Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Levantados os braços da vitória na etapa mais celebrizada: acentua-se o domínio Portista na Volta!


Numa bela exibição ao longo de mais um dia de corrida grande do ciclismo português, salienta-se que o FC Porto em boa hora voltou ao ciclismo. Verificando que uma enorme "onda" azul-e-branca tem andado e continua a rodar pelas estradas de Portugal.  

Chegado o dia da etapa considerada mais difícil, houve mais uma grande demonstração de força da equipa W52/FC Porto/Porto Canal pelas estradas do país. Consolidada que fica a posição portista com o resultado de Gustavo ter sido o  primeiro na etapa e Vinhas ficado em quinto, este mantendo a camisola amarela e o primeiro a chegar-se mais à frente, ou seja, permanecendo o FC Porto com mais fortes possibilidades com dois candidatos, para o que der e vier...


Com efeito, a equipa de ciclismo do Porto dominou mais uma etapa, a segunda  ganha por Gustavo Veloso nesta volta. Ao passo que Rui Vinhas manteve a camisola de primeiro da geral individual e ganhou tempo a alguns adversários diretos. Enquanto a própria equipa reforçou a posição cimeira coletivamente.

Após duas passagens na vertigem dos 1970 metros da Serra da Estrela, Gustavo Veloso (com a camisola verde de lider da classificação de pontos, mas com o dístico da equipa portista à frente), forte elemento  da forte equipa W52 / FC Porto, venceu categoricamente na chegada à Guarda a 6ª etapa da 78ª Volta a Portugal, este ano vermelha pela publicidade do patrocinador Santander Totta, mas azul no impacto que está a ter.


No apogeu da difícil tirada, que meteu duas passagens pelo alto da Serra da Estrela, a chegada aconteceu também em subida difícil, à altitude acima dos mil metros. Estando a meta instalada na Guarda, final da 6ª etapa da Volta, a cidade mais alta de Portugal onde então o ciclista do FC Porto Gustavo Veloso foi o primeiro e a equipa do FC Porto colocou três ciclistas nos cinco primeiros lugares, incluindo o portador da camisola amarela.

Pode-se dizer que os ciclistas azuis e brancos estão a puxar pelos futebolistas do mesmo clube...também!


34 anos depois da última vitória do FC Porto na Volta, tendo de permeio estado ausente cerca de 33, pode o FC Porto voltar a fazer história neste ano de regresso às bicicletas. Satisfazendo o peito portista com o ciclismo novamente, enquanto o futebol ainda não entrou em jogos oficiais e os futebolistas são acicatados assim pelo brio e tenacidade dos ciclistas.

Diante da atualidade, vencida que foi pelos homens do Porto a etapa rainha da Volta, em ano que passou pelo troço do alto da Torre mas sem lá ter terminado, recordamos (com imagens de gravuras do arquivo pessoal) uma das vitórias portistas em anos similares, em que também foi vencida a serra com a conclusão mais no sopé das montanhas, então em meados da década dos anos sessentas – quer na meta final, no caso através de Mário Silva (subindo e cortando o risco da chegada), como numa meta de passagem na Guarda que Gabriel Azevedo venceu, onde desta vez foi o final feliz, agora em apreço.

Que dizer mais?! A equipa deste ano está a mostrar ser forte e unida, muito valorosa. Com gente lutadora, sabendo fazer jogo de equipa, tendo ciclistas fantásticos.


Resumindo mais esta jornada e os dias que se têm vivido a acompanhar o ciclismo, como adepto e à distância naturalmente, com a equipa do FC Porto sempre no pensamento, retemos um comentário de um assistente espanhol que se exprimiu assim numa página das redes sociais:

« – Cando Gustavo César Veloso sube a cremalleira do maillot faltando 4km... Coa calor que fai... Noraboa!!!
Impresionante como se vive a Grandisima en Portugal, canta xente en meta e por todos lados!!!
Os ultimos metros aproveitando o cambio de rasante, e a calor que desprende o asfalto e fai que se difumine e precioso!!! »


Melhor que mais palavras, atente-se em imagens do filme dos momentos finais da 6ª Etapa da Volta a Portugal em Bicicleta / 2016, com a vitória de Gustavo Veloso no dia da Estrela!


Gustavo Veloso, Rui Vinhas, António Carvalho, Raúl Alarcón, Ricardo Mestre, Samuel Caldeira, Joaquim Silva e Rafael Reis: Heróis das Estradas que já são, daqui a dias serão mesmo Heróis da História do Ciclismo Portista para sempre também serem recordados!

Armando Pinto

((( Clicar sobre a seta do filme para aceder às imagens. E mais acima sobre as fotos, para as ampliar ))

2 comentários:

  1. Final de etapa verdadeiramente épico! Impressionante a forma como Gustavo arrancou para a vitória e a exaustão devida ao esforço do camisola amarela, Rui Vinhas, a dar tudo quanto podia em defesa da liderança. Fantástico!

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. O F.C.PORTO até parece a sky, sempre a controlar e quando tem de atacar, faz quando tem de ser, só tenho pena de a meta não ser no alto da torre, lembro-me quando era miúdo, nos anos 90 fui 2 vezes á torre ver a chegada dos ciclistas, na altura lutavam pela volta o meu ciclista preferido, o Vitor Gamito da sicasal e o Orlando Rodrigues da artiach, e na primeira vez que fui parecia inverno, era o frio, o vento, a chuva, o nevoeiro e a própria dureza do percurso, isto tudo ainda me fez gostar mais de ciclismo e dar mais valor ainda aos ciclistas. abraço
    João Moreira

    ResponderEliminar