Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 26 de novembro de 2016

À Atenção Superior do FC Porto


- Podia “mandar umas postas” agora no facebook, ou noutra rede social, para ir na onda, depois de mais um empate que leva a que o título do campeonato comece a ser uma miragem, já, mas prefiro escrever apenas aqui, desabafando entre pessoas do mesmo denominador comum, em espaço reservado do meu Portismo, onde não admito faltas de respeito…

E, posto isto, cá vai e fica, a quem de direito:

O futebol sénior do FC Porto atingiu o ponto mais baixo da era moderna. É tempo de dizer basta, ou por outro lado, não de dizer mas de fazer qualquer coisa para mudar a situação. Assim não pode continuar. Isto está a atingir raias da incompreensão. Como é que uma equipa com bons valores empata sucessivamente com equipas medianas, para não dizer outra coisa?!

Sentimos naturalmente que o mal começou fora, mas acaba por destruir dentro. Com isto tudo ganha o sistema que consegue levar a água a seu moinho, pela má-fé dos corruptos que estão à frente do sistema futebolístico português. Porque também tem faltado trabalho de casa à maneira dos tempos da dupla Pedroto-Pinto da Costa, para lutar contra o sistema, e não à espera como agora que diabos se tornem anjos.

De qualquer forma, com a situação atual, urge tomar medidas. Se a direção está condicionada pelas campanhas derivadas do apito inventado, será melhor pôr os interesses do clube acima de tudo.

Não é por um ou outro bom valor ter saído, que pessoalmente estou desgostoso e desiludido, quando alguns dos que saíram eram muito melhores do que outros que ficaram ou que ainda estão. No FC Porto isso não é novidade. Basta lembrar, e já sem recuar demasiado no tempo, que na transição dos anos sessenta para os setenta aconteceu algo do género, por exemplo, com o Custódio Pinto, que era dos melhores e grande referência do clube, e acabou por sair ingloriamente quando tinha muito para dar ao seu e nosso clube, tal como anos depois aconteceu com o Gomes, também por exemplo, para não falar em mais. Assim como não é só por estar na moda criticar tudo, pois muitas opiniões são derivadas por outras motivações. E não é só agora que o Porto não ganha, pois até 1976/77 não ganhava quase nada, e só a partir de 1977/78 voltamos a ser campeões, coisa que havia antes acontecido em 1959. Claro que nos habituamos a ganhar em futebol mais a partir de 1984/85, e o difícil é manter a estabilidade, quanto à superioridade, perante tanta contrariedade. Mas há que saber dar a volta e, se for o caso, sair a tempo, para dar vez a outros que possam fazer melhor daqui em diante. Ou então dar um safanão no que precisa muito de ser mudado.Com conta e medida.

Assim como está, no FC Porto, isto não pode continuar. Há empates e empatas demais!

Armando Pinto

5 comentários:

  1. O JOGO
    «FC Porto volta ao ataque: "A cruz dos empates e do apito"
    Crónica publicada no site oficial dos dragões faz referência ao quarto empate consecutivo da equipa e lança críticas ao árbitro Manuel Oliveira
    O FC Porto somou este sábado o quarto empate consecutivo - o terceiro sem qualquer golo marcado - e já não encontra o fundo das redes há 340 minutos. Os dragões publicaram uma crónica do empate no terreno do Belenenses no seu site oficial, onde há também tempo para algumas críticas à arbitragem.
    FC PORTO
    Nuno Espírito Santo deixa promessa: "Vamos levantar-nos"
    Adiantando que não se trata de um "resultado positivo", o FC Porto enumera alguns dos fatores que podem explicar o quarto nulo consecutivo, um deles sendo "uma arbitragem habilidosa" de Manuel Oliveira.
    Para o FC Porto, o árbitro "permitiu aos lisboetas usar e abusar de entradas agressivas", recorrendo, posteriormente, a alguns exemplos da arbitragem "risível". "Os cartões amarelos a Felipe e Camará, quando o avançado do Belenenses deveria ter sido expulso por agressão, e mais tarde, aos 43, quando Maxi viu amarelo num lance em que está muito longe de sequer tocar na cara de Florent", pode ler-se.
    Os dragões queixam-se ainda de uma alegada grande penalidade que ficou por assinalar, por falta de Domingos Duarte sobre André Silva aos 48 minutos de jogo.»

    Isto estará mais ou menos na conversa para fora, mas entre nós não.

