Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Completo o plantel do FC Porto para a estação Outono-Inverno, com o mais recente recente reforço - Bolly: bem-vindo, boa sorte!


Fechado o mercado de transferências futebolísticas com prazo findo em Agosto, está completo, dentro do possível, o plantel da equipa principal de futebol do FC Porto. Em situação que, apesar de tudo, mostra que ainda preocupa os adversários, a pontos que agora é referido em certos quadrantes um tal fair play financeiro, coisa que antes nunca vinha à baila, mesmo quando os poderosos de Lisboa estavam de tanga…

Quanto à atual realidade do FC Porto, olhando à formação com que vamos contar para o futuro desta época futebolística de 2016/2017: Poderia ser melhor a situação, se o trabalho visível fosse outro? Há aspetos que não são também de nosso agrado? ...ou gostaríamos que fossem de outra forma e feitio? Com interrogações deixamos algumas conexões de pensamento e alerta, mas com fé que tudo é possível.

O que nos interessa é que o FC Porto vença e para isso os responsáveis do FC Porto têm de estar alertados contra tudo e todos, como se sabe. Apitos e falsos apitos, jogadas de bastidores e conversores... fora dos campos, tem havido e obviamente irá continuar a haver. Resta lutar com todas as forças e na união, sem influências de infiltrados e descontentes.

Por mais que se diga ou escreva, não são os nomes que ganham jogos dentro do campo e campeonatos mas sim o que cada um põe de si no próprio jogo e se dedica a procurar ganhar. O atual plantel do FC Porto, seja ou não à medida dos anseios, deverá sê-lo na amplitude das necessidades, se todos derem o máximo. Assim sendo, quem jogar pelo FC Porto tem de deixar a pele no mesmo encontro. Ser jogador do FC Porto e à Porto é merecer jogar com a camisola azul e branca ou com o símbolo do clube ao peito. E para nós só contam os que temos, os que estão connosco!


Como ponto de vista, no sentido de marcação e pontos de referência, refira-se a situação que passa a ser real, quanto ao que mais nos importa portísticamente:

A partir de 1 de Setembro de 2016 (e até ao mercado de janeiro de 2017, pelo menos):

PLANTEL atual do FC Porto:
1 - Casillas
2 - Maxi Pereira
3 - Sérgio Oliveira
4 - Boly
5 - Marcano
6 - Ruben Neves
7 - Varela
8 - Brahimi
9 - Laurent Depoitre
10- André Silva
11- Adrian Lopez
12- José Sá
13- Alex Telles
15- Evandro
16- Herrera
17- Corona
18- João Teixeira
19- Diogo Jota
20- André André
21- Layún
22- Danilo
24- João Costa
25- Otávio
28- Felipe
30- Oliver Torres
33- Chidozie

EMPRESTADOS:
Fabiano Freitas - Fenerbahce (Turquia)
Ricardo Nunes - Desp. Chaves
Andrés Fernandéz - Villarreal (Espanha)
Ricardo Pereira - Nice (França)
David Bruno - Tondela
Rafa Soares - Rio Ave
José Angel - Villarreal (Espanha)
Igor Lichnovsky - Valladolid (Espanha)
Abdoulaye Ba - Alanyaspor (Turquia)
Vitor Garcia - Nacional da Madeira
Martins Indi - Stoke City (Inglaterra)
Diego Reyes - Espanhol (Espanha)
Kayembé - Belenenses
Tiago Rodrigues - Nacional da Madeira
Leandro Silva - Paços de Ferreira
Josué - Galatasaray (Turquia)
Pité - Tondela
Mikel - Setúbal
Chidera Ezeh - Portimonense
Fidelis Irhene - Portimonense
Kelvin - São Paulo (Brasil)
Sami - Akhisar (Turquia)
Mauro Caballero - Olimpia (Paraguay)
Gleison - Paços de Ferreira
Ivo Rodrigues - Paços de Ferreira
Zé Manel - Setúbal
Marega - Guimarães
Suk - Trabzonspor (Turquia)
Aboubakar -Besiktas (Turquia)
Hernâni - Guimarães
Gonçalo Paciência - Olympiakos (Grécia)
Ghilas - Gaziantepspor (Turquia)
Bueno - Granada (Espanha)
Bolat - Nacional da Madeira

VENDAS:
Maicon - São Paulo (Brasil) / por 8 milhões
Licá - Nottingham Forest (Inglaterra) / por 375 mil €

DUVIDAS:
Quintero (diz-se preferir o mercado sul-americano, ficando à espera…)
Helton (pediu rescisão do contrato, entretanto)
Kadú
 ...

