Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 29 de janeiro de 2017

Dr. Nélson Puga: O “Médico do Futebol do FC Porto” e Nome do Voleibol Portista


Há já uns anos bons, quando se falava ou ouvia referenciar sobre o nome Puga logo se associava ao simpático professor que víamos nos jornais, primeiro como treinador do Voleibol do FC Porto e depois como preparador físico de equipas de diversas modalidades do clube, incluindo em diversas fases a própria equipa principal de futebol; e depois, também, como Delegado no Porto da Direção Geral dos Desportos, organismo nacional de forte impacto na vida desportiva desse tempo. Mais tarde passou-se a ter esse mesmo nome, já como Nelson Puga, no então jogador de voleibol do FC Porto, filho do Professor Manuel Puga. O qual, volvidos anos, passou a exercer funções na área médica também no clube, sendo desde há anos o médico do futebol profissional que se costuma sentar no banco dos responsáveis.

= Equipa de Vólei do FC P do tempo do Prof. Manuel Puga =

Tal como noutros tempos nos foram familiares, ao longo dos anos e em sucessivas fases, alguns dos antigos médicos que tinham os olhos na equipa portista, como o Dr. José Santana, Dr. Domingos Gomes, Dr. Esteves, etc, hoje em dia é o Doutor Puga a quem deitamos logo os olhos quando vemos algum dos nossos futebolistas caídos no relvado.


Não admira, por isso, que ainda recentemente o Jornal de Notícias lhe haja dedicado a coluna semanal do suplemento Ataque, no espaço Património Nacional. De cuja caixa respigamos a correspondente exposição, para constar:

«O líder do departamento médico do F. C. Porto, Nélson Puga, tem um palmarés desportivo impressionante.

Oito campeonatos nacionais, três Taças de Portugal, perto de 150 internacionalizações e ainda um curso de Medicina pelo meio - foi vertiginosa a carreira desportiva de Nélson Puga, ex-voleibolista e atual líder do departamento médico do F. C. Porto. O percurso dourado tem tons fortes de azul e branco e começa na época de 1977/78, quando uma coincidência feliz lhe escancarou as portas do sucesso.

"Foi quando fui campeão pela primeira vez. Tinha 17 anos, ainda jogava nos juniores, mas saíram muitos dos jogadores antigos dos seniores e os atletas dos escalões de formação foram promovidos. Acabei por ser, na mesma época, campeão pelos juniores e pelos seniores", diz, a propósito da camisola dessa época.

Mas, com uma carreira internacional farta, a seleção também lhe proporcionou uns quantos momentos para recordar: desde o primeiro jogo pelas quinas, frente à Finlândia, numa Spring Cup, à centésima internacionalização. "Por ter sido o primeiro a chegar aos 100 jogos, fiquei conhecido por toda a gente no voleibol. É um motivo de orgulho, claro", recorda.

A façanha ganha ainda mais relevância se tivermos em conta que Nélson Puga conciliou tudo isto com um curso de Medicina, concluído aos 24 anos. E que jeito isso deu... a todos. "Comecei logo a ser o médico da minha equipa e da seleção. Qualquer problema vinham logo falar comigo. Isso ajudou-me muito e deu-me muita experiência", garante o doutor Puga.


Passe Curto
Nome: Nélson Filipe Romeu Puga Costa
Naturalidade: Vila Nova de Cerveira
Idade: 57 anos (04/08/1959)
Clubes que representou: CDUP, F. C. Porto, Leixões, Académica de São Mamede
Principais títulos: oito campeonatos nacionais e três Taças de Portugal »

= Equipa do FC Porto de Voleibol da Época 1987/88 - Campeões Nacionais e vencedores da Taça de Portugal. Pose da praxe de vencedores. Em cima, da esquerda para a direita - José Martins (Diretor), Sá (Secionista), José Carlos Vilarinho, Alexandre Mansur, Paulo Borges, Miguel Xisto, Nelson Puga e Valentin Nenov; em baixo e pela mesma ordem - Fernando (Roupeiro), Miguel Saúde, José Carlos Teixeira, Avelino Azevedo, António Rocha (Nita), Leonel (Massagista), Rui Silva. Treinador Fernando Franqueira.=

= Historial do Vólei do FCP »»»»

Como ilustração, além de fotografias do Dr. Nelson Puga, recuperamos uma foto do tempo em que o Professor Manuel Puga orientava a equipa de voleibol sénior do FC Porto. E para complemento, acrescentamos a ficha que do Dr. Puga consta no livro (produto oficial FCP) “FC Porto figuras & factos 1893-2005”, de fichas elaboradas por J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias; mais uma página do historial do Voleibol do FC Porto, inserto no “Anuário 2004 – O Dragão no Mundo”; e uma fotografia de conjunto duma equipa do Vólei do FC Porto com Nelson Puga. 

ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário