Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Vitória importante na Bélgica por equipa portista relançada!


O FC Porto venceu o jogo que se dizia ser de vitória necessária e foi, em mais uma noite europeia de final feliz, culminando noutro momento eufórico ao minuto 92. Numa reação assinalável ao golo do Brugge, esta terça-feira, na terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, que ditou vitória por dois golos contra um, a favor dos azuis e brancos, que desta feita jogaram de amarelo por necessidade alternativa.


Assim sendo, o FC Porto vence em Bruges o terceiro jogo disputado com o campeão belga e desta forma fica relançada a campanha na Liga dos Campeões. Bem como de modo especial a equipa portista se relança com novo fôlego.

Então, num jogo em que a equipa do FC Porto não entrou bem e sofreu um golo cedo, devido a menor acerto defensivo, acabou o conjunto português por sofrer mas venceu bem. Conseguindo dar a volta na parte decisiva do jogo, através dum grande golo apontado pelo lateral Layún, e depois fazer a reviravolta em cima do termo do encontro, graças a um penálti bem assinalado, felizmente (vindo à cabeça as arbitragens portuguesas...), e muito bem convertido por André Silva.

É pois, naturalmente, uma importante vitória, em momento da época que se espera de afirmação..


Como concluiu no fim Nuno Espírito Santo, treinador do FC Porto: "Foi uma demonstração de uma equipa que não se rende, que acredita até ao fim. De facto, não entrámos em campo como pretendíamos. Depois do golo, contrariamente ao que seria de esperar, melhorámos, dominámos, controlámos o jogo. Fomos muito superiores. A vitória é totalmente justa".


A partir daqui há que saber tirar ilações, especialmente que muito há a melhorar e com cabeça continuar o bom trabalho de recuperação, cientes que nem sempre tudo pode correr bem, mas há que fazer por isso.


Obs.: Agora que estamos contentes, podemos a brincar dizer que até parece que acabou certa malapata… E como na história do clube há muitos homens que ficaram e ficam na história, também quanto a mulheres, além das campeãs desportivas, há já um número acrescido que foram ficando nas fotografias. Mas contando, contudo, as fotos das vitórias, que é o que interessa. 

Armando Pinto

= Nota: Imagens da Internet

(((Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. O FC Porto terminou o exercício de 2015/16 com um saldo negativo histórico, mas Pinto da Costa, presidente dos dragões, confirmou aquilo que Fernando Gomes, diretor financeiro, já tinha revelado aquando da apresentação do relatório e contas.

    «Temos provas de que tivemos a possibilidade de vender três jogadores e encaixar 95 milhões de euros. Aí os adeptos estariam todos satisfeitos, a dizer que tivemos um saldo positivo. Fizemos uma opção, que foi manter os jogadores, e em Bruges essa opção mostrou alguns resultados», disse, após o encontro na Bélgica.

    E sobre a vitória do FC Porto no terreno do Clube Brugge (2x1), Pinto da Costa falou numa «equipa à FC Porto.»

    «Foi um grande jogo. Não entrámos com aquela segurança que queríamos, mas a equipa reagiu e fez uma segunda parte que chegou a ser uma autêntica cavalgada, a que todos se renderam. Foi uma vitória justíssima, teve fases de jogo excelentes e sobretudo a equipa mostrou que quer, quer mesmo, que é uma equipa à FC Porto.»

    ResponderEliminar