Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

"Orvalhadas" Portistas


Estamos em pleno dia de São João do Porto, no tempo dos tradicionais festejos dos santos populares, época das orvalhadas que costumam surgir em manhãs de acalmia retemperadora. As tais orvalhadas que nas cantigas populares alusivas à quadra, o célebre conjunto típico de António Mafra associou às mulheres casadas. Tanto como a História tem muitos pontos de contacto, quando a própria história não fica solteira.

Ora, como orvalhadas de refrescar memórias, recordamos desta vez, em jeito simples, alguns respigos do antigo jornal O Porto, órgão informativo oficial do clube noutros tempos e hoje vasto garante de parcelas da história do FC Porto. Deixando saltar nas lembranças algumas curiosidades de outras eras, sobre modalidades e alguns intervenientes que ficaram de algum modo ligados ao dia a dia portista de então, reportando no caso a finais dos anos sessentas e princípios da década de setenta.

Sem qualquer ordenamento e apenas como pingas de orvalho restante, no espírito sanjoanino próprio da quadra, em vez de quadras ou outras variantes publicamos assim algumas imagens e recortes por entre salpicos do tempo.



Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. A um comentário anónimo (já sabendo que não se publicam opiniões anónimas…), que referia ter já apresentado um desabafo ao Provedor do Clube sobre determinado assunto, respondemos, dentro das limitações naturais daqui, que a própria chamada de atenção deve e deverá ter resposta do próprio diretor – provedor, a quem compete.

    Armando Pinto

    ResponderEliminar