Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 8 de maio de 2016

FC Porto B: Linda história do título nacional inédito de campeão B! Brilhante 1º Lugar na 2ª Liga/ Ledman Liga Pro 2015/2016 !


O F C Porto, pela equipa B, é Campeão Nacional da Segunda Liga. Sendo brilhante vencedor da Ledman Liga Pro. Apesar da existência da equipa B não ser propriamente para conquistar títulos, mas sim para fazer face à formação de jovens atletas em transição para possível ascensão ao escalão principal. Tendo as equipas bês sido instituídas na atual versão para disputarem a 2ª Liga sem poderem subir de divisão, de forma a não jogarem com a equipa principal do mesmo clube no campeonato superior, podendo contudo descer (como já aconteceu com o Guimarães B no primeiro ano, em 2013; e esta época está em vias de suceder com o Benfica B).


Consegue o F C Porto assim conquistar um título que mais nenhum clube com duas equipas seniores conseguiu até hoje em Portugal. E mesmo na Europa só o Real Madrid obteve algo parecido, pois no caso espanhol não foi com o nome do clube, tendo sido então através duma equipa satélite, o Castilla, “equipe filiada ao Real Madrid Club de Fútbol” (onde o Real faz evoluir os seus jovens promessas, enquanto no caso presente é mesmo com uma equipa do próprio F C Porto, com o nome de F C Porto B). Sendo o F C Porto curiosamente até campeão no sofá, assistindo pela televisão, devido ao empate registado no jogo entre os 2º e 3º classificados, Chaves (que desse modo já sobe à 1ª Liga) e Portimonense (com possibilidades ainda de também subir), ficando logo o F C Porto com vantagem suficiente mesmo antes de disputar o penúltimo jogo, diante do Benfica B. Situação depois mais reforçada perante interessante vitória sobre o Benfica, na conclusão da jornada deste fim de semana.


Está então já conquistado pelo F C Porto B o título de Campeão Nacional da Segunda Liga de futebol profissional (este ano chamada Ledman Liga Pro). Em mais um título oficial que fica a pertencer ao palmarés do F C Porto. 

Os «Dragõezinhos» garantem assim o título antes mesmo de entrar em campo diante do Benfica B, num jogo em que a equipa benfiquista tentaria ainda dar um passo rumo à permanência, visto estar na linha de água para a despromoção, prestes a descer de divisão. Enquanto o FC Porto resolve a questão cimeira e fica em primeiro lugar, conseguindo um feito inédito no futebol português – conquistando um título com a equipa B - pouco visto também no futebol europeu.

O título da II Liga foi festejado logo pelos jovens do FC Porto B, no balneário do Estádio de Pedroso, ao fim da manhã, antes de chegada da hora de mais tarde defrontarem então o Benfica B. Fazendo depois a festa diante do Benfica, no estádio que tem servido de casa prória, neste caso da segunda equipa oficial portista, em Pedroso-Gaia. Com a taça de campeão da 2ª Liga já em mãos, recebida no final do jogo, das mãos do atual presidente da Liga, em cerimonial próprio.


Esta é efetivamente uma bela história, do sucesso da Equipa B do F C Porto. Algo que em quatro épocas deu que o F C Porto por duas vezes ficasse em posições de subida, se fosse o caso, classificando-se duma vez em 2º e agora em 1º.


Foi em Agosto de 2012, ao começo do campeonato secundário nacional desse ano, há quatro anos, que praticamente começou a escrever-se no mundo do futebol português a inclusão de equipas bês de clubes primodivisionários (melhor dizendo modernamente do campeonato da 1ª Liga) com uma segunda equipa inscrita no segundo escalão, na chamada 2ª Liga – mais acrescento de um nome comercial, conforme a publicidade correspondente à época. Havendo em 2012/13 a prova sido apenas chamada Segunda Liga, enquanto em 2013/2014 foi Liga 2 Cabovisão; em 2014/15 Segunda Liga Portuguesa e nesta época 2015/2016 Ledman LigaPro.