    ResponderEliminar
  2. É uma TRISTEZA. A grandeza do nosso clube a esfumar-se de dia para dia. Eu como portista, já não tenho pachorra para crer que se amanhã ficarmos em 5º lugar é tudo por culpa das MÁS arbitragens e algumas foram péssimas. Porque até poderiam ter assinalado 8 ou 10 penalties e quantos seriam concretizados? É uma TRISTEZA, ver a equipa a arrastar-se dentro das quatro linhas, apenas servindo o seu futebol para moralizar equipas medianas como as últimas quatro ou cinco que defrontamos ultimamente.
    Não, o problema já vem de há meia dúzia de anos para cá. O nosso clube já não tem à sua frente alguém com força e saber (como teve mais de três décadas). O fim chega para todos, ninguém é eterno. É tão bonito sair pelos seus pés...
    Saudações desPORTISTAS.

    ResponderEliminar
  3. Idem dO Jogo
    Pinto da Costa foi ao balneário do FC Porto
    FC Porto
    I Liga
    Futebol Nacional
    Presidente portista juntou-se à equipa após um jogo no Restelo que acabou com os adeptos a contestar a qualidade da exibição depois de mais um empate

    Um mês de novembro ainda sem vitórias, a descida para o terceiro lugar da classificação e ainda o risco de ficar a sete pontos do líder Benfica, terão certamente contribuído para que os momentos imediatos ao apito final do Belenenses-FC Porto tenham revelado o que parece ter sido o ponto final na paciência dos adeptos azuis e brancos. Assobios, alguns lenços brancos e até gritos de "vergonha", foi neste quadro que a equipa deixou o relvado do Restelo após a igualdade sem golos com o Belenenses.
    Nuno Espírito Santo haveria de garantir na sala de imprensa que a equipa ainda acredita que é possível inverter esta tendência de maus resultados, palavras proferidas já depois de Pinto da Costa ter estado, cerca de cinco minutos, no balneário da equipa. Uma presença que não será novidade, mas que perante o momento ganhou dimensão.

    Fiquemos a aguardar mais qualquer coisa, digo eu.

    ResponderEliminar
  4. Os super dragões que esperem esta noite o presidente e comitiva na chegada ao Porto. Não é só o Adrianse que merecia. Mas os que tanto ajudaram foram os que assobiaram o Lopetegui e assobiam tudo. Esses que façam recolhas de assinaturas para mudar.
    AB sabem quem sou

    ResponderEliminar
  5. Como o que o Armando escreve deve ser partilhado, repasso um comentário que está na net

    "F.C.Porto - Desabafo de um adepto triste
    Sei que não sou o primeiro a fazer uma coisa destas, mas senti que era a minha hora de me manifestar.
    Não vou falar mal dos jogadores/treinador/equipa técnica/etc.
    Vou falar do meu clube. O clube pelo qual me apaixonei de pequenino. O clube pelo qual, ainda nos meus 2 anos, deixei a chupeta em troca de um equipamento.
    É triste ver o meu clube perder pontos.
    É triste ver o meu clube perder a sua história e a sua reputação tanto nacionalmente como internacionalmente.
    Os dias em que o Porto joga passaram a ser dias como os outros, em vez de dias ansiosos e fervorosos a apoiar a equipa em busca de um novo triunfo.
    É também triste ver os seus adeptos deixarem de acreditar, esta nação maravilhosa, que quando quer, consegue mover montanhas, a despedaçar-se a pouco e pouco, jogo a jogo.
    Alguns dos jogos passaram mesmo a ser aborrecidos, "parecem um clube de 2ª divisão" - dizem alguns, e eu sem factos para os conseguir contrariar.
    Falta garra, falta coragem, falta ambição, falta a CHAMA DO DRAGÃO, a que fomos habituados!
    ...
    Para a equipa, principalmente jogadores.
    Não vos estou a criticar.
    Estou a pedir.
    Eu sei que vocês pensam que deixam tudo em campo.
    O que eu peço é que vão além disso.
    Deixem tudo o que podem e não podem!
    Nos treinos, vão ao máximo! Se saem dum treino sem estar completamente cansados, será que realmente foi um treino?
    Eu acredito em vocês. Eu e muitos outros. Pode não parecer por as criticas "venderem mais" nos jornais ou notícias. Mas os verdadeiros cá ficam. Não vão embora nos momentos difíceis.
    Se me deram tantas alegrias antes, e agora precisam de mim eu aqui estarei.
    Partilhem o texto se faz favor, quero chegar ao maior número de pessoas possível, para tentar mudar um bocadinho a maneira de pensar sobre o nosso clube.
    Nunca te esquecerei, sempre ao teu lado, coração azul e branco!
    Assinado,
    Um menino que amou a primeira vez aos 2 anos."
    Miguel Silva

    ResponderEliminar