Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

[Retalhos da] Vida de Artur de Sousa “Pinga” (Continuação) – III e IV


Na continuidade da publicação de recortes sobre a Vida de Artur de Sousa “Pinga”, seguem-se os correspondentes retalhos III e IV, respetivamente.



Armando Pinto
((( Clicar nas imagens )))

2 comentários:

  1. Valdemar Mota não foi o único "diabo do meio dia" a ter uma incursão no cinema Também Pinga seguiu as suas pisadas, sendo um dos actores do filme "Bola ao Centro", de João Moreira, com diálogos de Alves Redol. Dado aos prazeres da vida, Artur de Sousa "Pinga" perdia-se em noites de boémia, onde, por vezes, se cruzava com Alves Teixeira e Câmara Reis, “seareiro”, figura da oposição ao Estado Novo. Terá sido, de resto, num desses encontros que conheceu Alves Redol, autor dos diálogos do filme Bola ao Centro, de João Moreira, e que terá sugerido ao realizador o nome do madeirense para o elenco. Uma fugaz passagem por um mundo, que sabia nunca seria o seu, mas que lhe permitiu conhecer o escritor, acontecimento, de resto, que o marcou fortemente, ao ponto de confidenciar a Júlio Pedrosa: "foi um dos homens mais dignos e honrados a quem tive o prazer de ser apresentado."

    post Alcino Pedrosa

    ResponderEliminar
  2. Verdade?

    Ainda mais admiramos o autor de "Barranco de Cegos" (Alves Redol nasceu em 1911 e faleceu em 1969)...

    Obrigado pela memória; este sim é um verdadeiro blog que cumpre a sua missão...

    ResponderEliminar