Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Momento mais esclarecedor do F C Porto


Eu continuo com Pinto da Costa, sendo sócio do F C Porto e Portista. Não fazendo vénia de louvaminha, de adulação e elogio bajulador, mas sim na convicção que continua a ser o melhor timoneiro para o F C Porto. Não só por ser o Presidente português mais ganhador e no F C Porto ter vencido dezenas de títulos, nestes já 34 anos de presidência, enquanto os antecessores poucos conseguiram em anteriores largas décadas, mas também por saber como é, por não ter sido já a primeira vez que teve momentos de faltas de vitórias em campeonatos e ter conseguido ultrapassar e superar isso.

Fiquei ciente, depois da entrevista, da noite desta quinta-feira ao Porto Canal, que Pinto da Costa continua capaz e em condições normais conseguirá proporcionar ao mundo portista novas alegrias e mesmo em condições não tão normais, como na atualidade. Porque o desporto português está minado, como se sabe pelos casos de artimanhas, que levam às habilidades de bastidores, notórias nas nomeações de árbitros e arbitragens mais que tendenciosas. E agradou-me esta entrevista por ver que Nuno Pinto da Costa volta a ver quão necessário é haver contacto com a massa adepta, e com os sócios especialmente. Até para esclarecimentos e clarificações. Para que não continue a acontecer, como tem ocorrido, de boa parte dos simpatizantes se deixarem enganar pela comunicação social, à falta de comunicação desde o interior do clube. Não foi por acaso que ainda na noite anterior houve a tal ocorrência dumas tarjas que só estiveram colocadas num muro durante cerca duns escassos minutos, já noite dentro, e delas terem aparecido fotografias em três jornais, que obviamente terão alguma coisa a ver com isso. Ou então terão de explicar bem, se forem de bem, como isso foi possível e aconteceu, de verdade. Já para não falar se haverá desta feita investigação a sério, oficialmente.

Ah, e sobre as tais comissões, porque aparece isso só no que toca ao F C Porto?  Todos pagam, têm de pagar e nem bufam, e só o F C Porto é que é referido? Pinto da Costa esclarece: "O FC Porto é vítima da transparência". "Nós pagamos com transparência (...) e pomos nas nossas contas porque queremos e não porque somos obrigados"… Um mero exemplo, mas sintomático!

Em suma, a comunicação de Jorge Nuno Pinto da Costa deixa no ar confiança em melhores dias. Não sendo este o melhor momento para ser mais incisivo. Mas com sinais de retoma. Com os devidos acertos, pois tal como a seguir às saídas de Mourinho e Villas Boas houve crises, que foram ultrapassadas, também agora isso poderá voltar a ser possível.

A mim o que me interessa é o que eu penso. E como não tenho comprometimentos nem nada mais, apenas pensando no clube de que gosto, continuo na minha. Claro, como muita gente reconhece, a massa adepta do F C Porto é diferente das dos outros clubes, mas também porque os meios são outros, não tendo o F C Porto uma escala de comunicação social a lavar cérebros, como das outras partes.

Posto isto, na esperança que o que falta desta época seja mesmo rampa de lançamento da próxima, de forma a capacitar a estrutura de quem tem estofo e pode formar a futura equipa com caracter, continuo, aqui o autor destas linhas e autor e gestor deste blogue, que tem rosto (nome, identificação), continuo apoiante do Presidente dragão.

Armando Pinto 
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

6 comentários:

  1. Apoiado. Tudo dito.

    Começa já a haver definições.

