Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 28 de agosto de 2016

Tempo a voltar para trás: FC Porto só conseguindo vencer quando e onde não há árbitros - Vitória em ciclismo e derrota num futebol de golos com mãos…!


Com efeito, o ciclista Rui Vinhas, da W52-FC Porto-Porto Canal, ganhou este domingo último de Agosto o Circuito Ribeiro da Silva, prova disputada em Lordelo, Paredes, terra natal do patrono da corrida. Tendo o recente vencedor da Volta a Portugal sido também vencedor aplaudido da festa de 49 quilómetros em honra daquele antigo ciclista titular de duas Voltas a Portugal.


Rui Vinhas cortou a meta com o tempo gasto de 1h 12m e 58s, ou seja 3 segundos antes do 2º classificado, João Benta, do Louletano-Hospital de Loulé; enquanto o 3º, a 26 segundos, foi o melhor sub-23 da corrida, Luís Gomes da Liberty Seguros/Carglass. A equipa W52-FC Porto-Porto Canal impôs-se também por equipas.

O Circuito Ribeiro da Silva encerrou a época de circuitos pós-Volta a Portugal, fechando a época desportiva para a maior parte do pelotão profissional português (ficando em aberto o chamado Campeonato de Rampa e um festival de pista em Tavira, até à participação nos Mundiais, para os que forem até ao Catar).


Enquanto isso, em futebol, o FC Porto saiu derrotado do primeiro clássico português disputado esta época, perdendo por 2-1 no estádio do Sporting, mediante dois golos obtidos de forma irregular pela equipa sportinguista. Isso perante mais uma arbitragem que continua na senda do retorno a tempos antigos, quando o FC Porto era sistematicamente prejudicado, mesmo roubado aos olhos do público - apenas que então não havia os meios que há hoje para se ver…

= Cotovelada de Coates em André Silva não assinalada. Na sequência do lance o árbitro assinala a falta de que resulta o primeiro golo do Sporting… depois até obtido com ajuda duma das mãos…

Ora, sabendo-se como antigamente o Benfica era favorecido no futebol, havendo quase um acordo vigente no sistema BSB (segundo transparecia na opinião pública) que deixava o Belenenses meter um ou dois jogadores nas seleções, como aconteceu no Mundial de 1966 e sobremaneira levava ao clube do regime deixar o rival Sporting contentar-se em ganhar um campeonato entre três que iam para antigo estádio da Luz, restando então ao FC Porto ficar na penumbra, normalmente “gamado”, era pois o ciclismo, onde não havia árbitros e contavam mais os músculos das pernas e cabeça de discernimento, para dar outro ar ao panorama do bem estar desportivo, quanto às gentes do Norte com paixão pelo maior símbolo desportivo com a cor espiritual do céu.. E agora parece estar a acontecer o mesmo, voltando o tempo para trás. Unicamente que se antes, em tempos do Estado Novo, não se podia levantar a voz contra o sistema, hoje não deve continuar a ser assim. A Direção do FC Porto tem de também regressar aos tempos em que Pedroto e Pinto da Costa ergueram a cabeça e se souberam fazer impor. Não com provocações internas, por haver entre a massa apoiante quem se importe com o chamado ADN Portista, tal o caso de se jogar em casa de adversários com cores diferentes das identificativas do clube… Mas sim com o coração portista de Porto Sentido, a lutarem contra os adamastores do desporto português!


Eis, numa resenha dos lances principais, algo como isto:
1 - No lance anterior ao golo do Sporting, houve agressão de Coates a André Silva; 2 - Primeiro golo do Sporting irregular (as imagens confirmam); 3 - Segundo golo irregular (idem); 4 - Agressão de Slimani a Layun;  5 - Falta feia de William sobre jogador do FC Porto, que daria segundo amarelo e expulsão…  6 - Agressão de João Pereira a Otávio.

- E a Direção do FC Porto fica a comentar só para dentro? Já se sabe que a comunicação social faz mais uma lavagem e os órgãos do poder assobiam para o lado…

É pena ser só no ciclismo que o corpo e a mente sã vençam só por si, sem influências de arbitragens…

Claro que, em futebol jogado, na própria equipa portista há casos a rever, de futebolistas que não têm lugar numa equipa com aspirações como a do FC Porto e alguns assuntos ainda pendentes... Mas se a arbitragem fosse imparcial o poder de fogo atual dava e sobrava para o que se viu.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

3 comentários:

  1. Este resultado é filho de um F.C.Porto silencioso e manso.

    ResponderEliminar
  2. Temos que começar a dar porrada na comunicação social sulista e começar a bater em árbitros como os sulistas começaram a fazer, quando estes leaozinhos vierem ao Dragão temos que esfaqualos como se fazia nas Antas que assim perdem o pio. Os socios e adeptos do Porto tem que começar a ter uma outra atitude contra este novo regime da aflisboa e do nuno lobo mau..

    ResponderEliminar
  3. Quando vi o Porto entrar em campo de amarelo vi logo que ia correr mal. Se foi para enganar o arbitro os diretores e mais do staf enganaram-se a eles mesmos. Está visto que tem de haver força para impor coisas dentro e fora.

    ResponderEliminar