Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 29 de maio de 2016

F C Porto Campeão Nacional Supremo de Basquetebol


O F C Porto é Campeão Nacional de Basquetebol ao mais alto nível português. Conquistando esta época o campeonato maior num campeonato com que não se contava e numa modalidade em que as esperanças eram simplesmente dum melhor desempenho possível.


Grande vitória e logo diante do adversário que estivera na origem do afastamento verificado anos atrás, precisamente contra o treinador fanfarrão que gosta de dar palmadas atrás.

Ora, este sábado, o F C Porto venceu o campeonato, sagrando-se campeão pela 12ª vez, ao vencer o Benfica, no quarto jogo, por 93-85. Concluindo a final à melhor de três vitórias, em cinco jogos possíveis – sendo só precisos quatro jogos.

Então, depois de uma vitória e uma derrota na Luz, a equipa orientada pelo espanhol Moncho López venceu sexta-feira por 98-89, e na noite deste sábado voltou a derrotar o Benfica, agora por 93-85. Interrompendo assim um ciclo vencedor do Benfica de Carnide, sobretudo no período que não teve o F C Porto como adversário.


O F C Porto encestou assim um triunfo vistoso e saboroso!


De realçar o grande apoio dos adeptos presentes no pavilhão Dragão Caixa, neste jogo e ao longo de toda a época, com especial apreço para os adeptos fieis que já são clássicos no acompanhamento das modalidades de pavilhão. 


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Dragões Diário

    O FC Porto conquistou o título nacional de basquetebol, ao vencer o Benfica por 93-85, fechando o playoff com uns esclarecedores 3-1. É uma grande vitória da equipa, uma grande vitória do treinador Moncho López, que fez o caminho das pedras no Dragon Force antes de voltar à liga principal, para ganhar o título em grande estilo, com a equipa sempre em crescendo. Parabéns a todos os que contribuíram para esta conquista.

    O jogo de ontem confirmou a superioridade do FC Porto, que se cruzou dez vezes com o Benfica ao longo da época, tendo vencido sete jogos e perdido apenas três. Moncho López era naturalmente um treinador muito feliz e não esqueceu os anos de Dragon Force: “Há muito de Dragon Force neste triunfo. Muitos jogadores que estão agora a festejar foram os que acreditaram e decidiram ficar connosco. Estou muito contente por eles também. Mostrámos que somos Porto e conseguimos vencer com uma equipa muito jovem”.
    Efeméride a calhar:
    Aconteceu
    Hoje estamos sob o signo do basquetebol. Há 12 anos, 29 de maio de 2004, o FC Porto conquistava o campeonato de basquetebol, ao bater o Queluz no quarto jogo do play-off. Foi um ano de grande sucesso também para o basket, que juntou ao campeonato a Taça de Portugal e a Taça da Liga.

    ResponderEliminar