Começou então tal nova realidade naquele verão de 2012, ao começo da época futebolista do escalão englobado no campeonato da 2ª Liga portuguesa. No retorno da existência de equipas bês, formações secundárias de equipas profissionais. Antes então, depois do desaparecimento dos campeonatos disputados por equipas de reservas, tinha havido uma primeira experiência de equipas bês a partir de 1999, com a oficialização de equipas B de clubes de primeira e que, como segundas categorias, por assim dizer, passaram a disputar o Campeonato da 2ª Divisão B, por zonas (correspondente à antiga 3ª Divisão nacional). Dando-se aí consequente criação da Equipa B do F. C. Porto, de possíveis promessas do Estádio do Dragão, com futebolistas que subiram dos juniores para a categoria sénior. Dos quais de seguida alguns subiriam à principal categoria e entretanto alguns outros continuaram a evoluir noutras formações, em diversos clubes onde deram continuidade à sua carreira. Em cuja gestação o F C Porto disputou o Campeonato da II Divisão B-Zona Norte em 1999/2000. Então sob o comando de Fernando Bandeirinha, começaram a aparecer nomes como Ricardo Carvalho, Ricardo Sousa e alguns outros (depois emprestados a clubes da 1ª divisão), ao passo que durante a época incluíram a equipa uns Cândido Costa, Tonel e tantos mais, que assim tiveram possibilidades de célere evolução com a subsistência duma segunda equipa oficial do clube. O que aconteceu até 2005/06, último ano de existência dessa categoria (visto no defeso de 2006 ter sido oficialmente extinto o correspondente escalão).

Desse primeiro ano, como ilustração, anexamos (acima, à direita) imagem do plantel do F C Porto B de 1999/2000.

Voltando à atual participação e numa breve retrospetiva, registe-se o percurso histórico da formação B do F C Porto, quanto à ainda recente presença na 2 ª Liga:
Em 2012/13 o FC Porto B ficou em 14º lugar (numa classificação de 22 clubes), perfazendo 54 pontos   (em 42 jogos); em 2013/14 ficou em 2º lugar (a 2 pontos do 1º, ou seja pela diferença de um empate; entre 22 clubes), totalizando 77 pontos (em 42 jogos); em 2014/15 classificou-se em 13º (sensivelmente a meio da classificação já de 24 clubes), somando 61 pontos (em 46 jogos), até que agora em 2015/16 se classifica em 1º e, assim sendo, é campeão (a uma jornada do fim, para já), tendo obtido a certeza do título com 86 pontos em 45 jogos (faltando um), entretanto com mais seis pontos que o 2º, Chaves.

Quanto ao fator do ineditismo internacional, efetivamente, em toda a Europa, só o Real Madrid (corria a época de 1983/84) conseguiu fazer de uma equipa B campeã do segundo escalão mais importante do país. A "Quinta del Buitre" meteu, mais tarde, uma série de jogadores dessa formação na seleção espanhola. Michel, Butragueño e Martín Vásquez são, por ventura, os mais conhecidos. Remetendo ao caso do F C Porto algo relacionado, pode aspirar-se a que futebolistas como Francisco Ramos, André Silva, Gleison ou Ismael Díaz, bem como Verdasca, João Graça, Pité, Tomás Podstawski, Ruben Macedo, José Sá, Andorinha, Gudiño, etc, possam também ter um bom um futuro nos relvados. Sobressaindo o facto desta equipa B ter já feito história. Desde logo com o regozijo do onze escolhido por Luís Castro entrar em campo já campeão, ao defrontar o Benfica B na penúltima jornada, neste domingo de princípios de Maio.

Começado em 2012/13 a percurso do F C Porto B sob o comando do então treinador Rui Gomes, continuou depois com Luís Castro, apenas com breve interrupção em que este foi treinador interino da equipa principal, na última parte de 2013/14, sendo então a formação B orientada por José Guilherme. Até que, como corolário desse trajeto, em 2016 Luís Castro é o treinador campeão, formando equipa técnica com João Brandão, Matos, José Tavares e Sá Lemos.

O trabalho do treinador e o talento dos jogadores são, à primeira vista, o vetor principal do sucesso. Mas o guião desta história começou a ser escrito pelo departamento de scouting, reformulado ao abrigo do projeto Visão 611. Foi ele que trouxe Ismael Díaz, Omar Govea e Erik Palmer, por exemplo. O primeiro foi descoberto no Mundial de sub-20 da Nova Zelândia. Os outros dois apareceram em competições da Concacaf para seleções de escalões de formação. Gleison e Maurício foram observados internamente, Rodrigo e Chidozie foram sugeridos pelos respetivos empresários. Em comum têm as condições de contratação: chegam com ordenados baixos e emprestados por uma época com direito de opção.

