Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Livro sobre Onofre Tavares reeditado


Com apreço e satisfação, apraz registar ter recentemente sido republicado o livro da biografia do antigo campeão de ciclismo Onofre Tavares – livro "Onofre Tavares-Rei do Sprint" – repondo publicamente esse trabalho historiador, da autoria de Tomás Cardoso, dedicado ao antigo ciclista em apreço, que foi um dos maiores «sprinters» portugueses dos anos 40/50 do Séc. XX; agora numa 2.ª edição revista e aumentada (atualizada), por Eduardo Lopes.

O livro original, publicado no Porto em 1957 pela então Gráfica Ibéria, há muito estava esgotado e por via disso os poucos exemplares que ainda iam aparecendo publicamente eram apresentados a preços elevados. Havendo entretanto conhecimento da existência de alguns exemplares em mãos de colecionadores e pessoas que gostam de estar documentadas sobre assuntos de interesse pessoal, clubista, desportivo e cultural. Com o surgimento desta reedição, passou a haver possibilidade de mais pessoas poderem possuir esse importante registo escrito a historiar tão famoso ciclista do F C Porto e treinador de diversas equipas no desporto dos pedais - ao qual em tempos já dedicamos um artigo neste blogue.

É de louvar a iniciativa, numa edição da Bubok Portugal, tendo assim sido levado a cabo tal empresa, ultrapassadas que foram algumas questões relacionadas de foro personalizado e editorial. Havendo finalmente sido apresentado o renovado documento com o lançamento dessa republicação do livro "Onofre Tavares - Rei do Sprint" a meio do mês de abril recente, ato que teve lugar no Museu do Ciclismo, nas Caldas da Rainha, com a presença do biografado. Os exemplares do livro ali disponíveis foram acompanhados de uma fotografia a cores do próprio Onofre Tavares, autografada.

Tendo esta 2ª edição do mesmo livro depressa esgotado, pensamos que seria interessante haver nova reedição, logo que possível, pois muitos eventuais interessados poderão nem ter tido conhecimento e outros quiçá não tiveram viabilidade de aceder à respetiva aquisição. Assim sendo, deixamos esta lembrança de incentivo ao próprio autor-editor da republicação, pugnando por futura publicação, em 3ª edição ou reforço da 2ª, como seja de se chamar, então com lançamento em sessão de apresentação também na cidade do Porto.


Armando Pinto

Obs.:

- Pode recordar-se o anterior artigo dedicado ao Onofre Tavares (clicando) no link seguinte:


A. P.
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nota Bene (IMPORTANTE): Já depois de publicado este artigo, chega informação do editor que há possibilidades de reforço de exemplares desta 2ª edição acrescentada. Para eventuais interessados, fica o link, para o efeito:
(clicar sobre)

2 comentários:

  1. Estas obras, ou melhor dizendo livros como este e outros, sobre desportistas portistas e direcionados com o F C Porto, deviam ser publicados pelo clube, pela direção mas especialmente pelo Conselho Cultural que deveria ser ativo. Infelizmente por vezes é o contrário, nem deixam, havendo restrições de tudo o que meta o nome do Porto. Soube-se que estava para ser publicado um livro biográfico de todos os presidentes que passaram pelo clube, mas não houve autorização do F C Porto (SAD ou direção?). Um bom tema para os sócios serem esclarecidos em comunicados ou assembleias.

    ResponderEliminar
  2. Um bom tema mas que será... silenciado (também aqui) amigo
    "Portista Id".

    Onofre Tavares reside em Gulpilhares e está muito débil de saúde.

    Encontramo-lo regularmente quando visitamos essa freguesia já que mais frequentemente era no Café da Brasileira.

    ResponderEliminar