Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 22 de maio de 2016

F C Porto pós-Jamor e eras de Lopetegui e Peseiro…


Acabou da pior forma esta época de 2015/16. Não por se perder a Taça nos penaltis, que isso é uma lotaria e será sempre para que lado pender a sorte, mas pela forma como se deixou fugir o marcador, durante o tempo regulamentar de jogo, com golos oferecidos praticamente, quer pela saída extemporânea do nosso guarda-redes, como por indecisão dos defesas, ou falta de comunicação entre eles, em suma e escrevendo abertamente, por “aselhice” defensiva. Não tendo sido o Braga que venceu esta taça, mas sim o F C Porto que a perdeu, por incompetência de alguns elementos da equipa, dentro e fora das quatro linhas, incluindo treinador e seus adjuntos com voz na matéria. Enquanto sobra para os adeptos apoiantes a maior amargura.

Contudo esta final reflete muito do que foi a época, desde Lopetegui, até à estada de Peseiro. Com a Direção e a SAD com as maiores culpas, não podendo escamotear-se a realidade. Dizendo isto não por qualquer motivo pessoal, até porque tenho grande admiração clubista e reconhecimento de apreço pelo nosso Presidente, mas por razões portistas, do que salta à vista desarmada. Como, entre tantas decisões, acontece com a política de certos empréstimos, tal como num passado recente aconteceu com aquele tal Tozé que ajudou o F C Porto a perder um campeonato e depois disso tem feito uma carreira muito irregular, como agora sucede com Josué, que nunca mais será bem visto de azul e branco, digam o que disserem. Além naturalmente de ter de haver melhor política de contratações, pois que a equipa deste ano parece ter sido quase à imagem de outrora, em tempos de passar a ponte, só que desta feita até de jogar em casa (embora aí por motivos também dos assobiadores que se deixam ir em certas ondas).

De uma vez por todas, no F C Porto têm de jogar pessoas que se identifiquem com o F C Porto e mais nada!

Assim sendo, sem colocar tudo em questão, mas apenas o que leva a este mau momento, que encerrou a época num triste fim de tarde, não é tarde nem cedo para arrepiar caminho e começar a fazer as coisas bem feitas. Não com Peseiro a planear a próxima época, como ele quis fazer crer em declarações a quente, nem com choradinhos que já não levam a lado nenhum, tal como também não é por bater no peito que se será melhor ou pior.

Claro que podem e devem vir futuramente melhores dias, mas é preciso fazer por isso, senhores responsáveis!


Armando Pinto

8 comentários:

  1. Alguns comentários entretanto aqui surgidos, nesta caixa, como se notando serem de índole pessoal contra alguém do clube, naturalmente não são publicados. Assim como não comentaram antes em artigos historiadores, dispensam-se agora os normais do contra, mesmo porque devem andar por aí infiltrados que estão todos contentes com a atualidade.
    Se forem comentários com pés e cabeça, como se diz e entende, ok. Senão, não...
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  2. De acordo.
    É preciso que quem jogue na equipa principal sinta o Clube e mais preciso ainda que os Capitães da equipa principal sintam o Clube desde que nasceram.
    Temos bons jogadores que não fizeram uma equipa. Individualmente há no plantel principal jogadores com técnica e condições para se afirmarem.
    Quando bons jogadores não fazem uma equipa a responsabilidade vem de quem os comanda.
    Este ano acabou da maneira que começou.
    O próximo está perto de começar e acredito que todos os que decidem dentro do Clube façam melhor, muito melhor.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez deixamos a vitoria fugir por culpa própria.... Não tendo nada contra o Helton... achava que quem deveria jogar era o Casillas e a Taça estaria no nosso museu. E mais uma vez se provou que não temos centrais à altura do emblema .Mas não perdemos tudo nesta final ;pois ganhamos um jogador André Silva. Abraços Portistas Hernani Rocha Açores.

    ResponderEliminar
  4. tipos como esse josué não enganam.São uns mercenários, género Tozé que no estoril mostrou igualmente o que é. tipos que não devem vestir a camisola do Porto.

    ResponderEliminar
  5. Não acho que o Josué seja mercenário apenas fez o que tinha a fazer . As condições de jogar ou não é que deveriam ser acauteladas antes. Saudações portistas H. Rocha. Açores

    ResponderEliminar
  6. Nao acho que Josué seja mercenário ; ele fez o que tinha a fazer mal estiveram os que não acautelaram a forma do empréstimo. Já agora parabéns aos presidentes da câmara de Lisboa e Braga deram uma lição ao Rui Rio . abraços portistas H Rocha Açores.

    ResponderEliminar
  7. Se o Josué ficar no Porto vai haver divisão nos simpatizantes, bastando ver como o assobiaram ontém no Jamor os portistas que lá estiveram. Já chega de motivos para bota abaixo, tem de haver outras formas de fazer que todos puxem pelo mesmo Porto.

    ResponderEliminar
  8. Pedro Santos bloguista26 de maio de 2016 às 14:18

    Completamente de acordo. Um dos males no FC Porto agora é não se poder dizer verdades, ou melhor dizendo por levarem a que as pessoas tenham medo de dizer as coisas como são vistas. O Porto tem de levar uma reviravolta, senão vamos voltar aos 16 e 19 anos de espera, até que venha outro Pedroto e um Pinto da Costa ainda sem os que o rodeiam nestes anos negros.

    ResponderEliminar