Na hora do rescaldo à vitória, Luís Castro expressou à comunicação social, sobre a importância das equipas B: "Do que posso falar é da importância que as equipas B têm no futebol português e na avalanche de jogadores que surgiram com mais qualidade ".


Entre os jogadores que durante a época evoluíram na equipa B do F C Porto conta-se o jovem André Silva, que entretanto passou a fazer parte do plantel da equipa principal. Porém, já depois disso, ANDRÉ SILVA foi eleito “O MELHOR DA LEDMAN LIGAPRO”

Com efeito, o avançado venceu o prémio de Futebolista do Ano da 2ª Liga/Ledman LigaPro, atribuído pelo CNID - Associação de Jornalistas de Desporto. O jovem dianteiro, autor de 14 golos em 29 jogos pelo FC Porto B, foi eleito com 48 por cento dos votos. Internacional pelas seleções jovens de Portugal, André Silva, de 20 anos, integrou esta época pela primeira vez o plantel principal do FC Porto, tendo participado em 11 jogos, entre Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga. Desempenhou também um papel importante na excelente campanha nesta edição da Ledman LigaPro protagonizada pelos “bês”, vencedores da competição.


Consumada a conquista do campeonato da Segunda Liga pelo F C Porto, este feito fica assinalado a letras de ouro no historial do clube Dragão, quando ainda falta uma jornada, pela vitória obtida no penúltimo jogo, de consagração diante dos adeptos portistas que marcaram presença no campo e à vista de todos os que viram pela transmissão do Porto Canal, com uma vitória sem apelo nem agravo, por 3-1, sem espinhas como se diz popularmente, à frente do Benfica.


No jogo festivo disputado contra os rivais, o F C Porto alinhou:

FC Porto B: José Sá; Victor Garcia, Diogo Verdasca, Palmer-Brown, Rodrigo (Rui Moreira, aos 84 m), Tomás Podstawski, Francisco Ramos, Graça, Gleison, Leonardo Ruiz (Rúben Macedo, 67 m) e Ismael Diaz.
Verdasca e Graça foram os autores dos dois primeiros golos portistas, sendo o terceiro um autogolo dum benfiquista.  Destaque no FC Porto para a exibição do lateral Victor Garcia, possivelmente o melhor jogador em campo.
Jogadores como André Silva e Chidozie, que atuaram pela equipa principal na véspera (na vitória da Equipa A do FCP em Vila do Conde, com o Rio Ave), juntaram-se à festa já que fizeram parte da caminhada.


Luís Castro – que recebeu um banho de celebração dos seus jogadores, já na sala de imprensa – utilizou 33 jogadores até ao momento. Sendo assim Campeões: Raúl Gudiño, Rafa, Mauricio, Lichnovsky, Mikel (que não estão de momento ao serviço do clube, emprestados que foram a clubes de primeira durante a época), José Sá, João Costa, Caio, Víctor García, Palmer-Brown, Rodrigo, Ronan, Jorge Fernandes, Verdasca, Pité, Zitouni, Francisco Ramos, Graça, Tomás Podstawski, Rui Moreira, Chidozie, Omar Govea, Fede Varela, Chikhaoui, André Silva, Ismael Díaz, Gleison, Leonardo, Cláudio, Sérgio Ribeiro, Ruben Macedo, Rui Pedro e Idrisa.

Diante desta linda história, relembre-se que o início, em 2012, teve pontapé de saída no campo do Tondela, onde a equipa B do F C Porto dessa época registou um empate com esse clube então ainda pouco saliente, que mais tarde veio a subir de divisão, como se sabe, e disputou esta época o campeonato da 1ª Liga.



ARMANDO PINTO

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Site FCPORTO

    TÍTULO FESTEJADO COM VITÓRIA NO CLÁSSICO

    FC Porto B venceu o Benfica B por 3-1, poucas horas depois de ter sagrado campeão da Ledman LigaPro

    Fez-se história no futebol português neste 8 de maio: o FC Porto B sagrou-se campeão da Ledman LigaPro e tornou-se a primeira equipa B a vencer uma competição profissional em Portugal. Este feito inédito, que na Europa só tem paralelo com o do Real Madrid B em 1983/84, foi alcançado este domingo, à hora de almoço, no sofá, com o empate do Desportivo de Chaves em Portimão, e festejado no Estádio de Pedroso com uma vitória categórica por 3-1 sobre o Benfica B, na penúltima jornada da competição. Diogo Verdasca, João Graça e Rúben Dias, na própria baliza, marcaram os golos dos Dragões que, com 83 golos marcados, estão a apenas dois de distância se tornarem o melhor ataque da história das equipas B.

