Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Armando: Guarda-redes vencedor da Taça de Portugal pelo F C Porto e pelo Braga


A festa do futebol, como é normalmente o último jogo oficial da época e é chamada a final da Taça de Portugal, tem este ano o F C Porto e o Braga como intervenientes de um lado para o outro do campo de jogo, no Jamor. Sendo este um encontro que desperta sempre atenções redobradas, como será mais uma vez diante do colorido ambiental e associação sentimental. 

Numa final de Taça incide assim algo, no que rodeia antes, durante e depois tudo o que se relacione com as ocorrências no recinto do jogo final. Como, agora que se voltam a encontrar na Festa da Taça o simbolismo azul e branco do FC Porto e o vermelho e branco do Sporting de Braga. Vindo a talhe referir e recordar uma curiosidade especial relacionada, havendo alguém que representou os dois clubes, em períodos diferentes obviamente, e venceu a Taça de Portugal pelos dois – o guarda-redes Armando.

Armando Pereira da Silva, guarda-redes formado no F C Porto e que teve uma carreira assinalável com bons momentos no F C Porto e no Braga, sobretudo, foi efetivamente um guarda-redes com a faceta de ter estado em duas finais vitoriosas da Taça de Portugal, quer pelo F C Porto como pelo Braga.

Armando Silva, depois de ter passado pelas escolas do Futebol Clube do Porto, estreou-se na equipa principal portista na temporada de 1957/58, tendo logo nessa época estado presente, como guarda-redes suplente, na Final da Taça de Portugal em que o F.C. Porto venceu o S.L. Benfica por 1-0, com golo de Hernâni. Apesar de jovem, então, saído dos juniores pouco antes, Armando foi chamado de prevenção nesse jogo, para o que desse e viesse, fazendo parte da composição dos participantes finalistas na ficha do jogo, em sinal que merecia a confiança dos responsáveis para qualquer eventualidade. Tendo vibrado no banco, junto com o treinador Otto Bumbel (que substituíra Yustrich) e esteve entre os elementos do clube ali presentes no local de sofrimento, em que Bumbel venceu o outro Otto, o Otto Glória que estava do outro lado… e nas vésperas tivera comportamento habitual dos adversários na forma do regime… Conforme, referente a essa final, e como mera curiosidade, se pode relembrar por um respigo do livro “Glória e Vida de 3 Gigantes”, editado pel’A Bola.


Ora, Acúrcio, o guarda-redes efetivo do FC Porto ao tempo, havia-se lesionado em jogo disputado no Restelo, quando marcou um golo de baliza a baliza e jogou a parte restante do prélio com um braço partido. Foi então Pinho quem alinhou nessa final, no Jamor, e Armando subiu ao recinto de jogo como reforço, recebendo também no início a medalha, como naquele tempo acontecia com o Presidente da República ou seu representante a descer ao relvado para proceder aos atos protocolares de cumprimentos e entregas das medalhas correspondentes. E no fim andou também com a taça em mãos, depois do capitão Virgílio a ter ido receber à tribuna de honra, como é da praxe.


De seguida, Armando integrou o plantel portista que foi em digressão a Moçambique, tendo a comitiva portista incluído os elementos que participaram na campanha da Taça - a que se reporta imagem de conjunto, com todos a envergarem o fato oficial do clube.


Depois, mantendo-se no plantel principal, Armando representou os Dragões nas duas temporadas seguintes, tendo vencido por duas vezes a Taça Associação de Futebol do Porto, fazendo equipa com diversos nomes consagrados, como Pedroto, Osvaldo Silva e outros, mas no final do Campeonato Nacional de 1959/60 deixou as Antas para cumprir o serviço militar, enquanto de permeio seguia a carreira por outros clubes, incluindo passagem pelo ultramar, devido à guerra colonial. Após o regresso e breve passagem pelo Salgueiros, transferiu-se para o Braga em 1964/65, tendo-se mantido na cidade dos arcebispos por cinco temporadas, onde venceu a sua segunda Taça de Portugal em 1965/66, havendo aí sido titular na vitória sobre o Vitória de Setúbal, por 1-0.

Armando foi então um dos heróis do clube minhoto nessa única Taça que o Braga conseguiu até agora, através duma exibição segura e presença de respeito. Tendo ficado na retina dos aficionados bracarenses o golo do arsenalista Perrichon, que no final valeu a vitória, e a defesa de Armando a acabar o encontro, segurando o resultado – pois o jogo terminou com Armando a segurar a bola e a agarrar bem contra si aquele triunfo.


Dessa final, como ilustração, junta-se uma imagem da cerimónia protocolar, vendo-se Armando a ser cumprimentado pelo presidente Américo Tomás. E dos festejos, com Armando a levantar a taça desde a varanda dos Paços do Concelho, em Braga.


Passados esses tempos, mais tarde Armando ainda regressou ao F C Porto, para depois também ter retornado ao Braga, onde terminou a carreira, condecorado pela Federação de Futebol com a Medalha de Comportamento Exemplar.

É então Armando um caso singular, sendo o único futebolista vencedor da Taça de Portugal pelos dois atuais finalistas da mesma prova que culmina festivamente as temporadas do futebol nacional.

~~ * ~~

A Propósito, recorde-se (clicando sobre o link) 


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário