o sr. Sampaio Mota, grande dedicação de dirigente do hóquei portista.


/// Clicar sobre as fotos, para ampliar ///

(Fotos, aqui com marca de água por motivos decorrentes, mas que originalmente são de arquivo de José Castro e constantes do “grupo fb Antigos Hoquistas Madeirenses”.)

 Armando Pinto

1 comentário:

  1. Excelente Finalmente vemos referência ao grande ALEXANDRE MAGALHÃES. Obrigado por nos terem feito regressar aos nossos... 21 anos de idade e 6 de associado.

    ResponderEliminar