Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Efeméride do Dia - A vitória da inauguração do estádio da Luz


Em dia de grande significado na História da Pátria, quando se comemora a restauração da independência portuguesa no final da agregação à monarquia castelhana, celebra-se também a conquista duma vitória particular que resultou na conquista do belo trofeu alusivo à inauguração do estádio da Luz, em 1954. Aquela taça sempre apontada como interessante atração do Museu do FC Porto by BMG.

Então, o dia 1 de Dezembro de 1954 ficou para a história por esse trunfo, em que o FC Porto bateu o Benfica na partida de inauguração do original Estádio da Luz, ao tempo ainda conhecido por estádio de Carnide.

O F.C. Porto alinhou com: Barrigana; Virgílio e Carvalho; Pedroto, Valle e Joaquim; Carlos Duarte, Hernâni, Teixeira, Monteiro da Costa e José Maria. Jogaram ainda: Perdigão, Eleutério e Carlos Vieira.

Os Dragões venceram a partida por 3-1 com os golos da vitória a serem apontados por: Jacinto (na própria baliza), Carlos Duarte e Perdigão.

Reportando o caso, lembra-se a propósito essa jornada com imagem da equipa que subiu ao relvado do estádio lisboeta nesse dia, mais uma foto de instantâneo do final do jogo e uma de visualização do correspondente galardão, o Trofeu Cosme Damião, alusivo à festiva inauguração do primeiro estádio da Luz, do Benfica.


= Equipa do FC Porto da Época de 1954/55, em dia da inauguração do Estádio da Luz, a 01/12/1954, na pose do conjunto inicial (mais guarda-redes suplente): em cima, da esquerda para a direita - Barrigana, Virgílio Mendes, José Pedroto, Ângelo Carvalho, Joaquim Machado, José Valle e Pinho. Em baixo pela mesma ordem - Carlos Duarte, Hernâni Silva, António Teixeira, Monteiro da Costa e Zé Maria.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário