Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 21 de maio de 2016

Taça de Portugal transbordante de curiosidades memoriais portistas!


Eis que chega neste domingo 22 de Maio o final da época do futebol sénior nacional, com a disputa da final da Taça de Portugal, no jogo tradicionalmente apelidado de festa do futebol. Sendo a Taça de Portugal a mais importante prova portuguesa disputada por equipas de diferentes divisões, englobando nas eliminatórias também equipas de campeonatos de Ligas diversas, na caminhada que tem apoteose no encontro final.


Na chegada à final, que desta vez tem como finalistas o F C Porto e o Braga, culmina todo o trajeto acontecido ao longo da temporada, mas também todo o espírito que tal realização transporta ao longo dos tempos, como que transbordando da taça o sentimento que congrega.


Ora, nesse sentido, a Taça de Portugal de futebol está bem cheia de muitas e boas recordações portistas, nas 16 conquistas já alcançadas. Desde o mais antigo triunfo, a partir que a prova tem este nome, tendo sido Yustrich o primeiro a orientar uma equipa do F C Porto que recebeu a Taça de Portugal, em 1956, até ao mais recente feito de André Vilas Boas, em 2011. Ficando esses incluídos nos 13 treinadores vitoriosos na Taça pelo F C Porto: Yustrich, Otto Bumbel, José Maria Pedroto, António Morais, Tomislav Ivic, Artur Jorge, Bobby Robson, António Oliveira, Fernando Santos, José Mourinho, Co Adrianse, Jesualdo Ferreira e André Villas-Boas (tendo Pedroto, Fernando Santos e Jesualdo bisado nas vitórias finais). Bem como, entre essas 16 conquistas, há para já seis futebolistas do passado que se destacam nos números históricos com mais taças conquistadas, detendo cinco campanhas vitoriosas, como são Aloísio, Paulinho Santos, Domingos, Jorge Costa, Secretário e Vítor Baía.

Então, se a vitória sorrir para o F C Porto na final de agora, neste Maio de 2016, pode pois José Peseiro entrar na galeria dos treinadores vencedores da Taça e o guarda-redes Helton pode-se juntar ao ínclito grupo dos que ganharam cinco Taças de Portugal. 

Além desses, há muitos que também venceram essa Taça mais que uma vez, dos quais lembramos, como exemplos de nomes que perduram na admiração clubista, entre tantos, uns Miguel Arcanjo, Carlos Duarte e Monteiro da Costa - para referir nomes mais antigos, porque de mais novos mesmo as gerações recentes guardam conhecimento e recordação.


Entre tantos vultos sagrados dessas eras, há contudo dois nomes que ficaram muito ligados ao percurso vitorioso do F C Porto na história da Taça de Portugal - Hernâni Silva e Virgílio Mendes.


Assim e de qualquer forma, além e por entre essas e outras curiosidades, grandes nomes da história do futebol portista continuam em lugar de relevo nas memórias da Taça, bem como noutras também. Tal, em lugar avantajado na história do F C Porto, Virgílio é e continuará a ser o Dragão com mais jogos na Taça. Esse antigo lateral-direito, que representou o FC Porto entre 1947 e 1962, jogou 85 partidas da Taça de Portugal, tendo vencido dois troféus. Enquanto o maior goleador na Taça com a camisola do FC Porto é Hernâni, autor de 54 golos, ele que também ganhou dois troféus, em cujas finais foi o goleador de serviço, com dois golos na vitória sobre o Torreense por 2-0 em 1956 e o golo da vitória sobre o Benfica por 1-0 em 1958.


Em vista destas estatísticas memoriais, dos dois antigos ídolos juntamos fichas respetivas, mais gravuras de cromos desse tempo com as caras dos mesmos Hernâni e Virgílio, mais de seus colegas de equipa Arcanjo, Carlos Duarte e António Monteiro da Costa; ao passo que do atual guardião, Helton, homenageamos a sua longevidade na defesa do F C Porto com uma foto especial, com que ilustramos estas lembranças.


Para finalização apoteótica desta crónica, também, e como neste domingo dia 22 de maio, no próprio dia da final deste ano, em que o F C Porto defronta o Braga, faz precisamente cinco anos que o F C Porto venceu a Taça (curiosamente com outro representante do Minho, então o Guimarães), recordamos essa façanha de 2011 através de imagem alusiva, da mais recente vez que o F C Porto ergueu a Taça de Portugal em pleno Jamor, quando a histórica taça foi levantada jubilosamente em mãos de representantes do F C Porto.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Presidente dos dragões "repete" o discurso de José Peseiro, recordando, à margem da tomada de posse da nova direção da Casa do FC Porto de Lisboa, as Taças da Liga que o Benfica conquistou, assim como a época "espetacular" do Sporting.

    Portistas de Lisboa: "Se amanhã vencermos, as minhas primeiras palavras serão para os portistas da capital, para os portistas que hoje estão aqui. Os meus primeiros pensamentos, em caso de vitória, serão para dedicar a vitória aos adeptos do FC Porto de Lisboa".

    Super Dragões: "Estão aqui Super Dragões. O nome diz tudo. Não é preciso mais nada. Se amanhã vamos ser milhares, entre eles muitos elementos da claque, não posso deixar de sublinhar a presença daqueles que foram a Vila do Conde apoiar a equipa, frente ao Rio Ave, percebendo que a equipa fez tudo para ganhar, mesmo que nem sempre tenha conseguido".

    Taça Rainha: "Hoje acompanhei a equipa até Oeiras, onde os jogadores treinaram. Pelo caminho vi cartazes a dizer "prova rainha". Quando o FC Porto, a taça é apenas uma princesa de segunda classe. Mas é para eles que têm dor de cotovelo".

    Taça de Portugal para salvar a época? "Quando se diz que a taça de Portugal pode salvar a época, e tal como o nosso treinador disse, o que dizer daqueles que durante épocas salvaram temporadas só com Taças da Liga? O que se pode dizer daqueles que afirmam que a época foi espetacular e que só ganharam a Supertaça? O FC Porto dará sempre muito valor à Taça de Portugal. Não há melhor lugar para a Taça do que no museu do FC Porto. Afinal, foi lá que o nome de Portugal nasceu".

    Clube não está dependente de uma pessoa: "O FC Porto não pode estar dependente apenas de uma pessoa. O clube será o que todos quiserem que seja. O que pretendo, enquanto for presidente, é retribuir com trabalho e entusiasmo o carinho que me têm transmitido".

    ResponderEliminar
  2. Dragões Diário domingo 22

    Há precisamente cinco anos, a 22 de maio de 2011, o FC Porto conquista a Taça de Portugal. O rasto brilhante do cometa azul e branco deixa a equipa do Vitória de Guimarães reduzida a pó: 6-2, num jogo excecional do FC Porto e extraterrestre de James Rodriguez, autor de um “hat-trick” e duas assistências para golo. Hulk, Varela e Rolando marcaram os outros três golos, que pode rever aqui. Eis o 11 que iniciou este jogo memorável: Beto; Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira; Belluschi, Fernando e Moutinho; Varela, Hulk e James Rodriguez. Que sirva de inspiração para hoje.

    ResponderEliminar