Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Título histórico: Portugal é Campeão Europeu de futebol sénior! Vitória Lusa no Campeonato da Europa de seleções. - Épica vitória sobre a França, dá para recordar triunfo antigo, a propósito...


Portugal conquistou na noite deste domingo histórico de 10 de Julho o seu primeiro grande título internacional de seleções seniores, ao vencer a França em pleno Stade de France, por 1-0, após prolongamento. O golo decisivo chegou na última parte do prolongamento, a tempo de fazer vibrar todo o país e tudo quanto é português.  


Reconhece-se que houve alguma sorte, como é normal não haver campeões sem sorte, mas no cômputo geral a seleção nacional primou pela regularidade.
Acabou então por ser conseguido um feito que não era muito esperado, embora muitíssimo desejado pelos cerca de onze milhões de portugueses que se calcula andarem agora de cabeça erguida. Resultou isso em épica noite de futebol, que meteu saída de jogo do capitão Ronaldo, devido a lesão provocada pela rispidez dos jogadores franceses, e, com os que ficaram em campo a fazer um jogo seguro, houve por fim final feliz, num ambiente de grande emoção pastriótica. Vindo à flor da pele o merecimento emigrante, sabendo-se como a comunidade portuguesa  fixada em França viveu durante o tempo que durou o Europeu  francês. Na linha de anteriores experiências, nos anos menos felizes. Tornando felizes tantos portugueses espalhados pelo mundo, mais os que vivem na própria terra mãe, na plenitude nacional.


A sorte que faltou de anteriores vezes calhou bem desta feita, vendo-se como o treinador Fernando Santos, que até venceu o campeonato que deu o Penta ao FC Porto, não teve sucesso na alta esfera do futebol lisboeta, tendo saído pela porta perquena quer do Sporting como do Benfica, mas acabou por conseguir agora algo que nenhum outro obteve, com este título europeu de seleções. E como, vendo-se que as escolhas não foram as mais consentâneas com a opinião pública generalizada, tudo resultou de forma quase imaginária, ficando assim este acontecimento no imaginário coletivo por muito tempo.


Corre mundo o nome de Portugal com este acontecimento e exulta o peito lusitano numa ocasião destas. 


A seleção portuguesa de futebol havia perdido os últimos dez embates diante do adversário da final deste Euro 2016. Incluindo em três ocasiões de meias-finais, nos Euros de 1984 e 2000, tal qual no Mundial de 2006. Isso e mais, numa soma que contabiliza poucas vitórias para as cores portuguesas, tendo a primeira vitória lusitana acontecido em 1927, numa goleada por 4-0, enquanto a última (antes da final de agora, obviamente) remontava a 1975, em França. Tendo pelo meio Portugal obtido boas vitórias, também, como em 1930 por 2-0, em 1946 por 2-1, e, muito mais tarde, em 1973 por 2-1 em terreno gaulês. 


Ora, como curiosidade, desses resultados que fizeram o sentimento português passar em triunfo, recordamos o jogo de 1946, através de imagens elucidativas do livro Crónica de Ouro do Futebol Português, do Círculo de Leitores, e imagens de primeira página e crónica coeva que integraram a edição da revista Stadium no longínquo Abril de 1946. Dando assim para comparar as diferenças temporais e como a memória tem sua força.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. O Sr Armando diz bem Histórico e Épico...e eu acrescento só comparável a nível de falar de Portugal à epopeia do Basco da Gama H R Açores

    ResponderEliminar