Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Olhar visitante pela exposição sobre a história do Andebol do FC Porto


Com olhos atentos a tudo o que seja do FC Porto, não podia deixar de visitar a mostra temporária que se encontra na sala de exposições periódicas do Dragão sobre o historial do Andebol do FC Porto, desde a antiga variante de onze até à atualidade do sete. E ali pude ver, felizmente, aquela interessante exposição pública, com nomes, números, factos e curiosidades sobre o Andebol do FC Porto. A recordar os 86 anos de História entretanto marcados na Vida do FC Porto, entre muitos dos anos de Portismo entretanto vivido também pelo autor destas anotações. 

Vendo, ao vivo, todo aquele rico espólio mais fica a sensação que tudo aquilo deveria estar em exposição permanente no interior do museu do FC Porto (assim como idênticos espaços dedicados ao historial do hóquei em patins, ciclismo, basquetebol, natação, boxe, bilhar, das modalidades do ecletismo atual, mais as antigas e desativadas, como atletismo, voleibol, hóquei em campo, ginástica, ténis de mesa, pesca desportiva, e outras, com ilustres pergaminhos), o que temos esperança que um dia ainda venha a suceder. 

Entretanto ali vimos e todos podem ver, enquanto permanecer assim, diversos testemunhos visuais e documentais de alguns dos bons momentos dos 86 anos do Andebol do FC Porto em exposição na Sala Multiusos – de cuja visita, além do que ficou na retina própria, guardamos algumas imagens fotográficas captadas na ocasião..


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Página oficial FCPorto

    OITENTA E SEIS ANOS DE ANDEBOL EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU

    De 26 de outubro a 4 de dezembro, a nova área 28. revela mais história e muitas conquistas exclusivas com entrada livre

    Há 86 anos, o FC Porto criou a secção de andebol e foi um dos primeiros dedicar-se à modalidade em Portugal. De pioneiro a vencedor crónico, o passo foi pequeno. Pertence ao património azul e branco uma soberba coleção de exclusivos, desde as conquistas iniciais na década de 1930 ao heptacampeonato de 2015.

    A memória do clube mais vezes campeão nacional de andebol – 49 títulos! –, troféus, grandes figuras, imagens e documentos originais revelam-se de 26 de outubro a 4 de dezembro numa exposição temporária que também inaugura a área 28., um novo espaço/conceito de partilha da história do Museu FC Porto.

    O FC Porto é a grande força histórica do andebol português, com domínio evidente sobre a concorrência desde os dias da modalidade na variante de 11, ou de campo. A mesma capacidade de afirmação descobre-se no andebol de 7, disciplina em que o clube não só resistiu ao abandono da modalidade, como foi capaz de regressar ao caminho das conquistas. Entre 1999 e 2015, foram 17 anos consecutivos a enriquecer o palmarés com 21 títulos. Um feito único.

    A grandeza portista no andebol está vincada no discurso permanente do museu, mas esta exposição temporária faz sair das reservas uma parte substancial do espólio azul e branco conquistado na modalidade. Além de troféus, há mais objetos de coleção e documentos que, habitualmente, não estão ao alcance do público.

    Um conteúdo revelador da memória e, por vezes, até surpreendente, vai ser exibido num enquadramento que fala a linguagem avançada e tecnológica do museu, a crescer em espaço de divulgação da história.

    A nova área temática inaugurada com esta exposição é a 28ª do Museu FC Porto e combina a missão museológica com a possibilidade de aproximar o público do património portista e vice-versa. A área 28. é mesmo um espaço/conceito expositivo que pode partilhar a história dentro ou fora do edifício do museu e em diferentes suportes.

    A Sala Multiusos é a primeira a receber esta área temática e será, assim, uma janela com vistas largas para os 86 anos do andebol do FC Porto, que podem ser admirados de 26 de outubro a 4 de dezembro. A entrada é livre.

    Ficamos, como diz o amigo Pinto, a desejar que tudo fique para sempre no museu do FCP e não só em exposições periódicas.

    ResponderEliminar
  2. Notícia de segunda feira dia 28: "O êxito da exposição temporária «Andebol» que inaugurou a nova AT 28., tem sido tal que foi decidido prolongar a exibição até ao dia 31 de janeiro. Encontra o dia certo para veres, mas não faltes. A entrada é livre! "
    Os blogues bem intencionados valem para alguma coisa. Parabéns.

    ResponderEliminar