ARMANDO PINTO

(apenas assinatura… e assim obviamente sem pertencer ao plantel, mas Portista !)

= » Clicar sobre as imagens, para ampliar « =

3 comentários:

  1. A atual situação financeira do nosso Clube obrigou os responsáveis a ponderar cuidadosamente as aquisições e as dispensas para equilibrar as assimetrias que o plantel exigia. Sem entrar em loucuras e cometer erros de vulto (até ver...) foi feita uma seleção do que era conhecido e não interessava manter e recrutados outros que se entendeu prestáveis para colmatar pontos menos fortes da equipa. Alguns já eram conhecidos do Clube como Óliver Torres e Otávio, e serão sem dúvida reforços consistentes. Olly, no fecho do mercado, sendo ainda bastante jovem fez no Sporting de Braga excelente época revelando capacidades e estatura para um central de valor, veremos se com Marcano de com Felipe. O belga Depoitre teve ainda curtas oportunidades e jogos fáceis para mostrar o que vale. Sendo pouco, vi indícios de que após o período de adaptação será muito útil na frente de ataque ou eu não entendo nada de futebol. Diogo J protagonizou uma época espetacular em Paços de Ferreira apesar de muito jovem e fiquei contente de o ver no nosso Clube. João Teixeira parece ter qualidade e vontade de jogar, o que é bom. E, agora, Yassime Brahimi: no meu entender é um predestinado que, por razões que me escapam, apagou-se no decorrer da época. Se a questão é de natureza motivacional, NES fará tudo para o recuperar e convertê-lo no grande reforço da equipa para esta época. Se tudo correr a seu jeito sobretudo na Liga dos Campeões a sua cotação subirá muitos milhões e poderá escolher quando e para onde quiser ir. Também continuam no plantel os valores já firmados e que nos dão garantia de virem a desempenhar muito bem o lugar que ocupam. Entretanto, em Janeiro, se o contrato e as necessidades da equipa o pedirem por razões de lesões ou abaixamento de forma, está na Madeira um Vítor Garcia com valor consolidado como se viu no último jogo que fez na Choupana onde realizou exibição fantástica.

    Quanto a plantel estamos bem servidos, eu acho. Porém, internamente de pouco servirá se continuarmos mansos na reação aos roubos de um qualquer vendido feito juiz como, mesmo às escuras, qualquer pessoa de bem pôde constatar pela estrumeira que o Martins despejou no relvado de Alvalade.
    Eu faria um apelo aos adeptos do nosso Clube para não se deixarem impressionar com as capas e panegíricos empolgantes dos jornais e media da corte alfacinha, porque já os conhecemos a todos de gingeira. Quanto mais desvalorizarmos os nossos jogadores mais colaborámos na propaganda nazi dos adversários que é o que eles procuram. Não andem só à procura do que está mal e não gostam de ver no nosso Clube do coração porque os nossos concorrentes fazem isso muito mais e melhor do que vós. Valorizem o que é nosso para que os inimigos saibam que temos armas para os vencer. Já inúmeras vezes os fizemos engolir o fel da derrota. E voltaremos a fazê-lo!

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom blog. Parabéns Sr. Armando Pinto.

    Só uma correção: o Licá foi vendido, 375 mil euros segundo consta.

    ResponderEliminar
  3. Já está corrigido, quanto ao Licá. Obrigado. São tantas notícias de uma forma e doutra que até confundem... mas tem razão!
    Armando Pinto

    ResponderEliminar