Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 20 de agosto de 2016

Vitória do FC Porto em jogo importante dentro e fora de campo…


Em dia de volta de honra dos ciclistas do FC Porto vencedores da Volta a Portugal, que mostraram a taça da Grandíssima diante dos adeptos portistas em pleno estádio do Dragão, e ainda duma volta de apresentação pública de equipas azuis e brancas doutras modalidades, o F C Porto teve uma importante vitória da equipa principal de futebol para o campeonato nacional da Liga, na paciência e confiança com que os homens do Dragão conseguiram levar de vencida o adversário sulista que veio para defender a todo o custo...

 
= Equipa de Ciclismo do FC Porto recebendo justa homenagem no estádio do Dragão!

De facto, a equipa de ciclismo do W52-FC Porto-Porto Canal, vencedora da edição 2016 da Volta a Portugal, recebeu o carinho e o agradecimento dos adeptos portistas durante o intervalo do FC Porto-Estoril deste sábado. Os oito corredores que participaram na prova rainha do ciclismo nacional deram a tradicional volta de honra ao relvado do Estádio do Dragão. Acompanhados pelo diretor desportivo Nuno Ribeiro, Rui Vinhas - o grande vencedor da Volta - mais Gustavo Veloso, Raúl Alarcón, Ricardo Mestre, António Carvalho, Joaquim Silva, Samuel Caldeira e Rafael Reis receberam calorosos aplausos ao longo do percurso efetuado perto dos espetadores do Dragão.


Depois dos ciclistas foi a vez dos campeões nacionais de basquetebol, que esta semana regressaram ao trabalho, e dos componentes da equipa de hóquei em patins, já a trabalhar para a próxima época, darem uma volta pelas linhas do relvado. Bem como, de seguida, houve oportunidade de também se apresentar o plantel de andebol para a nova temporada.

= Hoquistas e basquetebolistas do FC Porto no estádio do Dragão

Quanto ao jogo e consequente resultado, na verdade foi sobretudo uma vitória com o condão da equipa portista, com pulmão e coração, ter conseguido superar a arbitragem maldosa do trio equipado de vermelho, que não quis ver dois penaltis, um quase no início do encontro e outro mais para o meio da segunda parte, ou seja ainda com o resultado em branco. (Havendo de ser de enfiada, para se descrever sem delongas o sucedido) Tendo assim o golo, surgido aos 84 minutos, sido também e especialmente uma valente bofetada naqueles árbitros que estiveram à frente das decisões do jogo e em quem os nomeou, já que da forma que foi obtido nunca poderia ser anulado…


Foi então um autêntico jogo de sentido único, com um golo e três pontos para o FC Porto, que deste modo passa a somar duas vitórias em outras tantas jornadas da I Liga. Deixando animadas as hostes azuis e brancas mais ainda para o próximo embate em Roma e mesmo depois para o seguinte compromisso dos Dragões perante o clássico de Alvalade, com um Sporting que também soma seis pontos.


Neste jogo contra o Estoril, apesar de atacar muito e ter rematado por 25 vezes, o FC Porto apenas garantiu a vitória, por 1-0, aos 84 minutos, através de certeira cabeçada de André Silva, que assim marcou nos três jogos oficiais da temporada. Desta vez marcando de cabeça, desviando a bola entre os defesas amarelados, após um centro de Layún, o mexicano useiro em assistências para golo.


Apreciável o apoio à equipa, mostrando a grande maioria da massa adepta azul e branca que o Dragão terá de ser a fortaleza que a equipa precisa e põe os adversários receosos da reação coletiva, qual será como desta feita a confiança patenteada até ao fim.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Depois do que se lhe viu fazer em casa contra o Feirense em que perdeu por 0-2, não se esperaria que no Dragão o Estoril Praia pudesse oferecer tamanha resistência, estando prestes a roubar dois preciosos pontos ao FC do Porto. Teve um desempenho coletivo muito bok e não praticou anti jogo excessivo como acontece com quase todas as equipas que pensam em sair do Dragão com algumas migalhas no saco.

    A nossa equipa ainda não está bem e precisa de bons resultados até atingir o nivel a que estamos habituados. Lá chegaremos, com tempo e paciência.

    As arbitragens não melhoram e os dirigentes têm que adotar uma atitude de protesto mais enérgica sob pena de continuarmos a ser defraudados nos nossos legítimos interesses. Continua a "animosidade rácica" contra o Clube do norte e o medo de poder ser considerado aliado do que eles consideram o DAESH do desporto em Portugal.

    Acho muito a propósito que o F C do Porto homenageie no Dragão os vencedores das demais atividades porque SOMOS UM TODO e os triunfos são sempre importantes.


    DRAGÃO, SEMPRE!


    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Miguel Lages Marçalo21 de agosto de 2016 às 15:59

    É isto q n~ pode cair em saco rôto, há q falar desde já, hj os 2 penalties n fizeram falta mas já fizeram Mtas vezes, não nos podemos calar c nas ultimas 2 épocas! Estou farto de ver jogos do carnide serem desbloqueados c penalties e expulsões inventadas e depois
    darem aos 3 e 4! Qts levava hj o Estoril se fosse concretizado o pênaltie aos 3 minutos? Amanhã vamos ver como corre em carnide! Já hj perdoaram a expulsão ao W carvalho, a semana passada expulsaram nos o Alex Teles! Mais do mesmo e nós calados?!

    ResponderEliminar