    Com o presidente do FC Porto Jorge Nuno Pinto da Costa presente nas bancadas bem compostas do Estádio de Pedroso, não foi necessário esperar muito para se ver o primeiro golo da tarde. Na sequência de um canto cobrado por Graça, Diogo Verdasca cabeceou para o 1-0 (11m) e começou a materializar cedo no marcador o domínio exercido pelos portistas em campo desde o primeiro minuto diante de um adversário que revelava muitas dificuldades em chegar com perigo à baliza azul e branca.
    O jogo teve um sentido único até o árbitro apitar para o final e para o (re)início da festa portista que culminou com a entrega da taça ao capitão Francisco Ramos por parte do presidente da Liga de Clubes, Pedro Proença.

    FICHA DE JOGO

    FC PORTO B-BENFICA B, 3-1
    Segunda Liga, 45.ª jornada
    8 de maio de 2016
    Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

    Árbitro: João Pinheiro (Braga)
    Assistentes: Nelson Moniz e Nuno Eiras
    Quarto árbitro: Tiago Leandro

    FC PORTO B: José Sá; Víctor García, Palmer Brown, Verdasca e Rodrigo; Francisco Ramos (cap.), Graça e Tomás Podstawski; Ismael, Gleison e Leonardo
    Substituições: Ruben Macedo por Leonardo (67m), Omar por Tomás Podstawski (80m) e Rui Moreira por Rodrigo (85m)
    Não utilizados: João Costa (g.r.), Cláudio, Fede Varela e Sérgio Ribeiro
    Treinador: Luís Castro

    BENFICA B: Miguel Santos; Nélson Semedo, Alfaiate, João Nunes (cap.) e Rúben Dias; Pawel Dawidowicz, Pedro Rodrigues e João Carvalho; Hildeberto, Diogo Gonçalves e Dálcio Gomes.
    Substituições: Saponjic por Pedro Rodrigues (34m), Gilson Costa por Hildeberto (69m) e Sancidino por Diogo Gonçalves (82m)
    Não utilizados: Ivan Zobin, Vitalii Lystcov, Yuri Ribeiro e Francisco Ferreira
    Treinador: Hélder Cristóvão

    Ao intervalo:: 2-1
    Marcadores: Verdasca (11m), Graça (22m), Pawel Dawidowicz (38m), Rúben Dias (54m, p.b., o.g.)

    Disciplina: cartão amarelo a Tomás Podstawski (20m), Hildeberto (30m), Pawel Dawidowicz (46m e 66m), Diogo Verdasca (50m), Graça (58m); cartão vermelho a Pawel Dawidowicz (66m)

    ResponderEliminar
  2. DRAGÕES DIÁRIO

    O trajeto brilhante do FC Porto B nesta época culminou com a mais do que merecida conquista da Ledman LigaPro. A festa começou no sofá, à hora de almoço, foi interrompida à tarde por mais uma bela exibição e uma não menos saborosa vitória sobre o Benfica B por 3-1, e foi retomada no fim do jogo com a entrega da taça ao capitão Francisco Ramos. Mais do que inédito no futebol português, é um feito notável alcançado num campeonato tão longo quanto equilibrado, por um plantel com uma média de idades a rondar os 20 anos, integrado por 18 jogadores que passaram pela nossa formação. Os 33 campeões merecem de todos nós um enorme aplauso, porque melhor era mesmo impossível.


    “É um dia muito gratificante”, disse Luís Castro após “uma vitória clara” dos Dragões sobre os rivais. O treinador atribuiu todo o mérito aos jogadores pelo trabalho “hercúleo” ao longo da época, agradeceu aos elementos da equipa técnica que lidera, a todo o staff do clube e aos sócios e adeptos que ontem fizeram questão de marcar presença em Pedroso para apoiar e saudar os jovens Dragões.

    Com os três golos de ontem, os “bês” chegaram aos 83 em 45 jornadas e estão a apenas dois de superar o melhor ataque de sempre das equipas B.

    ResponderEliminar