    In Zerozero e O JOGO - Só nove portistas têm lugar garantido para a próxima época, diz O Jogo
    O mau momento da equipa principal azul e branca, com o título e mesmo o segundo lugar muito distantes, tem servido para alguns balanços, reflexões e, sobretudo, previsões para o contrariar no futuro.
    Uma das ideias da SAD passa pela reformulação de boa parte do plantel azul e branco, a avaliar pela edição impressa do jornal O Jogo desta quinta-feira, a qual refere que somente nove atletas do atual plantel são prioridade absoluta para manter, como espinha dorsal da próxima versão azul e branca.
    São eles Casillas, Maxi Pereira, Miguel Layún, Jesús Corona, Danilo Pereira, André André, Rúben Neves e Chidozie, para além de Otávio, que já terá indicações para regressar à equipa principal depois de concluído o empréstimo ao Vitória de Guimarães.
    Depois, os restantes casos serão alvo de avaliação até ao fim de maio, sendo que alguns jogadores podem ser dispensados e outros são vistos como interessantes para realizar um encaixe financeiro, como são os casos de Brahimi ou Herrera. Tudo isto não invalidando, claro está, que aconteçam mais permanências depois desse período.

    ResponderEliminar
  2. Tenho por Jorge Nuno Pinto da Costa uma admiração e um profundo reconhecimento pela dedicação, competência e bairrismo com que tem presidido à gestão do Futebol Clube do Porto nos seus trinta e quatro ano de mandato no decorrer dos quais guindou um "clube de bairro" ao mais alto nível europeu e mundial. Que nenhum portista alguma vez esqueça isto, porque hão de passar gerações antes que outra personalidade com o seu valor ou aproximado que seja surja como dirigente do nosso grande Clube.

    É admirável constatar que com a idade que tem e o natural desgaste que o exercício de um cargo tão exigente como é o de liderar uma Instituição com a grandeza do grande Clube da Invicta Cidade do Porto, Pinto da Costa surja no Porto Canal com tanta energia e lucidez, disposto a manter-se na luta como grande comandante que é numa batalha sem quartel até à vitória final. Ficou fortalecida nas suas declarações a minha esperança em ter de volta um FC do
    Porto original, assente nos princípios da raça, bairrismo e sede de vitórias a que Pinto da Costa nos conduziu e que é imagem de marca da nação portista.

    Viva o Futebol Clube do Porto! Viva o Presidente Pinto da Costa! Viva a união de todos os portistas!

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  3. A newsletter na página Dragões diário do FCP resume bem

    De casa
    Jorge Nuno Pinto da Costa foi ao Porto Canal garantir que as coisas vão mudar. O presidente aceitou as críticas dos adeptos, disse que os seis jogos que faltam na Liga são de "pré-época", para avaliar quem merece continuar e prometeu um plantel "à Porto" na próxima época, que terá os regressos de Rafa, Otávio e Josué. Novidade é Emídio Gomes como vice-presidente no novo mandato.

    Mais importante, Pinto da Costa lembrou a todos que não concorre a novo mandato por tudo o que ganhou antes - e foi muito, muitíssimo - mas pelo que ainda quer ganhar. Atravessamos um período difícil mas pela determinação que se viu na entrevista temos líder para que o FC Porto nos faça felizes.

    ResponderEliminar
  4. Faço minhas as palavras do Sr Armando Pinto H Rocha

    ResponderEliminar
  5. Há qualquer coisa que não bate certo. Eu sempre admirei o nosso presidente. Sempre percebi que que quando começasse a envelhecer teríamos graves Problemas.

    Sinceramente a partir do momento que saiu o lopetegui perdemos todas as hipóteses de lutar pelo título. O presidente não pode dizer que não conhecia jogadores que o ex treinador recomendou. Mais, mas porque carga de água se trouxe o Mantega? Porque temos 11 gr sob contrato?! A delapidação do patrimônio foi evidente. E em janeiro com a saída do Tello e do Imbula não foi colmatada.

    ResponderEliminar
  6. Aviso geral e final - De uma vez por todas reforçando o que temos afirmado e repetido: Não mais se publicam aqui comentários anónimos. Por isso não foram publicados alguns neste quadro do artigo em apreço. Quem quizer comentar que assine, identificando-se. Como fazem os outros comentadores, tal qual acima se pode ver, Ok?!

    Armando Pinto

    ResponderEliminar