Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Equipa de Ciclismo do FC PORTO no CAMPEONATO DO MUNDO DE DOHA, no Qatar


A União Ciclista Internacional (UCI) divulgou  as quotas para os Campeonatos do Mundo que se vão disputar no Qatar e esse documento tem novidades muito positivas para o ciclismo português: A equipa portista, W52 / FC Porto /Porto Canal, formação mais forte este ano em Portugal, foi convidada pela UCI para participar na prova de contra-relógio coletivo, fruto dos seus bons resultados esta época e dos pontos somados para o ranking europeu.


Além da agradável surpresa, que boas novidades são sempre apreciáveis, tal notícia transporta sobre rodas natural orgulho para o mundo portista e particularmente a quem sempre desejou o regresso do FC Porto ao ciclismo. Sendo assim, além do regozijo pessoal e coletivo, um bom mote para  aqui se dar relevo ao facto - como acontecimento raro para o meio velocipédico nacional e honroso para o FC Porto e ao próprio ciclismo português.

Naquela concentração ciclista mundial, a prova de contra-relógio coletivo terá participação de todas as 18 formações do World Tour, 20 formações Profissionais continentais e 36 equipas continentais, o que perfaz um lote de 74 equipas, se todas forem, como é óbvio. Dada a qualidade da W52 – FC Porto e as características das restantes equipas continentais, a representante portuguesa tem tudo para ficar entre as melhores continentais, e mesmo rivalizar com algumas Profissionais Continentais.
A prova será realizada no dia 9 de Outubro, no Qatar, no decurso dos Campeonatos do Mundo que se disputam até dia 16 do mesmo mês, incluindo as diversas especialidades e categorias do ciclismo competitivo, a nível coletivo e individual. Onde, segundo nota informativa oficial, Portugal poderá levar 3 elementos à prova de estrada de elites e 3 elementos à prova de estrada de sub-23. Enquanto para a prova de sub-23 o limite máximo de ciclistas que os países podem levar é de 5, sendo que Portugal, em princípio, não poderá levar ninguém à prova de Juniores e à competição feminina. Quanto ao contra-relógio, uma seleção nacional poderá levar até 2 elementos.

Amando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário