Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 30 de julho de 2016

Camisola Amarela no corpo do FC Porto!


A Volta a Portugal em bicicleta está com todo o seu esplendor na estrada, como corrida mais importante que se desenrola neste país em que vivemos e se sente à maneira narrada em poesia e prosa por Camões, Pessoa, Camilo e Torga. Sendo uma prova de como a vida com atrativos tem outro valor, tal como a Volta que o ciclismo dá pelo retângulo português tem mais encanto de azul e branco, estando o FC Porto presente e sobretudo na frente.


Com efeito a Volta a Portugal anda já a grande velocidade e, nestes primeiros dias, o FC Porto tem andado na frente. Em ambiente de vibrante atração, levando entusiasmo ao longo das etapas.

Rafael Reis foi o primeiro camisola amarela; e, depois de dois dias em que a liderança esteve noutro concorrente, voltou a camisola amarela ao FC Porto, passando novamente ao corpo do clube, desta vez através do dorso de Rui Vinhas, o terceiro camisola amarela da Volta, antes da temida etapa da mítica subida ao Monte Farinha, ao pico da Senhora da Graça.

Ora, para já Rafael Reis, da equipa W52/FC Porto, venceu o prólogo da Volta a Portugal em bicicleta e tornou-se no primeiro líder da 78.ª edição da prova. Agora Rui Vinhas, também do FC Porto, é o atual primeiro, ao quarto dia, após a 3ª etapa, terminada em Macedo de Cavaleiros.

= Rafael Reis de amarelo, com o presidente Pinto da Costa a marcar também presença da Direção do FC Porto =

Assim, Rui Vinhas é o novo líder da Volta a Portugal em bicicleta, depois de terminar a terceira etapa, com meta em Macedo de Cavaleiros, incluído num grupo perseguidor a William Clarke, o vencedor da etapa, e que chegou com mais de 3 minutos de vantagem sobre o restante pelotão, onde estava o então camisola amarela, Daniel Mestre. O ciclista da W52 / FC Porto começou a etapa a 39 segundos de Daniel Mestre, da Efapel, conseguindo anular essa vantagem e conquistou a camisola amarela.

= Rui Vinhas =

Importa então agora que a liderança da corrida está no FC Porto. Restando ainda muitos dias, mas também muitas esperanças. Estando a camisola amarela com o dístico do FC Porto à frente.

= Carlos Carvalho =

Em vista disto e enquanto isso, com gosto da atualidade, relembramos em imagens os dois camisolas amarelas do FC Porto entretanto já verificados, ao mesmo tempo que recordamos outros dois de outros tempos – dando lugar, neste espaço de memória, a rememorar dois antigos camisolas amarelas vencedores da Volta, como foram Carlos Carvalho e Sousa Cardoso, triunfadores em 1959 e 1960, respetivamente.

= Sousa Cardoso =

Rui Vinhas passou a comandar a 78.ª edição da Volta a Portugal com 3.19 m (3 minutos e 19 segundos) de vantagem sobre Daniel Mestre, segundo classificado; e com 3.21 em relação a José Gonçalves (Caja Rural), terceiro. Estando o chefe de fila do FC Porto e principal candidato nos planos iniciais, Gustavo Veloso, ainda em boa posição – em 9º a 3 m e 35 s.

A próxima tirada pode clarificar melhor a tabela classificativa, já neste domingo em que decorre a quarta etapa, com 191,9 quilómetros, indo ligar Bragança ao alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, num final coincidente com contagem de montanha de primeira categoria.


A Volta ainda vai dar muitas voltas, no seu percurso e ao longo de seu decurso, e cá estaremos atentos. Quem dera que com mais motivos que levem a recordar mais vencedores históricos, dos que fazem o F C Porto ser o maior triunfador da história da grandíssima Volta a Portugal, prova rainha do ciclismo nacional.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. A W52/FC do Porto/ Porto Canal está a comportar-se à altura. Vamos ainda na fase inicial mas tudo leva a crer que a equipa está preparada para maiores feitos. Oxalá a sorte os acompanha pois no ciclismo mesmo à boca da meta pode perder-se tudo.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar